Brasil
PUBLICIDADE
Por e — Brasília

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/12/2024 - 22:53

Senado aprova proibição de celulares em escolas

Senado aprova lei que proíbe uso de celulares em escolas, incluindo recreios. Alunos podem levar na mochila, mas uso só em emergências. Objetivo é melhorar desempenho e disciplina. Deputados debatem doutrinação e permitir gravações. Apenas uso educacional será permitido. Implementação acelerada com apoio do Ministério da Educação e oposição. Medida deve valer no próximo ano letivo.

O Senado aprovou na quarta-feira o projeto de lei que proíbe o uso de celulares nas escolas, inclusive em recreios e intervalos entre as aulas. De acordo com o texto, os alunos poderão levar os aparelhos na mochila, mas o uso será proibido — salvo em casos específicos, como em situações envolvendo saúde ou outras emergências.

A restrição é válida para todos os níveis de educação básica. O texto original proibia o porte do aparelho apenas para crianças de até 10 anos, mas esta parte da proposta foi alterada.

O projeto teve a aprovação encaminhada de forma simbólica, quando os senadores não precisam registrar votos. Durante a sua tramitação, a proibição já havia sido defendida por parlamentares da base governista e da oposição.

Na sessão de quarta-feira, os senadores destacaram as dificuldades dos professores em atrair a atenção dos alunos nas salas de aula com o uso de celulares liberado.

— Todos nós aqui, praticamente toda a família brasileira, temos pleno conhecimento dos impactos que o uso do celular tem na vida das pessoas, mais ainda nos adolescentes. A competição de atenção hoje é desumana — disse o relator do projeto, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). — Em todos os lugares em que se apresentou e se implementou a restrição de uso de aparelhos celulares, teve uma melhoria no desempenho escolar, na disciplina na escola, na redução do bullying.

O líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN), apresentou um destaque em que sugere a restrição do uso dos celulares apenas para os anos iniciais da educação básica, liberando o uso para alunos do ensino médio. A sugestão, no entanto, foi derrubada pelo plenário.

Sem aula filmada

A proibição do porte do celular nas escolas, até mesmo nas mochilas, foi um dos pontos mais debatidos recentemente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Parte dos parlamentares afirmou que há “doutrinação” nas escolas, e o projeto impediria a defesa dos alunos contra essa prática. Esses deputados defendiam que o aluno pudesse gravar nos celulares professores que entendiam estar doutrinando nas aulas.

Com as novas regras, o uso do celular será permitido apenas para fins educacionais ou quando houver necessidade de garantir acessibilidade, inclusão, atender a condições de saúde do aluno ou garantir os direitos fundamentais.

O texto, que tramitava no Congresso Nacional desde 2015, teve a tramitação acelerada depois de ganhar apoio do Ministério da Educação e da oposição. A ideia é que a medida já esteja valendo no início do próximo ano letivo, em fevereiro.

Na CCJ da Câmara, o relator do projeto foi o deputado Renan Ferreirinha (PSD-RJ), que, como secretário municipal de Educação do Rio, fez a cidade ser pioneira na proibição dos celulares nas escolas da rede.

Uma pesquisa feita pela prefeitura do Rio mostrou que os alunos melhoram a capacidade de aprendizado quando estão sem os aparelhos. Professores, no entanto, apontam dificuldades para realizar a fiscalização, além de falta de planejamento para implementar a medida. Mas deve haver um prazo para que as escolas se adaptem à restrição.

Mais recente Próxima Tempestades chegam ao Sul, e chuvas seguem intensas no Sudeste; veja previsão

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Mais do Globo

Neymar já é pai de três crianças e está espera o quarto filho

Carol Dantas, Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly: conheça as mães dos filhos de Neymar

Primeira filha do casal, Mavie está com um ano; atleta do Al-Hilal também tem Davi Lucca, de 13, e Helena, de cinco meses

Neymar e Bruna Biancardi terão segundo bebê e jogador será pai pela quarta vez: 'Seja bem-vinda, filha'

Post Malone, Shaboozey e a filha Blue Ivy foram convidados da cantora no curso show, centrado no repertório do álbum ‘Cowboy Carter’

Beyoncé faz espetáculo de grandes proporções no intervalo do NFL: Saiba como foi

Imagens serão avaliadas e podem render indicação à premiação das maiores ondas da temporada

Brasileira surfa onda que pode ter sido a maior de uma mulher no Havaí; vídeo

Texto com detalhamento de procedimentos deve ser publicado em janeiro

Após caso de jovem baleada, ministro da Justiça quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Lançado há 30 anos, ‘All I want for Christmas is you’ acaba de completar sua terceira semana consecutiva no número um das paradas

Mariah Carey canta hit natalino em apresentação no intervalo do futebol americano

Treinador de 59 anos não quis seguir na equipe após título argentino, e tem acordo encaminhado com o tricolor, segundo a imprensa do país

Na mira do Grêmio, Gustavo Quinteros deixa Vélez e fica mais próximo do futebol brasileiro

Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) informou que um parecer técnico da ANA concluiu que não há risco de contaminação para consumo da água do Rio Tocantins

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Cantora, que motivou denúncia contra o influenciador Carlinhos Maia no MInistério Público por transfobia, disse ao jornal que ganhou seu nome por causa de um tio que gostava do craque inglês Gary Lineker

Liniker no ‘Guardian’: ‘Ultimamente, o que mais me chamam é de LinkedIn’

Jean chegou ao futebol paraguaio em 2021, após não receber mais oportunidades no São Paulo, em função de agressão contra a ex-esposa

Anunciado pelo Cerro, Gatito vai brigar por posição com goleiro brasileiro preso por violência doméstica