Cultura
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 03/12/2024 - 18:51

Curadora africana liderará Bienal de Veneza

Koyo Kouoh será a primeira curadora africana da Bienal de Veneza em 2026, sucedendo Adriano Pedrosa. Sua nomeação surpreendeu o mundo da arte, trazendo uma visão progressista em contraste com temores de uma guinada nacionalista. Kouoh promete uma exposição significativa e aberta a novas perspectivas.

Pela primeira vez uma mulher nascida em um país africano será curadora da Bienal de Arte de Veneza. A camaronesa Koyo Kouoh será a responsável pela 61ª edição da célebre exposição de arte contemporânea, que será realizada na cidade italiana entre abril e novembro de 2026.

Antes de Kouoh apenas uma pessoa de origem africana havia sido curador da Bienal de Veneza, o nigeriano Okwui Enwezor, que ocupou o posto em 2015.

Kouoh, de 57 anos, é desde 2019 a diretora executiva do Zeitz Museum of Contemporary Art Africa (MOCAA), na Cidade do Cabo, África do Sul, que abriga a maior coleção de arte contemporânea do continente. Ela fundou e dirigiu a Raw Material Company, um centro de arte em Dacar, Senegal.

"É uma honra e um privilégio únicos seguir os passos de predecessores ilustres no papel de Diretor Artístico e compor uma exposição que espero que tenha significado para o mundo em que vivemos atualmente, e, mais importante, para o mundo que queremos construir. Artistas são os visionários e cientistas sociais que nos permitem refletir e projetar de maneiras que só essa linha de trabalho possibilita", disse Kouoh ao ser apresentada.

A nova curadora vai substituir o brasileiro Adriano Pedrosa, curador da Bienal de Veneza em 2024. Com o tema "Estrangeiros por toda parte", a exposição pensada por Pedrosa teve recepção mista: foi aplaudida por quem achou que desafiava o cânone ocidental e criticada por quem a considerou moralista.

A nomeação de Koyo Kouoh surpreendeu o mundo da arte, que esperava um curador de perfil conservador após a chegada ao poder da primeira-ministra Georgia Meloni, de extrema-direita. Pietrangelo Buttafuoco, presidente da Bienal desde novembro é apoiador declarado de Meloni, e temia-se que desse uma guinada nacionalista à exposição, deixando de lado a crítica ao eurocentrismo e a abertura para vozes do Sul Global que marcaram as últimas edições.

"A nomeação de Koyo Kouoh como diretora do setor de Artes Visuais é o reconhecimento de um amplo horizonte de visão no amanhecer de um dia profuso com novas palavras e olhares. Sua perspectiva como curadora, acadêmica e figura pública influente se encontra com as inteligências mais refinadas, jovens e disruptivas. Com ela aqui em Veneza, a Bienal confirma o que tem oferecido ao mundo por mais de um século: ser a casa do futuro", disse Buttafuoco sobre a nova curadora.

Mais recente Próxima Como a Coreia do Sul se tornou uma potência cultural dona de um Oscar de melhor filme e um Nobel de Literatura?

Inscreva-se na Newsletter: Seriais

Mais do Globo

Proposta será apresentada pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE) até o fim de fevereiro

Entrevista: nova contribuição sindical será apresentada por deputado em acordo com governo, diz ministro do Trabalho

Cantora se solidarizou nas redes com vítimas dos incêndios que devastam Los Angeles há uma semana: 'Minha alma dói por aqueles que experimentar essa devastação e eu choro pela minha cidade'

Miley Cyrus relembra incêndio que destruiu sua casa em 2018: 'É um sentimento que você nunca esquece'

Cinco vezes campeão alemão, Stuttgart foi porta de entrada na Europa de vários brasileiros, entre eles o tetracampeão com a seleção, Dunga

São Paulo firma acordo com o Stuttgart, da Alemanha, para intercâmbio de jogadores

BBB 25 estreia nesta segunda-feira (13) após "Mania de você", às 22h25, e pode ser acompanhado pela TV Globo e Globoplay

Que horas começa o BBB 25? Veja horário e participantes confirmados

Animal foi resgatado pela Secretaria de Proteção Animal

Égua é encontrada passeando na sede da prefeitura do Rio

A orientação, por motivos de segurança, se deve a uma ação policial. Motoristas devem usar rotas alternativas

Motoristas devem evitar o Túnel Noel Rosa devido a ação da polícia no Engenho Novo, orienta prefeitura

O resultado da perícia saiu um dia depois que o padrasto da mãe das crianças foi preso como principal suspeito de envenenar um baião de dois comido por ele e toda a família no primeiro dia do ano

MP pede soltura de suspeita de matar irmãos envenenados no Piauí após laudo mostrar que cajus não tinham 'chumbinho'

Treinador não quis comentar sobre a possível saída do lateral-direito inglês Kyle Walker, capitão do City, que revelou desejo de ir para o exterior

Guardiola celebra boa fase do Manchester City após três vitórias: 'Ambiente está melhor'