Brasil
PUBLICIDADE
Por — Brasília

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 24/12/2024 - 19:06

Juiz suspende resolução do Conanda sobre aborto legal para crianças e adolescentes

Juiz suspende resolução do Conanda sobre aborto legal para crianças e adolescentes após pedido de Damares Alves. Decisão destaca preocupação com menor gestantes vítimas de violência. Resolução buscava atendimento humanizado e priorização do desejo da gestante, mesmo em casos de divergência dos pais. Governo Lula defende que o tema deve ser regulamentado por lei aprovada no Congresso. Ministério questionou termos da resolução, solicitou revisão, mas pedido de vista foi rejeitado pelo Conanda.

A 20ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal suspendeu nesta terça-feira a resolução que regulamenta o aborto legal em crianças e adolescentes aprovada nesta segunda-feira pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). A decisão é do juiz federal Leonardo Tocchetto Pauperio, que atendeu a um pedido apresentado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

A resolução do Conanda tem como objetivo garantir atendimento humanizado às vítimas com direito ao procedimento, conforme previsto pela legislação brasileira, ou seja, em casos de gravidez decorrente de violência sexual, risco de vida à gestante e quando o feto apresenta anencefalia.

A resolução destaca que, identificada a situação de aborto legal e manifestada a vontade de interromper a gravidez, a criança e o adolescente deverão ser encaminhados aos serviços de saúde pelo órgão do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) para realizar o aborto.

Na decisão, o juiz afirma que a resolução "poderia produzir efeitos jurídicos imediatos, podendo comprometer o resultado útil do processo, caso a ilegalidade apontada seja confirmada".

"Não entendo razoável colocar em risco uma infinidade de menores gestantes vítimas de violência sexual, mormente nessa época do ano, sem que haja a ampla deliberação de tão relevante política pública, que, reforço, foi aparentemente tolhida com a negativa do pedido de vistas pelo Conselheiro representante da Casa Civil da Presidência da República", diz o magistrado.

A resolução alvo da decisão do magistrado também propõe diretrizes para evitar a revitimização de crianças e adolescentes, garantindo que a “manifestação de vontade” da gestante seja priorizada, mesmo nos casos de divergência dos pais.

Caso a presença dos responsáveis represente risco de "danos físicos, mentais ou sociais", e se ela tiver capacidade para tomar a decisão, o profissional deve garantir o processo de escuta e que quaisquer outros "tratamentos, devidamente consentidos, sejam realizados sem impedimento".

No caso em que os responsáveis estiverem presentes e divergirem, também devem ser acolhidos, mas priorizando o desejo manifestado pela menor de idade. Se a divergência persistir, a recomendação é acionar a Defensoria Pública ou o Ministério Público.

O governo Lula entendeu que a medida, com a redação atual, deveria ser regulamentada por lei aprovada pelo Congresso. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), comandando pela ministra Macaé Evaristo, os representantes da gestão federal questionaram os termos da resolução durante a assembleia e solicitaram um pedido de vista para análise mais detalhada da proposta.

A pasta requisitou um parecer da consultoria jurídica do ministério, que "indicou, entre outros aspectos, que a minuta de resolução apresentava definições que só poderiam ser dispostas em leis – a serem aprovadas pelo Congresso Nacional, indicando a necessidade de aperfeiçoamento e revisão de texto, garantindo maior alinhamento ao arcabouço legal brasileiro". Apesar das solicitações, o pedido de vista apresentado foi rejeitado pelo plenário do Conanda e o texto foi aprovado.

Mais recente Próxima PF abre investigação para apurar responsabilidade sobre queda da ponte que liga Tocantins ao Maranhão

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Mais do Globo

Aeronave partia rumo à Manaus, mas sofreu desvio de rota; últimos sinais foram identificados pela FAB no município de Mariconé

Avião desaparece no AM e mãe de piloto faz apelo por buscas do filho nas redes sociais

Jornalista também postou cliques com o namorado, o deputado federal Túlio Gadêlha

Fátima Bernardes publica foto ao lado das filhas em clima de Natal

Peças movidas pelo PSB e outros partidos apontam suposto uso de 'candidatas laranja' para cumprir regra na disputa entre vereadores

Federação PSOL/Rede é alvo de ações por suposta fraude na cota de gênero em Osasco

Na região do Barreiro, choveu 41 milímetros em menos de uma hora; capital mineira segue em alerta nesta quarta-feira

Desabamento e veículos arrastados: véspera de natal é marcada por chuvas em BH

Pasta diz ainda que mantém diálogo com Instituto Butantan sobre vacina em testes e com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) sobre possíveis outros fornecedores

Gripe aviária: Ministério da Saúde lança plano de contingência e se prepara para a possibilidade de casos no país

Diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, Francisco, de 88 anos, leu sua tradicional mensagem de Natal, antes de dar a bênção 'urbi et orbi'

Papa pede para 'silenciar as armas' na Ucrânia e em Gaza, onde ele denunciou uma 'situação humanitária muito grave'

Informação foi dada por seu advogado, Paulo Faria, um dia antes de o ex-deputado retornar à detenção; segundo decisão do ministro Alexandre de Moraes, Silveira descumpriu toque de recolher

Daniel Silveira foi à igreja agradecer liberdade antes de ser preso novamente

Craque português troca calor do Oriente Médio pelo frio extremo da ‘terra do Papai Noel’

Vídeo: Cristiano Ronaldo só de cueca na Lapónia: "Muito frio, 20 graus negativos!"