Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Na prova de Física do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mecânica, eletricidade e energia dominam boa parte das questões. De acordo com um levantamento do SAS Educação em todas os itens que já passaram pelo teste de 2009 e 2023, esses temas representam quase dois terços do que já foi cobrado.

Abaixo, veja o que mais é cobrado nessa disciplina, um roteiro de estudos até novembro e a recomendação de especialistas no tema.

Veja a lista de conteúdos para estudar

ABRIL E MAIO

  • Movimento uniforme (MU)
  • Movimento uniformemente variado (MUV)
  • Leis de Newton
  • Forças particulares
  • Movimento circular uniforme (MCU) e transmissão de movimento

JUNHO E JULHO

  • Estática
  • Trabalho e energia
  • Colisões
  • Hidrostática
  • Calorimetria

AGOSTO E SETEMBRO

  • Leis de Ohm
  • Potencia elétrica
  • Associação de resistores e medidores elétricos
  • Gases ideais
  • Termodinâmica

OUTUBRO E NOVEMBRO

  • Princípios da óptica geométrica
  • Refração da luz
  • Ondas periódicas
  • Fenômenos ondulatórios e qualidades do som
  • Ondas estacionárias

Com a palavra, os professores

Bruno Ribeiro, do Colégio Ao Cubo:

"A prova de Física do Enem tem demonstrado um padrão muito claro nos últimos dez anos. Tanto em termos de conteúdos mais cobrados, quanto em relação ao direcionamento das questões, que são quase sempre propondo como a Física estudada no ensino médio pode ser aplicada no cotidiano. Entretanto, é preciso mudar a ideia de boa parte dos alunos, que tem a impressão de que a prova tem muitas questões teóricas. Na verdade, ao longo desses anos, é possível constatar que a prova de Física, que normalmente contém 15 questões, é muito bem dividida entre questões teóricas e questões envolvendo contas."

José Carlos Fernandes, do Colégio Qi:

"Propagação de calor e fenômenos ondulatórios são temáticas que, muitas das vezes, surgem de forma mais conceitual, sem a necessidade de desenvolvimento algébrico, o que pode facilitar alguns candidatos e exigir menor tempo de solução das questões."

Rodrigo Guimarães, do Colégio Sá Pereira:

"Uma dica importante é trabalhar bem a análise de circuitos. Entender o fluxo da corrente elétrica entre os resistores, de forma a conseguir mapeá-lo e avaliar as consequências caso haja alguma mudança proposta no problema.

Dentro de termologia vale relembrar os conceitos de propagação de calor, incluindo a Lei de Fourier , na qual é necessário entender o efeito de cada uma de suas variáveis no fluxo de calor. Outro ponto de atenção é calorimetria, principalmente o Efeito Joule, que pode aparecer em questões junto com eletricidade.

Muitos gráficos podem aparecer nas provas de física, sendo muito utilizados em questões de cinemática, dinâmica e ondas. Analise os dados com calma e preste muita atenção nas unidades dos valores apresentados e das grandezas indicadas nos eixos."

Daniel Ávila, do Colégio e Curso AZ:

“É sempre importante reforçar que existem assuntos muito recorrentes na prova, que com certeza vão aparecer. A parte de ondulatória é uma delas. Ondas periódicas, fenômenos ondulatórios, qualidades do som, ondas estacionárias são extremamente recorrentes e que, por vezes, aparecem em duas ou mais questões na prova. Também é comum aparecerem mais duas questões de eletrodinâmica. Então, os alunos devem priorizar a parte de circuitos, de associação de resistores, medidores elétricos, potência elétrica e leis de Ohm. Calorimetria, trabalho e energia também são assuntos que devem ser estudados mais a fundo, pois costumam aparecer pelo menos uma vez”

Cinco temas fundamentais para a prova:

  1. Transferência de calor e equilíbrio térmico
  2. Leis de Newton
  3. Leis de Ohm
  4. Fenômenos ondulatórios
  5. Comportamento de Gases ideais

O GLOBO ouviu mais de 45 professores de dez escolas do país para formar o Guia de Estudos do Enem. Esse é um roteiro de como se preparar para a prova, com programação de abril a novembro para cada disciplina. Em Física, participaram os professores Bruno Ribeiro, do Ao Cubo; José Carlos Fernandes, do Colégio Qi; Rodrigo Guimarães, do Sá Pereira; e Daniel Ávila, do Física do Colégio e Curso AZ.

Mais recente Próxima Enem: o que mais cai em Biologia? Saiba o que estudar
Mais do Globo

Galeria mostra novelas, minisséries e especiais

Resgates subaquáticos no rio já encontraram dois corpos após queda de ponte; agência de águas descarta risco de contaminação da água

Equipes iniciam quarto dia de buscas por desparecidos após queda de ponte entre Tocantins e Maranhão

Diez recomendaciones de lugares para comenzar 2025 con buen pie

Dónde desayunar y hacer brunch el 1º de enero: para empezar el año con felicidad en Río de Janeiro

Cidade terá terá mais de 75 atrações em 13 palcos pela cidade

Réveillon do Rio: revista em Copacabana começa às 8h

Entre os projetos realizados no Rio, está o Parque Madureira, inaugurado em 2012

Morre o arquiteto Ruy Rezende, autor do projeto do Parque Madureira e um dos principais nomes do Rio na área de prédios corporativos

Un informe de la consultora Bites, realizado a pedido de O GLOBO, señaló 21 mil tuits con contenido producido por la herramienta Grok entre el 1 y el 16 de diciembre

Imágenes creadas por IA explotan en X y refuerzan la preocupación sobre los riesgos de desinformación

Manchester City tem três jogos consecutivos de derrotas e nove empates nos últimos quinze jogos

Goleiro provoca Haaland antes de cobrança e norueguês perde pênalti; veja lance

Report by the consultancy Bites, commissioned by O GLOBO, identified 21,000 tweets with content produced by the Grok tool between December 1 and 16

AI-generated images surge on X, amplifying concerns about misinformation risks

La Policía Federal investiga una organización criminal sospechosa de mover R$ 4,3 mil millones y de utilizar inmigrantes venezolanos para trasladar el oro a los países vecinos

Oro ilegal de la Amazonía encuentra rutas hacia Guyana, Venezuela y Surinam

Medida foi incluída na proposta de regulamentação da Reforma Tributária aprovada pelo Congresso e enviada à sanção presidencial

Imposto seletivo para bebidas alcoólicas pode reduzir óbitos e adoecimentos, defende Ministério da Saúde