RIO - Inativa desde abril de 2007, a banda Los Hermanos não esperava voltar a fazer um show tão cedo. O convite, porém, foi irrecusável. E o quarteto interrompeu seu recesso para se juntar ao festival Just a Fest ao lado de duas lendas vivas do rock: Kraftwerk e Radiohead. Reunidos, Marcelo Camelo (guitarra, voz), Rodrigo Amarante (guitarra, voz), Bruno Medina (teclados) e Rodrigo Barba (bateria) tinham um longo hiato a superar numa série de ensaios nas últimas semanas. Um deles rendeu um vídeo exclusivo para o site de O Globo.
Clique e assista trechos das músicas "Morena" e "Adeus você" no ensaio
- Acho que foi a primeira vez desde o show da Fundição que nós quatro estivemos juntos numa mesma ocasião - constata Bruno Medina.
Assim que o Los Hermanos entrou em hibernação, seus integrantes tomaram rumos totalmente distintos. Camelo se uniu aos paulistanos do grupo Hurtmold para gravar "Sou", álbum que só não foi mais controverso do que seu romance com a jovem Mallu Magalhães. Amarante juntou forças a Fabrizio Moretti, baterista do The Strokes, e tem percorrido o mundo com seu Little Joy (passou pelo Rio em fevereiro com certo estrondo). Bruno se integrou à banda de Adriana Calcanhotto e Barba foi tocar com os amigos da banda Canastra.
Logo, os quatro não tinham a menor ideia do que sairia no primeiro ensaio do reencontro. Mas reaprenderam rapidinho a se divertir:
- Em princípio seguimos um roteiro previamente elaborado. Daí outras canções foram lembradas. Virou quase uma competição: alguns lembravam de tudo, outros não sabiam nem como começava. A regra era seguir tocando até todo mundo acertar - conta o tecladista.
Os últimos três ensaios foram dedicados a montar o set list dos shows que farão nesta sexta-feira na Praça da Apoteose e domingo, na Chácara do Jóquei, em São Paulo. A banda espera, até lá, aparar as poucas arestas que ainda existem na execução das músicas e nas célebres trocas de instrumentos entre os integrantes. Mas, com o que já tem, a banda está mais do que satisfeita.
- A expectativa (pelo festival) era grande, e ficou maior ainda depois dos ensaios. Acho que vão ser ótimos shows. Parece que existe mesmo uma afinidade musical entre nós que nenhum intervalo de tempo consegue apagar - constata Medina.
Após os shows deste fim de semana, os Hermanos voltam a separar-se. E ao menos Marcelo Camelo já tem programa para abril: logo no dia 3, grava seu primeiro DVD solo, em Salvador, com participações de Mallu Magalhães e Dominguinhos.
Na sexta-feira, os portões da Apoteose vão ser abertos às 16h. Às 18h, o DJ Maurício Valladares esquenta o público. Os Hermanos serão a primeira atração do festival, às 19h. Depois, será a vez do Kraftwerk, programado para tocar às 20h45. Finalmente, às 22h30, começa o aguardado show do Radiohead.
Com 20 anos de carreira, Radiohead finalmente vem ao Brasil
Ainda há ingressos à venda para o Just a fest, que custam R$ 200 (R$ 100 a meia) e podem ser compradas nas bilheterias do Flamengo (Praça Nossa Senhora Auxiliadora s/n°, Gávea), diariamente, das 10h às 18h (até o dia 20) e nas bilheterias da Apoteose. (Setor 11. Av. Salvador de Sá s/n°, Cidade Nova. Das 9h às 18h, até o dia 19; no dia do show, de 9h às 19h).