Tablet ou notebook: em qual vale a pena investir?
Escolha depende do uso e das suas necessidades: tablet é mais portátil e excelente para consumir conteúdos, enquanto notebook atende quem precisa de produtividade
Você precisa de um dispositivo para estudar, trabalhar ou para seus momentos de lazer e está em dúvida entre investir em um novo notebook ou apostar em um tablet. A dúvida faz sentido, visto que muitos tablets topo de linha estão chegando ao mercado com o mesmo processador dos computadores portáteis. Mas qual deles vai atender às suas necessidades? A Americanas ajuda a fazer a melhor escolha.
Antes de mais nada, você precisa definir quais serão os usos do novo dispositivo, dentro da sua rotina. Porque, mesmo que seja possível fazer muitas atividades e usar os mesmos aplicativos em tablets ou notebooks, existem diferenças importantes na usabilidade e na necessidade de acessórios.
Vantagens de escolher um tablet
Os tablets com sistema Android e os iPads da Apple costumam ser leves, finos e fáceis de transportar em qualquer bolsa ou mochila - com exceção do iPad Pro de 13 polegadas, que já tem as dimensões de um notebook pequeno, ainda que mais fino.
Para dar ideia do tamanho, um tablet de 11 polegadas que encontramos tem 254 x 165 x 6,5 mm e pesa menos de 600 gramas.
A principal característica dos tablets é depender quase que exclusivamente da interface touchscreen para as interações, ou seja, assim como nos celulares, tudo precisa ser tocado na tela ou digitado no teclado virtual.
Isso não é problema algum para quem vai utilizar o tablet para ler notícias e livros, para assistir a vídeos no Youtube, filmes e séries em aplicativos de streaming e, eventualmente, responder a e-mails. Até mesmo para digitar algumas observações durante uma reunião, o gadget funciona bem.
Quem precisa de mais pode investir em uma case-teclado, que praticamente todas as marcas possuem para seus produtos. Com isso, digitar textos, fazer anotações de aulas e reuniões fica bem mais fácil, ainda que o teclado seja menor do que o de um notebook pequeno.
A alternativa, principalmente para quem deseja montar um setup com o tablet, é conectar teclado e mouse Bluetooth. Alguns modelos conseguem até mesmo projetar a tela para um monitor externo e funcionam bem, desde que suas tarefas não sejam muito exigentes.
Outra vantagem do tablet é sua utilidade para artistas, ilustradores, designers e arquitetos, entre outras profissões, que conseguem desenvolver seus projetos diretamente na tela ou com a ajuda de uma caneta touch, como a S-Pen da Samsung e o Apple Pencil.
Para gamers, os tablets de perfil mais premium também podem ser uma boa opção, já que podem ser conectados a controles.
Mais uma vantagem é a bateria dos tablets, que tende a durar mais horas, em razão da arquitetura de hardware dos dispositivos, menos exigente do que um notebook.
Vantagens de escolher um notebook
O notebook deve ser a escolha de quem está em busca de uma ferramenta de produtividade, principalmente, para uma rotina multitarefa, em que a presença de teclado e touchpad ou mouse vão deixar a vida muito mais prática.
É o caso de quem trabalha com diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo, alternando entre eles, com várias abas abertas no navegador, incluindo Google Drive e documentos online, ou ainda com algum programa da sua empresa que exige autenticação digital.
Nos últimos anos, os sistemas operacionais dos tablets Android e dos iPads evoluíram de uma cópia do sistema dos smartphones para algo singular, que fica no meio-termo, mas ainda não é como o Windows ou o MacOS. Os sistemas de notebooks e computadores permitem justamente trabalhar com vários aplicativos e programas abertos ao mesmo tempo, sem lentidão ou perda de desempenho.
E ainda que muitos tablets mais avançados possuam o mesmo processador de notebooks, como os iPads Pro e Air e o Macbook Air, o restante da construção se assemelha mais a um smartphone.
Nesse ponto, a construção mais robusta dos computadores portáteis dá vantagem a eles, com mais memória RAM e espaço de armazenamento, o que entrega mais desempenho no dia a dia. E quanto mais performance o usuário necessita, mais a balança pende para a escolha de um notebook.
Falando nisso, outro benefício dos notebooks é a possibilidade de atualizar o hardware, principalmente, memória e armazenamento, na maioria das marcas.
Na questão da mobilidade e portabilidade, o consumidor encontra notebooks com pouco mais de 1 kg, leves e fáceis de carregar na mochila o dia todo, até computadores de quase 2,5 kg, como os modelos gamer, que são mais robustos em razão das baterias maiores e do sistema de resfriamento.
Qual a melhor escolha?
Em ambos os casos, o consumidor consegue comprar o dispositivo e praticamente começar a usar na mesma hora.
Podemos resumir que um tablet pode ser a melhor aposta para quem vai usar o dispositivo para lazer, para consumir conteúdo e para pouco trabalho com texto e digitação eventual em aulas e reuniões. A escolha é mais certeira para quem vai usar a tela com a caneta touch para desenhar, criar e projetar.
O consumidor encontra tablets com sistema Android com perfil custo-benefício, de menor performance, e também os modelos mais premium, que vão atender o uso profissional. Muitos possuem opções de compra já com as canetinhas touch e case-teclado.
Já na Apple, praticamente todas as linhas de iPad ganharam o novo chip M1 Silicon, então lentidão e baixa performance não serão problema. Mas vai ser preciso comprar todos os acessórios separadamente.
Por outro lado, um notebook vai ser uma escolha mais inteligente para quem trabalha muito com texto e precisa digitar bastante, para quem tem uma rotina multitarefa com diversos aplicativos abertos e para quem precisa de alta performance, como programação, editar fotos e vídeos, lidar com planilhas complexas, etc.
O consumidor também encontra dispositivos em várias faixas de preço e vai precisar entender qual configuração de notebook é mais adequada para o seu dia a dia.