Avião desaparece no AM e mãe de piloto faz apelo por buscas do filho nas redes sociais
Aeronave partia em direção a Manaus, mas sofreu desvio de rota; últimos sinais foram identificados pela FAB no município de Manicoré
Por Rafaela Gama — Rio de Janeiro
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 25/12/2024 - 11:20
Avião desaparecido: Mãe clama por ajuda no Amazonas.
Um avião some no Amazonas, mãe clama por busca do filho nas redes sociais. A aeronave desviou da rota para Manaus e foi vista pela última vez em Mariconé. A FAB e equipes locais realizam buscas, mas ainda não encontraram sinais do avião PT-JCZ. A mãe, desesperada, pede ajuda para encontrar o filho piloto, que realizava um trabalho na região.
Um avião de pequeno porte desapareceu na última sexta-feira ao sobrevoar a área rural do município de Manicoré, no estado do Amazonas. Nas redes sociais, circulam vídeos em que a mãe do piloto da aeronave, Rodrigo Boer Machado, faz um apelo para encontrarem o filho. Buscas por rastros são realizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde o último sábado e contam com apoio de equipes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
- 'Não podemos nem abrir um caixão para dar adeus': Família do motorista de ônibus morto em acidente que deixou 41 vítimas em MG pede a liberação do corpo
- Saidinha de Natal: Assassino dos Richthofen, Cristian Cravinhos aguarda teste cumprir pena em liberdade; entenda
O desaparecimento foi comunicado nas redes sociais pela mãe de Rodrigo, identificada como Nagila. Moradora de São José do Rio Preto, ela gravou um vídeo em que dizia que o último contato que teve com o filho foi no momento em que ele decolou rumo a Manaus.
No vídeo, também divulgado pelo Portal Norte, Nagila conta que Rodrigo tinha o sonho de conhecer a Amazônia e que, na semana passada, ela o teria ajudado a comprar uma passagem para realizar um trabalho de sobrevoo da região. Ele teria passado por Porto Velho e pelos municípios de Ariquemes (RO) e Ji-Paraná (RO). A mãe do piloto conta, no entanto, que ele relatou ter feito revisões e consertos no avião, que teria apresentado problemas ao longo dos trajetos.
Antes de decolar na manhã da última sexta-feira, ele passou o seu GPS para Nagila o acompanhar e alertou que poderia ficar sem sinal por até dois dias. No dia seguinte, sem receber notícias de Rodrigo, a família acionou a FAB, que teria informado que a aeronave deveria cumprir o trajeto direto entre Ji-Paraná e Manaus, mas fez um desvio para o município de Manicoré. Depois disso, não teriam sido encontrados novos sinais emitidos pelo avião.
— Imaginem o meu Natal, o meu coração. Me ajudem a procurar o meu menino. Ele é lindo, grandão, de barbinha. Ele é um moço lindo, vocês vão ver na hora que encontrarem ele — disse Nagila, aos prantos.
Em nota, a FAB informa que as buscas à aeronave estão concentradas na região desde o último sábado e que, entre os dias 21 e 23 de dezembro, os agentes atuaram em uma área de aproximadamente 840 km². A corporação também afirma que nesta terça-feira foi feita uma nova averiguação do local, mas até o momento rastros do avião, registrado com a matrícula PT-JCZ, não foram encontrados. A família também tenta ir até o local.
Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político