Música
PUBLICIDADE
Por , Em AFP

O local do festival israelense de música eletrônica Tribe of Nova, onde 364 pessoas foram mortas pelo grupo islâmico Hamas em 7 de outubro, foi transformado em um memorial ao qual comparecem milhares de visitantes semanalmente. Eles chegam de ônibus e carro nos campos abertos e bosques nos quais, no dia 6 de outubro de 2023, cerca de 3.000 pessoas se acomodaram para passar dois dias no festival de techno ao sul de Israel, a poucos quilômetros da Faixa de Gaza.

Um mosaico gigante, composto por fotos das vítimas com a mensagem "Lembraremos de vocês pela eternidade", recebe os visitantes no estacionamento de Reim.

Com 364 mortes, o local do festival registrou o maior número de assassinatos no dia 7 de outubro durante o ataque dos milicianos do Hamas, que tiraram a vida de 1.160 pessoas, segundo dados oficiais israelenses. O grupo islamista palestino também sequestrou cerca de 250 pessoas, das quais mais de 40 estavam no festival. Cento e trinta delas ainda estão detidas em Gaza.

Após o massacre, centenas de árvores foram plantadas em um dos campos, uma para cada vítima, e o que antes era uma terra árida tornou-se agora verde e cheia de anêmonas vermelhas.

- "Conectar" com a história -

Enquanto os visitantes exploram o local, estrondos de explosões são ouvidos de Gaza. Naquele território palestino, Israel realiza uma ofensiva em resposta ao ataque do Hamas que já matou mais de 29.900 pessoas, a maioria civis, segundo o Ministério da Saúde governado pelo movimento islamista palestino.

Elazar Goldstein, de 42 anos, acaba de encerrar um longo período na reserva militar. Ele anda de mãos dadas com a esposa, que levou ao local para mostrar "o que aquele 'lixo' fez aqui". "Nada justifica mais a guerra do que isto", afirma.

Neste espaço memorial foram colocadas fotos das vítimas ou reféns capturados no festival, além de bandeiras israelenses, velas, coroas de flores e outros objetos em homenagem a eles.

A maioria dos visitantes são israelenses. O complexo de Nova é um dos poucos locais abertos ao público dos mais de 40 pontos atacados pelo Hamas, incluindo bases militares e cerca de 30 aldeias e kibutz.

Após o dia 7 de outubro, delegações oficiais passaram a visitar os kibutz com certa frequência, o que fez com que os moradores pedissem para serem deixados em paz.

Muitas pessoas também visitam a cidade de Ofakim, o local mais atacado na Faixa de Gaza, a mais de 25 km, onde cerca de 40 civis e policiais foram mortos.

Várias jovens de um seminário religioso de Jerusalém ouvem, aos prantos, a história de Shiran, a viúva de 37 anos de Roni Abuharon, um policial que foi morto na rua por milicianos do Hamas.

"Tenho orgulho dele, quero contar a história dele, para que se entenda que o povo judeu está vivo e vai vencer", diz ela, em frente a uma foto do marido disposta no local onde foi morto.

Para Yaffa Moskowitz, gestora educacional do seminário, "é importante mostrar a nossas alunas o que aconteceu aqui, para que possam se conectar com esta história".

No local do festival, Goldstein se diz confiante quanto ao futuro. "Estive aqui no dia 8, vi os corpos, e hoje vejo todo este verde e todas as pessoas que vêm passear aqui com toda segurança... Estou otimista, mas é um processo longo", afirma.

Mais recente Próxima Acervo pessoal de Elton Medeiros com possíveis músicas inéditas vai parar no lixo
Mais do Globo

Un informe de la consultora Bites, realizado a pedido de O GLOBO, señaló 21 mil tuits con contenido producido por la herramienta Grok entre el 1 y el 16 de diciembre

Imágenes creadas por IA explotan en X y refuerzan la preocupación sobre los riesgos de desinformación

Manchester City tem três jogos consecutivos de derrotas e nove empates nos últimos quinze jogos

Goleiro provoca Haaland antes de cobrança e norueguês perde pênalti; veja lance

Report by the consultancy Bites, commissioned by O GLOBO, identified 21,000 tweets with content produced by the Grok tool between December 1 and 16

AI-generated images surge on X, amplifying concerns about misinformation risks

La Policía Federal investiga una organización criminal sospechosa de mover R$ 4,3 mil millones y de utilizar inmigrantes venezolanos para trasladar el oro a los países vecinos

Oro ilegal de la Amazonía encuentra rutas hacia Guyana, Venezuela y Surinam

Medida foi incluída na proposta de regulamentação da Reforma Tributária aprovada pelo Congresso e enviada à sanção presidencial

Imposto seletivo para bebidas alcoólicas pode reduzir óbitos e adoecimentos, defende Ministério da Saúde

Para realizar o procedimento, os médicos utilizaram uma técnica chamada perfusão pulmonar ex vivo

Reino Unido faz 1º transplante de pulmão com máquina que ‘recondiciona’ órgãos de doadores; entenda

Embora o quarteto tenha se separado entre 1969 e 1970, apenas em 29 de dezembro de 1974 foi assinado o contrato que formalizou o fim da banda

Completa 50 anos o acordo que pôs fim aos Beatles em meio a 'muitas tensões'

Federal Police target a criminal organization suspected of moving R$ 4.3 billion and using Venezuelan immigrants to transport the gold to neighboring countries

Illegal Amazon gold finds routes to Guyana, Venezuela, and Suriname

Escola era paga por um amigo da família e a venda de marmita garantia as contas em dia

O começo nada fácil de Ney Latorraca: 'Aprendi a representar para sobreviver, fazer graça para ganhar um dinheiro para comer no colégio'

Partículas de plástico ya han sido halladas en varios órganos, pero aún es difícil demostrar sus daños en el organismo

Microplásticos son encontrados en el cerebro humano: ¿Cuánto nos perjudican?