Tornado é registrado no interior do Rio Grande do Sul; veja vídeo
Imagens foram feitas no momento da formação da tempestade, na zona rural de Vale Verde
Por O Globo — Rio de Janeiro
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 17/12/2024 - 13:37
"Tornado de baixa intensidade atinge Vale Verde, RS"
Um tornado de baixa intensidade foi registrado em Vale Verde, Rio Grande do Sul, sem causar danos. As imagens mostram sua formação e toque no solo. Fatores meteorológicos, como sistemas de baixa pressão, contribuíram para sua formação após a passagem de um ciclone subtropical.
Um tornado foi registrado em vídeo na zona rural de Vale Verde, na tarde desta segunda-feira (16), município localizado na região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. O fenômeno foi registrado por moradores da área, mas até o momento não há informações sobre danos materiais ou vítimas.
Os vídeos compartilhados nas redes sociais, mostram a formação do tornado. Em um dos registros, é possível ver o funil do tornado no horizonte, com os morros ao fundo. Em outra gravação, feita por Djoni Aloísio Dorr, o tornado é visto levantando a água de uma lagoa, semelhante a uma tromba d’água.
Tornado é registrado no interior do Rio Grande do Sul
Segundo o depoimento de um morador, o tornado se formou entre os municípios de General Câmara e Vale Verde, mais especificamente na Linha São João, na localidade de Estância Nova. A circulação de vento tocou o solo, confirmando que se tratava de um tornado e não apenas de uma nuvem funil.
A análise das imagens sugere que o fenômeno foi de pouca intensidade, provavelmente classificado como F0 ou, no máximo, F1 na escala de Fujita, que mede a força dos tornados. Como é comum em tornados de fraca intensidade, o fenômeno durou pouco tempo e se dissipou ao alcançar a água.
Quais foram os fatores meteorológicos que contribuíram para a formação?
O tornado registrado em Vale Verde tem explicações meteorológicas relacionadas a sistemas de baixa pressão que atuavam no Atlântico, no Leste e no Sudeste do Rio Grande do Sul. Um dos sistemas era remanescente do ciclone subtropical Biguá, que havia passado pela região no domingo (15), trazendo fortes chuvas e ventos.
Na segunda-feira, a Metade Leste do Rio Grande do Sul ainda enfrentava os efeitos desses sistemas. A circulação ciclônica que se formou na região aumentou as condições propícias para a formação de nuvens carregadas e, consequentemente, da rotação que deu origem ao tornado.
*Estagiário sob supervisão de Alfredo Mergulhão
Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político