Brasil
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

A Polícia Federal da Austrália prendeu, nesta quinta-feira, dois homens suspeitos de traficarem um carregamento de 600 kg de cocaína, avaliado em R$ 636 milhões, do Brasil para o país da Oceania. Um holandês, de 25 anos, e um australiano, de 49, foram detidos, sem direito à fiança, e devem se apresentar em um tribunal de Sydney em maio. Pelo crime, eles podem ser condenados à prisão perpétua.

A investigação teve início em novembro do ano passado, quando a carga foi localizada no Porto do Pecém, no Ceará, nas paredes e pisos de quiosques de praia que aguardavam o envio para a Austrália. A droga, confiscada durante uma operação de rotina da PF e da Receita Federal, foi retirada do interior das unidades, que seguiram viagem normalmente.

As autoridades australianas foram avisadas do episódio. O carregamento chegou ao porto de Sydney no dia 8 de fevereiro. Nesta quarta-feira, os quiosques foram entregues a um galpão de armazenamento industrial no oeste de Sydney. A polícia local vigiava o transporte da mercadoria e prendeu os dois homens logo em seguida.

Antes de serem presos, homens tentaram retirar cocaína de quiosque; carregamento já havia sido recolhido pela PF — Foto: Reprodução
Antes de serem presos, homens tentaram retirar cocaína de quiosque; carregamento já havia sido recolhido pela PF — Foto: Reprodução

"Agentes testemunharam os homens chegarem ao armazém e permanecerem inúmeras horas com a porta rolante fechada, saindo intermitentemente para obter ferramentas e outros instrumentos suspeitos de serem usados ​​para acessar a remessa", diz nota divulgada pela Polícia Federal da Austrália (AFP, na sigla em inglês). A dupla foi detida ao deixar o galpão.

Dentro do local, foram encontrados quatro quiosques refrigerados para frutas. Segundo a AFP, será alegado na Justiça que a dupla usou ferramentas para abrir as partes das unidades onde o carregamento de cocaína estava.

Carregamento de cocaína foi encontrado em quiosque de praia que foram para a Austrália — Foto: Divulgação
Carregamento de cocaína foi encontrado em quiosque de praia que foram para a Austrália — Foto: Divulgação

Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido no veículo usado pela dupla. 15 mochilas foram confiscadas, assim como celulares, cartões de crédito, recibo e ferramentas.

— Uma importação desta dimensão poderia ter sido responsável por cerca de três milhões de negócios individuais de cocaína nas ruas, o que pode causar estragos e danos significativos à comunidade australiana. As investigações sobre a origem das drogas continuam em curso. — disse Kate Ferry, da AFP.

Segundo a PF, a apreensão da cocaína não foi divulgada em novembro para não atrapalhar as investigações das autoridades australianas.

Mais recente Próxima Como mãe e padrasto presos pela morte de menina de 3 anos em SC tentaram despistar a polícia com falsa narrativa; entenda

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Mais do Globo

Família confirmou o falecimento do artista, acometido pela doença incurável amiloidose

Famoso por campanhas provocativas da Benetton, fotógrafo Oliviero Toscani morre aos 82 anos

De acordo com a prefeitura, redução de 28 para 24 pastas visa enxugar a máquina pública

Vereadores de Niterói vão acionar MP 
contra extinção de secretarias sem autorização do Legislativo

Caso aconteceu em setembro de 2023, na portaria do prédio onde residia Yuri, em Copacabana, na Zona Sul do Rio

Condenado por agredir ator Victor Meyniel seguirá cumprindo medidas cautelares

Catiri, em Bangu, é mais um bairro que vive a rotina de tiroteios e mortes por tentativas de domínio territorial entre grupos criminosos rivais

Morte no Catiri: Comando Vermelho intensifica disputa por territórios dominados pela milícia na Zona Oeste; entenda

Uma tentativa de lançamento se arrastou por horas antes de ser cancelada devido a problemas técnicos não especificados

Blue Origin, de Jeff Bezos, adia primeiro lançamento do foguete New Glenn

O ciúme excessivo, quase paranoico, não é uma novidade ou exclusividade vivida apenas por mulheres, mas o assunto viralizou entre elas recentemente nas redes sociais, principalmente no TikTok

Você sofre com a Síndrome de Rebecca? Conheça condição que prejudica relações amorosas

O setor de esportes foi responsável por 78 eventos, seguido de perto pelo entretenimento

Turismo no Rio: número de eventos na cidade aumentou 45% em 2024, movimentando R$ 8,4 bi