Cultura
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 10/12/2024 - 01:18

Falecimento de Dalton Trevisan, o Vampiro de Curitiba

O renomado escritor Dalton Trevisan, conhecido como o vampiro de Curitiba, faleceu aos 99 anos. Reconhecido por suas obras contistas, recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Camões. Sua produção literária inclui mais de 50 obras, sendo destaque os livros "Novelas Nada Exemplares", "O Vampiro de Curitiba" e "Cemitério dos Elefantes". Seu romance "A Polaquinha" e suas obras estão disponíveis pela editora Record. Em 2025, a Todavia passará a publicar sua obra. Trevisan liderou grupo literário e teve destaque na revista Joaquim.

O escritor paranaense Dalton Trevisan, o vampiro de Curitiba, morreu nesta segunda-feira, 9, aos 99 anos. A informação foi confirmada pela agente do autor. Considerado um dos maiores contistas contemporâneos do Brasil, Trevisan recebeu o Prêmio Camões em 2012, pelo conjunto de sua obra. Ele também venceu prêmios como o Jabuti, o Machado de Assis, APCA, o prêmio da Biblioteca Nacional e o Oceanos.

Entre 1945 e 2023, o escritor publicou cerca de 50 obras.

Trevisan alcançou repercussão nacional em 1959, após a publicação de Novelas Nada Exemplares. A obra reuniu sua produção literária até então, e rendeu ao autor o Prêmio Jabuti de Câmara Brasileira do Livro.

Posteriormente, ele publicaria O Vampiro de Curitiba, em 1965, livro que deu a ele o apelido pelo qual era conhecido, devido ao temperamento recluso e à aversão a entrevistas. Trata-se de uma coletânea de 15 contos que se passam na capital paranaense, cheios de suspense e mistérios.

Em Cemitério dos Elefantes, de 1964, Trevisan apresenta também um conjunto de narrativas curtas que exploram o lado sombrio e o obscuro do ser humano.

A Polaquinha, de 1985, foi o único romance publicado pelo escritor. A trama acompanha a história de uma jovem bonita, loira e de classe média, que trabalha como prostituta para pagar os estudos.

Atualmente, os livros do autor estão disponíveis pela editora Record. Três obras de Trevisan foram relançados pela editora em junho de 2024: “Cemitério de elefantes”, “Macho não ganha flor” e “Contos eróticos”.

“Contos eróticos” foi relançado em junho de 2024 — Foto: Reprodução
“Contos eróticos” foi relançado em junho de 2024 — Foto: Reprodução

Em 2025, ano de seu centenário, a Todavia passará a publicar a obra de Trevisan. Além disso, a editora prepara também uma antologia de contos do “vampiro”, organizada por Felipe Hirsh e Caetano Galindo. O livro será lançado em junho e ainda não tem título.

Ele morreu em casa. Segundo a agente, informações sobre a causa da morte e o velório do autor não foram reveladas para manter a privacidade. Trevisan nasceu em Curitiba, no Paraná, em 14 de junho de 1925.

Prêmios

Trevisan ganhou Jabuti outras três vezes ao longo da carreira: em 1965, 1995 e 2011.

Em 2012, o escritor foi eleito por unanimidade vencedor do Prêmio Camões. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.

Trevisan, que raramente dava entrevistas, recebeu o apelido de "Vampiro de Curitiba" após a publicação do livro.

Formado em direito pela Universidade Federal do Paraná, ele abandonou a profissão após sete anos e passou a trabalhar na fábrica de vidros da família.

Liderou, entre 1946 e 1948, o grupo literário responsável pela publicação da revista Joaquim, que tornou-se símbolo e porta-voz daquela geração de artistas. A publicação reunia escritos de autores como Antonio Cândido, Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade, além de ilustrações de Di Cavalcanti e Heitor dos Prazeres.

Foi na revista que publicou materiais de suas primeiras obras, como Sonata ao Luar, de 1945, e Sete Anos de Pastor, de 1948.

Mais recente Próxima 'O amor não tem idade': conheça a miss que 'encantou' Amado Batista, é 50 anos mais nova e divulga o trabalho do cantor

Inscreva-se na Newsletter: Seriais

Mais do Globo

Segundo a médica veterinárias que socorreu Ziggy, ele saiu ileso do episódio

Cachorro de Angélica e Huck é atacado por cobra jararaca

Após dois meses sem notícias, André Alves do Nascimento foi localizado em uma prisão francesa, acusado de tráfico de entorpecentes

Brasileiro desaparecido é encontrado preso em Paris sob acusação de tráfico de drogas

Paulinho Freire (União Brasil) voltou atrás sobre uma declaração que deu sobre o turismo das duas capitais, durante sua posse

Prefeito de Natal pede desculpas após chamar João Pessoa de 'curral'

Escritor de literatura fantástica coleciona prêmios e fez sucesso na Flip, em 2008

Neil Gaiman: quem é o autor de 'Sandman' que está sendo acusado de abuso sexual

Ex-BBB será musa da Grande Rio no Carnaval 2025 e redobrou os cuidados com o corpo

Matteus Amaral elogia resultado do tratamento contra celulite de Isabelle Nogueira: 'Impacto positivo na autoestima'

Companhia diz que decreto municipal contra a modalidade é inconstitucional; prefeito promete fiscalização

99 anuncia moto táxi em São Paulo e Nunes diz que irá acionar Justiça contra serviço: ‘Carnificina’

Os incidentes ocorreram durante o terceiro quarto da derrota para o Memphis Grizzlies, no último domingo.

NBA: Anthony Edwards do Minnesota Timberwolves recebe multa de mais de R$300 mil por fazer gestos obscenos

Historicamente, os Estados Unidos não convida chefes de estado para a cerimônia; presidente eleito rompeu protocolo ao chamar políticos como o argentino Javier Milei e a italiana Giorgia Meloni

Posse de Trump: assim como Bolsonaro, líderes da extrema-direita foram convidados por ligação ou e-mail

Ministro da Fazenda afirma que governo vai aguardar eleição para as presidências da Câmara e do Senado para enviar proposta de reforma

Imposto de Renda: isenção para até dois salários mínimos será mantida, diz Haddad