Brasil
PUBLICIDADE

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 03/12/2024 - 17:31

Comandante-geral da PM de SP afasta PMs por violência: autoridades condenam a ação.

O comandante-geral da PM de SP se choca com PMs arremessando homem de ponte, pede desculpas e afasta 13 agentes. Autoridades condenam a ação, prometem investigação rigorosa e punição exemplar. Ministério Público classifica imagens como estarrecedoras e inadmissíveis, prometendo agir.

O comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Cássio Araújo de Freitas, declarou nesta terça-feira que as câmeras corporais dos agentes flagrados arremessando um homem de uma ponte gravaram a abordagem e estão sendo analisadas. Em entrevista ao programa "Estúdio I", da GloboNews, o comandante pediu desculpas aos familiares e disse nunca ter visto algo parecido durante seu período na polícia.

O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira, na Zona Sul de São Paulo. Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver um policial levantando uma moto que está no chão. Em seguida, outro agente aparece segurando o homem pela camiseta azul, que seria o motociclista abordado. Ele se aproxima da ponte e joga o homem no rio.

— Tenho 34 anos de serviço e nunca tinha visto algo parecido. Esses 13 profissionais vão ter o direito deles de explicar se todos realmente viram esse momento — afirmou o comandante, que pediu desculpas aos familiares das vítimas. — Fica aqui a minha colocação, inclusive, como desculpa aos familiares da pessoa que foi arremessada. Isso não reflete o nosso trabalho e iremos apurar com todo rigor.

Araújo declarou que as imagens das câmeras corporais estão sendo analisadas pela corregedoria. Mais cedo, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, condenou a ação alegando que "a ação não encontra respaldo nenhum entre os procedimentos operacionais da Polícia Militar". Treze PMs envolvidos direta ou indiretamente com o caso foram afastados pela Corregedoria.

Em um post nas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas condenou a ação. "Aquele que atira pelas costas, aquele que chega ao absurdo de jogar uma pessoa de uma ponte, evidentemente não está à altura de usar essa farda", escreveu ele. O chefe do Executivo estadual também disse os casos "serão investigados e rigorosamente punidos" e afirmou que "outras providências serão tomadas em breve".

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) classificou como "estarrecedoras e absolutamente inadmissíveis" as imagens que mostram o momento em que um policial militar joga um homem do alto de uma ponte.

Em nota, o MP afirma que abrirá uma investigação para "punir exemplarmente os responsáveis por uma intervenção policial que está muito longe de tranquilizar a população".

Mais recente Próxima Lewandowski diz que Ministério da Justiça terminou novo decreto de armas e promete criar estatuto dos atiradores esportivos

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Mais do Globo

Depois que Supremo suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões, deputados decidiram reagir

Ano-Novo traz uma oportunidade para Congresso pôr fim à farra das emendas

Os casos de abordagem indevida, abuso de autoridade e violência cometidos por policiais multiplicam-se pelo país

Decreto da ação policial diferencia a barbárie da civilização

À medida que o conteúdo falso prolifera, os cidadãos podem desconfiar de todo o ecossistema de informações

Precisamos de uma IA que favoreça a democracia

Ator, que morreu nessa quinta-feira (25), era conhecido pelo humor escancarado, mas também emocionava e falava sério

Inteligência, graça, sarcasmo e ironia: veja frases de Ney Latorraca

Veja o horóscopo do dia 27/12 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia 27/12

Inês Galvão e Edi Botelho foram os romances mais longevos e públicos de Ney

Ney Latorraca: saiba quem foram os grandes amores do ator, que morreu aos 80 anos

Estado tem investido em políticas públicas pela melhoria contínua do ambiente de negócios: o resultado é que 2024 foi um marco para o desenvolvimento econômico

Governo do Rio facilita abertura
de mais de 70 mil empresas em 2024

Governador do Rio despejou nove pontos de exclamação em três tuítes contra decreto federal

Ao atacar regras para polícias, Cláudio Castro sugere licença para matar

Prêmio histórico permitirá ao ganhador (ou ganhadores) uma vida de luxo. Dá pra pensar em carrões, mansões, viagens e artigos de grife

O que você faria com R$ 600 milhões? Veja o que dá para comprar com o prêmio da Mega da Virada

Centro-Oeste e Sudeste têm alerta de "Perigo", segundo o Inmet

Chuvas intensas atingem 18 estados nesta sexta-feira, com maior intensidade no Centro e Sudeste; veja previsão