Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Se o calendário oficial para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2024 ainda não saiu com as datas de inscrição e de realização da prova, o cronograma de preparação do estudante pode começar já. O GLOBO ouviu mais de 45 professores de dez escolas do país para formar o Guia de Estudos do Enem. Esse é um roteiro de como se preparar para a prova, com programação de abril a novembro para cada disciplina. Você pode acessar todo o material aqui.

Nesta segunda-feira, foram liberados os conteúdos do primeiro dia de prova: Redação, Linguagens e Ciências Humanas. Amanhã, estarão disponível os materiais do segundo, Matemática e Ciências da Natureza.

O guia ainda apresenta um levantamento dos assuntos de todas as questões da prova desde 2009, realizado pelo SAS Educação, e também uma seleção da Plataforma AZ dos cinco temas mais importantes de cada disciplina. Essas duas informações servem para que o estudante possa guiar suas prioridades ao longo do ano.

— A forma com que o Enem é corrigido, pela Teoria da Resposta ao Item (TRI), destaca a importância da coerência pedagógica, sugerindo que os alunos foquem nos conceitos básicos antes de avançar para temas mais complexos. Então, um plano de estudo eficaz pode ser dividido em trimestres: o primeiro para revisar conceitos básicos, o segundo para tópicos mais avançados e o terceiro para a resolução intensiva de questões — recomenda Idelfranio Moreira, Gerente de Ensino e Inovações Educacionais no SAS Educação.

No guia produzido por O GLOBO, os professores de Matemática, por exemplo, recomendam começar o ano se dedicando à revisão de conteúdos que são dados ainda no ensino fundamental. Já os de Redação defendem o estudo de questões técnicas de uma dissertação — tipo de texto exigido na prova — sem deixar de lado de se aprofundar nos possíveis temas que serão cobrados.

De acordo com o professor Daniel Bravo, do Colégio Ao Cubo, a prova de Redação, uma das mais importantes do exame, exige diferentes habilidades do candidato: 1) bom conhecimento sobre a realidade social brasileira e os seus principais problemas; 2) domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; 3) defender um ponto de vista sobre o tema proposto; 4) organizar o texto com clareza; e 5) apresentar, ao final da redação, uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

— Nesse sentido, considerando o perfil temático que a prova apresentou em 25 anos, o estudante pode estabelecer um roteiro de estudo que conjugue o aprofundamento temático baseado em nove eixos (veja quais são aqui) e as principais estratégias de aprimoramento da estrutura textual. Além disso, é fundamental que o candidato faça análises constantes de redações nota mil divulgadas pela própria banca com o intuito de identificar certos aspectos que costumam ser mais valorizados pelos corretores — defendeu o professor.

Rotina de estudos

Lembre: estudar para o Enem é uma maratona e não uma corrida de cem metros. Isso significa que é preciso manter o ritmo durante todo o ano, explicam professores especialistas no exame. O ideal é que o candidato consiga criar uma rotina de estudo. Quem precisa trabalhar, pode se dedicar pelo menos uma a duas horas por dia, de segunda a sexta, e de três a quatro, no sábado e domingo. Se for possível aumentar essa carga, invista seu tempo nisso. Mas não exagere.

— É preciso tomar cuidado com o horário da noite, para não atrapalhar o sono. O descanso, o sono, também é parte do processo e ajuda o aluno a render melhor nas aulas do dia seguinte. Por isso, recomendo que os alunos não passem das 20h, 21h estudando — afirma Rodrigo Magalhães, diretor do Colégio e Curso AZ da Tijuca e Recreio.

Segundo ele, quem puder se dedicar apenas ao estudo, pode espelhar uma rotina escolar, com cerca de de quatro a cinco horas por dia de manhã e outra sessão nesse mesmo período de tarde.

— Pensando num estudante que tem aula de manhã, de sete ao meio dia, o ideal é que ele tenha de quatro a cinco horas de estudo também à tarde. Assim, além da teoria vista de manhã, poderá praticar as questões, o que é essencial, no outro turno — afirma.

Os especialistas recomendam ainda diversas dicas para o estudo: dedique um período para os exercícios; faça micro intervalos ao longo do estudo — cinco minutos para cada 20 a 25 minutos estudados; explique o conteúdo para uma pessoa imaginária; organize um ambiente de estudo adequado; faça resumos dos tópicos estudados; e utilize mapas e imagens para melhor compreensão.

— O estudo ativo é outra estratégia importante, onde você se envolve mais atentamente com o material de estudo através de questionamentos, resumos, criação de mapas mentais ou até ensinando o conteúdo a si mesmo, como se estivesse explicando para outra pessoa — afirma Flávio Rocha, diretor Pedagógico do Pro Raiz Sistema de Ensino.

Veja temas fundamentais de cada disciplina

Artes

  1. Novos usos e manifestações da arte
  2. Vanguardas europeias
  3. Arte e cultura do Nordeste
  4. Arte e cultura de povos originários brasileiros
  5. Arte e cultura africana e afro-brasileira

Biologia

  1. Metabolismo energético: Respiração Celular e Fotossíntese
  2. Botânica: Classificação das Plantas e Hormônios Vegetais
  3. Problemas Ambientais e Exploração e Uso de Recursos Naturais
  4. Principais Tecidos Animais e Vegetais
  5. Principais doenças que afetam a população brasileira: Parasitologia e Vírus

Filosofia

  1. Filosofia Clássica
  2. Ética e moral
  3. Filosofia moderna
  4. Existencialismo
  5. Filosofia contemporânea

Física

  1. Transferência de calor e equilíbrio térmico
  2. Leis de Newton
  3. Leis de Ohm
  4. Fenômenos ondulatórios
  5. Comportamento de Gases ideais

Geografia

  1. Globalização e Divisão Internacional do Trabalho
  2. Espaço agrário
  3. Espaço Urbano
  4. Questões ambientais
  5. Geologia e Geomorfologia

História

  1. Idade Média
  2. Brasil Império
  3. Era Vargas
  4. Revoluções industriais e iluminismo
  5. Ditadura Civil-Militar

Língua espanhola e língua inglesa

  1. Interpretação de texto
  2. Vocabulário (expressões idiomáticas)
  3. Figuras de linguagem

Língua Portuguesa e Literatura

  1. Tipos e gêneros textuais
  2. Função e figuras de linguagem
  3. Terceira fase do Modernismo
  4. Variação linguística
  5. Recursos expressivos

Matemática

  1. Estatística: Interpretação de Gráficos e Tabelas; Medidas de Tendência Central e Dispersão
  2. Funções do 1º e 2º graus
  3. Razões e Proporções
  4. Probabilidade
  5. Volumes de Sólidos

Química

  1. Propriedades Físico -Químicas dos Compostos Orgânicos
  2. Estequiometria e Cálculos Químicos
  3. Cinética Química
  4. Energias Químicas no Cotidiano: Energia Limpa
  5. Separação de Misturas

Sociologia

  1. Movimentos sociais
  2. Cidadania e Direitos Humanos
  3. Diversidade cultural
  4. Gênero e sexualidade
  5. Trabalho e sociedade

Mais recente Próxima Enem: o que mais cai em Português e Literatura? Saiba o que estudar
Mais do Globo

Neymar já é pai de três crianças e está espera o quarto filho

Carol Dantas, Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly: conheça as mães dos filhos de Neymar

Primeira filha do casal, Mavie está com um ano; atleta do Al-Hilal também tem Davi Lucca, de 13, e Helena, de cinco meses

Neymar e Bruna Biancardi terão segundo bebê e jogador será pai pela quarta vez: 'Seja bem-vinda, filha'

Post Malone, Shaboozey e a filha Blue Ivy foram convidados da cantora no curso show, centrado no repertório do álbum ‘Cowboy Carter’

Beyoncé faz espetáculo de grandes proporções no intervalo do NFL: Saiba como foi

Imagens serão avaliadas e podem render indicação à premiação das maiores ondas da temporada

Brasileira surfa onda que pode ter sido a maior de uma mulher no Havaí; vídeo

Texto com detalhamento de procedimentos deve ser publicado em janeiro

Após caso de jovem baleada, ministro da Justiça quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Lançado há 30 anos, ‘All I want for Christmas is you’ acaba de completar sua terceira semana consecutiva no número um das paradas

Mariah Carey canta hit natalino em apresentação no intervalo do futebol americano

Treinador de 59 anos não quis seguir na equipe após título argentino, e tem acordo encaminhado com o tricolor, segundo a imprensa do país

Na mira do Grêmio, Gustavo Quinteros deixa Vélez e fica mais próximo do futebol brasileiro

Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) informou que um parecer técnico da ANA concluiu que não há risco de contaminação para consumo da água do Rio Tocantins

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Cantora, que motivou denúncia contra o influenciador Carlinhos Maia no MInistério Público por transfobia, disse ao jornal que ganhou seu nome por causa de um tio que gostava do craque inglês Gary Lineker

Liniker no ‘Guardian’: ‘Ultimamente, o que mais me chamam é de LinkedIn’

Jean chegou ao futebol paraguaio em 2021, após não receber mais oportunidades no São Paulo, em função de agressão contra a ex-esposa

Anunciado pelo Cerro, Gatito vai brigar por posição com goleiro brasileiro preso por violência doméstica