Por dr. Lincoln Bittencourt, diretor-geral do Hospital São Lucas Copacabana
Hoje, a cidade do Rio de Janeiro será palco da primeira edição do Summit Internacional de Transplante do Hospital São Lucas Copacabana, no Rio, que acontecerá presencialmente no JW Marriott Hotel, durante todo o dia, em cinco salas simultâneas.
O evento vem coroar os mais de 150 transplantes de fígado realizados no hospital nos últimos cinco anos, quando o programa se iniciou. Esse número representa quase 12% do volume feito em todo o estado no mesmo período e coloca o Brasil em terceiro lugar em número absoluto de transplantes hepáticos entre 35 países, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
O Hospital São Lucas Copacabana faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, é referência no estado do Rio e está ganhando cada vez mais destaque no país e na América Latina pela realização de transplantes inéditos.
A instituição, inclusive, também executou dois tipos de transplantes pioneiros na América Latina: um deles para o tratamento de metástase hepática do câncer colorretal e o outro um transplante combinado fígado-coração-rim. Além de realizar transplantes de pâncreas-rim e transplante multivisceral (estômago, complexo pancreatoduodenal, intestino delgado, fígado com ou sem cólon e baço).
Com essa bagagem, o Hospital São Lucas Copacabana sai mais uma vez na frente e realiza o encontro para promover debates com profissionais da saúde e trazer o que há de mais atual e relevante sobre o tema.
No evento, participarão 12 palestrantes internacionais de destaque, escolhidos a dedo pela comissão científica do Summit, que é composta pelo experiente corpo médico do hospital.
Um dos destaques será o painel Transplant Oncology, que promoverá um debate entre os seguintes convidados: Dr. Roberto Hernandez, dos Estados Unidos, que apresentará o cenário de transplante de fígado em caso de metástase de câncer olorretal,
quadro que está se tornando cada vez mais comum; dr. Luciano Vargas, do mesmo país, com sua visão pioneira sobre o transplante em pacientes com colangiocarcinoma – tipo de câncer que afeta o fígado e os canais biliares; além do indiano dr. Prashant Bhangui – maior expert em trombose da veia porta dentro do contexto do câncer de fígado.
Outro destaque será o painel conduzido pelo dr. Eduardo Fernandes sobre a tecnologia holandesa de perfusão hepática Liver Assist. O equipamento realiza a oxigenação do fígado a ser transplantado, aumentando as chances do sucesso da cirurgia – uma exclusividade do hospital em toda a América Latina.
A terapia celular também terá espaço no evento. Segundo o dr. Daniel Tabak, oncologista do hospital, a técnica se assemelha ao transplante de medula óssea no tratamento de diversas neoplasias do sangue.
“São utilizadas células do sistema imune que, ao serem geneticamente modificadas, tornamse mais ativas contra o câncer. No Brasil, o tratamento já foi aprovado para alguns tipos de linfomas e leucemias, e o Hospital São Lucas Copacabana é um dos poucos centros qualificados para usar a terapêutica”, explica o especialista.
Summit Internacional de Transplante do Hospital São Lucas Copacabana
LOCAL: JW Marriott Hotel, Avenida Atlântica, 2.600, Copacabana, Rio de Janeiro
DATA: 16 de novembro de 2022, quarta-feira
HORÁRIO: das 8h às 18h