Morre a arquiteta Freusa Zechmeister, reconhecida por seus figurinos para o Grupo Corpo
Mineira, que assinou projetos de prédios em Belo Horizonte e o design de casas de celebridades como Maitê Proença, recebeu diagnóstico de câncer há cerca de três semanas
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 07/12/2024 - 18:27
Legado de Freusa Zechmeister: Arquiteta e Figurinista Brasileira
A renomada arquiteta e figurinista Freusa Zechmeister faleceu aos 83 anos após diagnóstico de câncer. Reconhecida por seus figurinos para o Grupo Corpo, ela deixou um legado marcante na dança brasileira. Além disso, sua carreira como arquiteta inclui projetos inovadores em Belo Horizonte e design de casas para celebridades como Maitê Proença.
Morreu neste sábado, aos 83 anos, a arquiteta, designer e figurinista Freusa Zechmeister. Nascida na cidade de Patos de Minas, ela era reconhecida pelos trabalhos de figurino desenvolvidos para os espetáculos do Grupo Corpo, desde o ano de 1981. Segundo a assessoria do Corpo, há cerca de três semanas, Freusa foi diagnosticada com câncer generalizado, o que teria causado a sua morte.
Freusa Zechmeister se formou em arquitetura na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1964. Em uma viagem na Europa, conheceu o produtor cultural Emílio Kalil, então codiretor do Grupo Corpo que a convidou para ser figurinista da companhia em 1981. Ela assinou todos os figurinos do Grupo Corpo, com exceção do Santagustin (2002), feito por Ronaldo Fraga
Freusa se consagrou com graças a figurinos interligados com o processo de movimentação dos atores, que davam importância para a visibilidade das múltiplas contrações e distensões dos membros e dos torsos dos artistas, destacando suas ondulações e os movimentos do quadris.Ela ajudou a consolidar a persona cênica do Grupo Corpo no "Espetáculo 21" (1992), conhecido por inaugurar um estilo brasileiro de dança. Seu trabalho na companhia já foi destaque na mídia internacional, sendo citado em jornais como "The New York Times", "The Boston Globe" e "Los Angeles Times" e no espanhol "El País".
Como arquiteta, Freusa Zechmeister se destacou por obras que vão de edificações comerciais de Belo Horizonte ao design de residências. Durante a década de 1990, ela desenvolveu obras que utilizavam materiais de demolição e reuso. Ela também foi responsável pela restauração e design de interiores da Casa Bonomi, em BH. Ela também assinou projetos para celebridades como Maitê Proença, e desenhou figurinos para Gilberto Gil.
Para este ano, era prevista a inaugiração de um hotel boutique no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG) com projeto original de Freusa.
Inscreva-se na Newsletter: Seriais