Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Com a liberação do gabarito oficial do Enem 2023 (veja aqui) nesta terça-feira, os candidatos podem estimar suas possíveis notas com um simulador desenvolvido pelo jornal O GLOBO com os dados do Inep organizados pelo professor Frederico Torres. Estatístico formado pela Universidade de Brasília (UnB), ele possui mestrado profissional em Matemática também pela UnB, no qual tratou da Teoria de Resposta ao Item (TRI) — metodologia usada na correção do exame.

A prova, por conta de um sistema antichute, impossibilita que os estudantes possam antecipar seus resultados antes da divulgação oficial, que só é liberada em 16 de janeiro de 2024.

Na ferramenta, você só precisa inserir abaixo a quantidade de acertos que teve no Enem 2023 para ver uma estimativa do seu resultado. Depois, ainda é possível saber qual foi a nota de corte do curso que você deseja no Sisu 2022 (veja aqui).

Simule sua nota no Enem:

Como é calculada a nota do Enem? Conheça a Teoria de Resposta ao Item (TRI)

O Enem é corrigido através da Teoria de Resposta do Item (TRI). Nessa metodologia, o modelo aplicado ao Enem considera três parâmetros para cada item. A partir daí, os itens são posicionados em uma escala de dificuldade, e a proficiência (a nota) do candidato é estimada a partir da combinação do nível de dificuldade das perguntas com a coerência das respostas dos estudantes.

Nessa metodologia, o modelo aplicado ao Enem considera três parâmetros para cada item. A partir daí, os itens são posicionados em uma escala de dificuldade, e a proficiência (a nota) do candidato é estimada a partir da combinação do nível de dificuldade das perguntas com a coerência das respostas dos estudantes.

Quem erra as questões mais fáceis, mas acerta as difíceis pode acabar ficando com uma nota menor do que quem acertou as perguntas mais fáceis e errou as difíceis. Essa é uma forma de não premiar os chutes. Isso porque, se o candidato acertar as questões mais difíceis e errar as fáceis, o sistema poderá entender que ele deu sorte nas respostas.

Ou seja, o resultado do Enem não depende apenas da quantidade de questões que o aluno acertou, mas do nível de dificuldade delas e da coerência pedagógica do conjunto de respostas do candidato. Assim, um candidato pode ter mais acertos em uma prova e mesmo assim tirar uma nota menor do que seu colega que teve menos questões corretas. No ENEM 2022, por exemplo, houve candidato que, com 33 acertos teve nota 907,5, superior a um candidato que, com 41 acertos, obteve nota 896,3. Além disso, dois inscritos com o mesmo número de questões certas podem tirar cerca de 300 pontos de diferença. Os dois casos são extremos e raros, mas acontecem.

E como é possível estimar a nota?

O professor Frederico Torres levantou nos microdados do Enem a pontuação máxima, média e mínima de cada item da prova de 2022 por patamar de acerto.

— Por exemplo: na prova de matemática de 2022, 7.516 alunos acertaram 30 questões. Desses, a menor nota foi 759,1. A maior nota foi 878,5. E a média foi 826,17 — explicou Torres, criador do curso Mente Matemática. — Mas os valores extremos são os pontos fora da curva. São pessoas que tiveram uma coerência (da TRI) muito boa ou muito ruim.

A maior parte dos casos, cerca de 70% dos candidatos, obtém um resultado entre a nota média mais um desvio padrão e a nota média menos um desvio padrão.

Segundo ele, neste caso, o desvio padrão foi de 17 pontos. Isso significa que a maioria dos alunos (cerca de 70%) com 30 acertos em 2022 teve notas entre 809 e 843.

É essa faixa de nota que a calculadora exibe aos candidatos para cada número de acerto e de cada prova. Com isso, é possível ver quanto os candidatos de 2022 tiraram de acordo com o número de questões acertadas.

Mais recente Próxima Enem 2023: saiba se Caetano Veloso acertou questão sobre músicas de sua autoria
Mais do Globo

Manchester City tem três jogos consecutivos de derrotas e nove empates nos últimos quinze jogos

Goleiro provoca Haaland antes de cobrança e norueguês perde pênalti; veja lance

Report by the consultancy Bites, commissioned by O GLOBO, identified 21,000 tweets with content produced by the Grok tool between December 1 and 16

AI-generated images surge on X, amplifying concerns about misinformation risks

La Policía Federal investiga una organización criminal sospechosa de mover R$ 4,3 mil millones y de utilizar inmigrantes venezolanos para trasladar el oro a los países vecinos

Oro ilegal de la Amazonía encuentra rutas hacia Guyana, Venezuela y Surinam

Medida foi incluída na proposta de regulamentação da Reforma Tributária aprovada pelo Congresso e enviada à sanção presidencial

Imposto seletivo para bebidas alcoólicas pode reduzir óbitos e adoecimentos, defende Ministério da Saúde

Para realizar o procedimento, os médicos utilizaram uma técnica chamada perfusão pulmonar ex vivo

Reino Unido faz 1º transplante de pulmão com máquina que ‘recondiciona’ órgãos de doadores; entenda

Embora o quarteto tenha se separado entre 1969 e 1970, apenas em 29 de dezembro de 1974 foi assinado o contrato que formalizou o fim da banda

Completa 50 anos o acordo que pôs fim aos Beatles em meio a 'muitas tensões'

Federal Police target a criminal organization suspected of moving R$ 4.3 billion and using Venezuelan immigrants to transport the gold to neighboring countries

Illegal Amazon gold finds routes to Guyana, Venezuela, and Suriname

Escola era paga por um amigo da família e a venda de marmita garantia as contas em dia

O começo nada fácil de Ney Latorraca: 'Aprendi a representar para sobreviver, fazer graça para ganhar um dinheiro para comer no colégio'

Partículas de plástico ya han sido halladas en varios órganos, pero aún es difícil demostrar sus daños en el organismo

Microplásticos son encontrados en el cerebro humano: ¿Cuánto nos perjudican?

Plastic particles have already been detected in various organs, but proving their damage to the body remains challenging

Microplastics found in the human brain: How harmful are they?