Brasil
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 29/11/2024 - 17:31

Expectativa de vida se recupera em vários países após impacto da pandemia.

A expectativa de vida volta a subir em países como Brasil, EUA, Chile e Argentina após quedas durante a pandemia. China e Japão mantêm índices estáveis. Fatores como Covid-19, uso de opioides e condições de saúde mental afetam a longevidade. União Europeia registra aumento na expectativa de vida.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira que a expectativa de vida ao nascer no Brasil subiu para 76,4 anos em 2023. É a primeira vez que o país supera o patamar registrado antes da pandemia de Covid-19, quando a média era de 72,8 anos em 2021. Assim como o Brasil, outros países também enfrentaram quedas na expectativa de vida durante a crise sanitária, mas começaram a observar uma recuperação com a normalização das condições sanitárias.

Nações como os Estados Unidos e a Argentina, fortemente impactadas pela pandemia, apresentam uma recuperação lenta. Em contraste, o Chile conseguiu superar os níveis de 2019, enquanto a China manteve sua média estável mesmo durante o auge da crise.

Estados unidos

Segundo dados de 2023 do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a expectativa de vida americana alcançou 77,6 anos, um aumento modesto em relação a 76,1 no ano anterior. Em 2019, o índice era de 78 anos e dez meses, mas recuou significativamente devido às mortes causadas pela Covid-19, chegando ao valor mais baixo (75,9) em 2021. Além da pandemia, o CDC destaca outros fatores que limitam o crescimento da longevidade no país: a crise do uso de opioides, especialmente entre homens, agravada pelo aumento de casos de saúde mental e suicídios; e o avanço de doenças metabólicas crônicas, associadas principalmente à obesidade e ao consumo excessivo de álcool.

América Latina

O Chile se destaca na região com uma expectativa de vida de 81,1 anos em 2023, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas. Com 19,63 milhões de habitantes, o país atingiu pela primeira vez os 80 anos em 2016, mantendo crescimento até 2019, quando a média era de 80,6 anos. A pandemia reduziu esse índice para 79,7 em 2020, mas a recuperação foi rápida.

Já a Argentina viu sua expectativa de vida cair de 77 para 75 anos em 2021, durante o segundo ano da pandemia. Em 2022, o índice voltou a subir lentamente, alcançando 76 anos, conforme os dados mais recentes do Banco Mundial.

Ásia

A China, país de origem da Covid-19, registrou 78,6 anos de expectativa de vida em 2023, segundo a Comissão Nacional de Saúde. O país mantém uma trajetória ascendente desde 1962 e conseguiu preservar a média de 78 anos mesmo durante a pandemia. Apesar disso, a China perdeu o posto de país mais populoso do mundo para a Índia em 2023.

Ainda na região, o Japão permanece entre os líderes globais em longevidade, com uma média de 84 anos, valor mantido desde 2014. O país é superado apenas por Mônaco, que tem a maior expectativa de vida do mundo, com 89,68 anos, mas uma população de apenas 36 mil habitantes.

Europa

Na União Europeia, a média da expectativa de vida ao nascer era de 81,5 anos em 2023, um aumento de 0,9 em relação a 2022, conforme dados do Banco Mundial. Os países com maiores índices são Espanha (84,0 anos), Itália (83,8 anos) e Malta (83,6 anos), enquanto os menores valores estão na Bulgária (75,8 anos), Letônia (75,9 anos) e Romênia (76,6 anos). A França mantém uma expectativa de 82 anos desde 2020, e a Alemanha permanece estável em 81 anos, mesma marca de 2019, antes da pandemia.

Mais recente Próxima FAB lança ao espaço foguete brasileiro a partir de Centro da Barreira do Inferno; veja vídeo

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Mais do Globo

O ano de 2025 promete trazer feriados prolongados ao trabalhador. Primeira folga do ano acontece no dia 1º de janeiro, data da Confraternização Universal

Feriados prolongados 2025: veja calendário e planeje seu ano

Artista, que estava internado após o agravamento de um câncer de próstata, faleceu nesta quinta-feira

O que é sepse pulmonar? Entenda a causa da morte do ator Ney Latorraca

Com novo leilão, injeção do BC no mercado para conter a moeda passa de R$ 30 bilhões neste mês

Dólar hoje: moeda abre em alta, e BC volta a fazer leilão de US$ 3 bilhões

Trabalhadores nascidos em novembro e dezembro com direito ao benefício podem sacar o dinheiro

PIS/Pasep 2024 pode ser sacado até amanhã. Veja quem tem direito a receber

Há muitas razões que levam a alterações na coloração e na consistência do muco nasal quando estamos doentes

Claro, amarelo, verde: o que a cor do seu catarro diz sobre sua saúde

Artistas dividiram o palco em espetáculos bem-sucedidos e sempre fizeram questão de manter o casamento com discrição, fora dos holofotes

Viúvo de Ney Latorraca, Edi Botelho é ator e vivia há 29 anos com o marido: 'Um grande companheiro'

Cibercriminosos direcionaram palavrões ao presidente e deixaram comentários antissemitas. Portal ficou sem funcionar por uma hora, mas já foi retomado

Hackers invadem site do governo argentino e publicam mensagens contra Milei

Ele estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio; ficou conhecido por papéis marcantes e se destacou como Vlad, na novela 'Vamp' e 'Barbosa, em 'TV Pirata'

Ney Latorraca tinha testamento pronto e teria deixado herança e patrimônio para instituições de caridade

Vírus tem provocado surto sem precedentes entre vacas leiteiras e trabalhadores rurais no país

20 grandes felinos morrem de gripe aviária em santuário nos EUA: 'nunca vimos nada assim'