Flexa homenageia o colecionador Luiz Buarque de Hollanda com a mostra 'Um olhar afetivo para a arte brasileira'
Galeria do Leblon inaugura sua terceira mostra, com curadoria de Felipe Scovino e expografia de cineasta e diretora teatral Daniela Thomas
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 13/12/2024 - 21:52
"Mostra 'Um Olhar Afetivo para a Arte Brasileira' homenageia colecionador Luiz Buarque de Hollanda na Galeria do Leblon"
A Flexa inaugura a mostra "Um olhar afetivo para a arte brasileira", homenageando o colecionador Luiz Buarque de Hollanda. Com curadoria de Felipe Scovino e expografia de Daniela Thomas, a exposição apresenta 150 obras de artistas como Vergara, Meireles e Camargo. A galeria destaca a contribuição de Luiz Buarque de Hollanda, pai do produtor Pedro Buarque, em sua trajetória artística. A abertura da exposição ocorrerá neste sábado na Galeria do Leblon.
A Flexa inaugura neste sábado (14) sua terceira exposição: "Um olhar afetivo para a arte brasileira: Luiz Buarque de Hollanda", com cerca de 150 obras divididas em quatro núcleos, "Paisagem: do encantamento à hostilidade", "Aproximações improváveis: o retrato entre o social e o libidinoso", "Corpo partido" e "Linguagens construtivas e desdobramentos disruptivos".
- 60 anos de carreira: em celebração, Ascânio MMM abre mostra na Casa Roberto Marinho, com cerca de cem obras
- 'Como buracos no peito': Jan Kaláb apresenta obras com telas cortadas, influenciadas por guerra na Ucrânia
Com curadoria de Felipe Scovino e expografia de cineasta e diretora teatral Daniela Thomas, a destaca a atuação do advogado e colecionador Luiz Buarque de Hollanda (1939-1999), que criou, com o sócio Paulo Bittencourt (1944-1996), a Galeria Luiz Buarque de Hollanda & Paulo Bittencourt, entre 1973 de 1978, no Rio.
A seleção traz obras de artistas que foram próximos de Luiz Buarque de Hollanda e fizeram parte de sua coleção, a exemplo de Carlos Vergara, Carlos Zilio, Cildo Meireles, Debret, Glauco Rodrigues, Iberê Camargo, Iole de Freitas, J. Carlos, Mira Schendel, Rubens Gerchman, Sergio Camargo, Thereza Simões e Waltercio Caldas.
Luiz Buarque de Hollanda é pai do produtor de cinema Pedro Buarque, um dos sócios da galeria, junto de Luisa Duarte, diretora artística do espaço, da art advisor Maria Ferro, diretora comercial, e de Antônio Almeida e Carlos Dale, donos da paulistana Almeida & Dale. A Flexa fica no número 214 da Rua Dias Ferreira, no Leblon, Zona Sul do Rio. A axposição "Um olhar afetivo para a arte brasileira: Luiz Buarque de Hollanda" terá abertura neste sábado (14), das 15h às 19h.