Morar Bem
PUBLICIDADE
Por

O sucesso dos lançamentos imobiliários em Botafogo jogou luzes sobre um vizinho discreto que também começa a ser disputado pelas incorporadoras: o Humaitá. O charmoso bairro — que tem casarões antigos e ruazinhas arborizadas, um polo gastronômico e a Cobal, com bares, restaurante, hortifrúti e supermercado —ganhará três residenciais nos próximos meses. E mais: dois deles darão vida nova a construções antigas cujo destino parecia incerto.

Um deles é o Hum, que a Tao Empreendimentos vai erguer no terreno onde funcionou o Colégio Padre Antônio Vieira, e outro é o retrofit do prédio de 18 andares que durante anos abrigou a RioUrbe e a MultiRio, dois órgãos da prefeitura, que está sob o comando da Fator Realty. O terceiro faz a estreia da Soter Engenharia, fundada em Niterói há mais de meio século, em terras cariocas: o Visi será um condomínio de luxo de apenas 20 unidades.

Com cerca de 13 mil habitantes, segundo o IBGE, o Humaitá é uma pequena joia cercada por Botafogo, Jardim Botânico e Lagoa, que, pelas montanhas, faz fronteira com Alto da Boa Vista, Copacabana e Santa Teresa. Seu nome homenageia os seis homens que conseguiram ultrapassar a Fortaleza do Humaitá, uma instalação militar paraguaia até então tida como inexpugnável, durante a Guerra do Paraguai (1864-1870).

Por muitos anos, o bairro também pareceu impenetrável ao assédio das incorporadoras. Mas, como sugerem os novos lançamentos imobiliários, esse tempo ficou no passado, e o Humaitá começa agora a ser desbravado.

— O Humaitá sempre me encantou por ser um bairro que mantém viva a História da cidade, além de ter comércio farto, boas escolas e hospitais. A localização privilegiada pode ser considerada a interseção da Zona Sul. Ali se está perto de tudo — comenta a presidente da Tao, Tanit Galdeano.

O Hum, que combina estilo contemporâneo e traços clássicos, terá 92 unidades de dois e três quartos, dois terraços com áreas de lazer e vista para o Cristo Redentor. A casa tombada, onde funcionou o colégio, será restaurada e vai abrigar um espaço de uso comum.

O Visi também aposta na demanda dos consumidores de alto padrão por esse bairro tão especial da Zona Sul e oferecerá apenas 20 unidades de três ou quatro quartos. O lazer ficará no rooftop para que os futuros moradores desfrutem a vista panorâmica do Cristo , de um lado, e do Pão de Açúcar, de outro.

— O terreno no Humaitá foi uma grande oportunidade em um de nossos melhores momentos. Graças à localização, o projeto tem atraído novos moradores e investidores de outros estados e países —diz o vice-presidente da Soter, Julio Kezem.

Sem garagem

A Fator Realty — que tinha forte atuação na cidade até os anos 1980 e depois optou por investir em Salvador (BA) e Recife (PE) — teve a oportunidade de voltar a incorporar no Rio de Janeiro e chega ao Humaitá com o First, um residencial de 157 unidades divididas em quatro tipos de plantas diferentes: de estúdios a dois quartos com áreas de 32 e 79 metros quadrados. O condomínio terá dois espaços de lazer, no meio do prédio e na cobertura, somando 1,2 mil metros quadrados.

— Um estudo de viabilidade que fizemos nos levou a optar por um projeto sem garagem. Pode parecer ousado, mas já vendemos mais da metade das unidades — diz o diretor executivo da Fator, Tiago Miranda.

O First evidencia os encantos do bairro, que merecem ser descobertos, como pontua o arquiteto Fernando Costa, da Cité Arquitetura, responsável, ao lado do sócio Celso Rayol, pelos projetos do Visi e do Hum.

— Em uma cidade de recantos como o Rio, encravada entre o mar e a montanha, o Humaitá é uma espécie de lugar secreto. Fora do vai e vem da Rua do Humaitá, sua principal via de acesso, há trilhas, vielas e casarões históricos. O bairro esconde verdadeiros tesouros, como o Parque do Martelo, um reduto verde aos pés do Redentor. Essa é aessência do Humaitá, um refúgio em meio ao burburinho urbano, marcado pelo verde e pelo silêncio de ruas bucólicas.

Mais recente Próxima Solteiros, casais e famílias: tudo junto e misturado
Mais do Globo

Secretaria de Segurança Pública diz que jovem havia tentado tomar a arma de outro agente

PM atira em homem que filmava ação policial em Osasco; veja vídeo

Seu primeiro objetivo em 2025 será defender sua coroa em Melbourne, onde sua última derrota ocorreu na quarta rodada da edição de 2022

Número 1 do mundo e bicampeã, Aryna Sabalenka diz que chegará no Aberto da Austrália 'com fome de vencer'

Geral Froste, goleiro das categorias de base do Montevidéu City Torque, foi baleado nesta madrugada

Vizinha diz que promessa do Grupo City foi morta ao tentar defender a mãe em discussão: 'Foi tirá-la dali'

Ten suggestions for places to kick off 2025 on a happy note

Where to have breakfast and brunch on January 1st: starting the year off right in Rio de Janeiro

Apostar mais números aumenta chance de vencer o prêmio máximo. O sorteio deste ano deve pagar o maior valor da história da loteria, R$ 600 milhões

Vai apostar na Mega da Virada? Veja a probabilidade de você ganhar

Galeria mostra novelas, minisséries e especiais

Resgates subaquáticos no rio já encontraram dois corpos após queda de ponte; agência de águas descarta risco de contaminação da água

Equipes iniciam quarto dia de buscas por desparecidos após queda de ponte entre Tocantins e Maranhão

Diez recomendaciones de lugares para comenzar 2025 con buen pie

Dónde desayunar y hacer brunch el 1º de enero: para empezar el año con felicidad en Río de Janeiro

Cidade terá terá mais de 75 atrações em 13 palcos pela cidade

Réveillon do Rio: revista para virada do ano na Praia de Copacabana começa às 8h

Entre seus trabalhos, está a sede da Editora Globo, inaugurada em 2017

Morre o arquiteto Ruy Rezende, autor do projeto do Parque Madureira e um dos principais nomes do Rio na área de prédios corporativos