Enem: o que mais cai em Física? Saiba o que estudar
O GLOBO produziu um Guia de Estudos do Enem completo para ajudar estudantes na preparação para a prova
Na prova de Física do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mecânica, eletricidade e energia dominam boa parte das questões. De acordo com um levantamento do SAS Educação em todas os itens que já passaram pelo teste de 2009 e 2023, esses temas representam quase dois terços do que já foi cobrado.
- Guia de Estudos do Enem: Conheça o roteiro completo de todas as disciplinas
- Matemática e Ciências da Natureza: Quais matérias mais caem no segundo dia da prova?
Abaixo, veja o que mais é cobrado nessa disciplina, um roteiro de estudos até novembro e a recomendação de especialistas no tema.
Veja a lista de conteúdos para estudar
ABRIL E MAIO
- Movimento uniforme (MU)
- Movimento uniformemente variado (MUV)
- Leis de Newton
- Forças particulares
- Movimento circular uniforme (MCU) e transmissão de movimento
JUNHO E JULHO
- Estática
- Trabalho e energia
- Colisões
- Hidrostática
- Calorimetria
AGOSTO E SETEMBRO
- Leis de Ohm
- Potencia elétrica
- Associação de resistores e medidores elétricos
- Gases ideais
- Termodinâmica
OUTUBRO E NOVEMBRO
- Princípios da óptica geométrica
- Refração da luz
- Ondas periódicas
- Fenômenos ondulatórios e qualidades do som
- Ondas estacionárias
Com a palavra, os professores
Bruno Ribeiro, do Colégio Ao Cubo:
"A prova de Física do Enem tem demonstrado um padrão muito claro nos últimos dez anos. Tanto em termos de conteúdos mais cobrados, quanto em relação ao direcionamento das questões, que são quase sempre propondo como a Física estudada no ensino médio pode ser aplicada no cotidiano. Entretanto, é preciso mudar a ideia de boa parte dos alunos, que tem a impressão de que a prova tem muitas questões teóricas. Na verdade, ao longo desses anos, é possível constatar que a prova de Física, que normalmente contém 15 questões, é muito bem dividida entre questões teóricas e questões envolvendo contas."
José Carlos Fernandes, do Colégio Qi:
"Propagação de calor e fenômenos ondulatórios são temáticas que, muitas das vezes, surgem de forma mais conceitual, sem a necessidade de desenvolvimento algébrico, o que pode facilitar alguns candidatos e exigir menor tempo de solução das questões."
Rodrigo Guimarães, do Colégio Sá Pereira:
"Uma dica importante é trabalhar bem a análise de circuitos. Entender o fluxo da corrente elétrica entre os resistores, de forma a conseguir mapeá-lo e avaliar as consequências caso haja alguma mudança proposta no problema.
Dentro de termologia vale relembrar os conceitos de propagação de calor, incluindo a Lei de Fourier , na qual é necessário entender o efeito de cada uma de suas variáveis no fluxo de calor. Outro ponto de atenção é calorimetria, principalmente o Efeito Joule, que pode aparecer em questões junto com eletricidade.
Muitos gráficos podem aparecer nas provas de física, sendo muito utilizados em questões de cinemática, dinâmica e ondas. Analise os dados com calma e preste muita atenção nas unidades dos valores apresentados e das grandezas indicadas nos eixos."
Daniel Ávila, do Colégio e Curso AZ:
“É sempre importante reforçar que existem assuntos muito recorrentes na prova, que com certeza vão aparecer. A parte de ondulatória é uma delas. Ondas periódicas, fenômenos ondulatórios, qualidades do som, ondas estacionárias são extremamente recorrentes e que, por vezes, aparecem em duas ou mais questões na prova. Também é comum aparecerem mais duas questões de eletrodinâmica. Então, os alunos devem priorizar a parte de circuitos, de associação de resistores, medidores elétricos, potência elétrica e leis de Ohm. Calorimetria, trabalho e energia também são assuntos que devem ser estudados mais a fundo, pois costumam aparecer pelo menos uma vez”
Cinco temas fundamentais para a prova:
- Transferência de calor e equilíbrio térmico
- Leis de Newton
- Leis de Ohm
- Fenômenos ondulatórios
- Comportamento de Gases ideais
O GLOBO ouviu mais de 45 professores de dez escolas do país para formar o Guia de Estudos do Enem. Esse é um roteiro de como se preparar para a prova, com programação de abril a novembro para cada disciplina. Em Física, participaram os professores Bruno Ribeiro, do Ao Cubo; José Carlos Fernandes, do Colégio Qi; Rodrigo Guimarães, do Sá Pereira; e Daniel Ávila, do Física do Colégio e Curso AZ.