True Crime
PUBLICIDADE
True Crime

Histórias, detalhes e personagens de crimes reais que mais parecem ficção

Informações da coluna

Ullisses Campbell

Com 25 anos de carreira, sempre atuou como repórter. Passou pelas redações de O Liberal, Correio Braziliense e Veja. É autor da coleção “Mulheres Assassinas”

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 02/12/2024 - 20:08

Nego Di advertido pelo MP: riscos de retorno à prisão

O humorista Nego Di é advertido pelo Ministério Público por postagens após soltura, infringindo liberdade provisória. Acusado de esquema fraudulento milionário, enfrenta riscos de retorno à prisão. Advogadas brindam em churrasco gerando polêmica. Medidas cautelares descumpridas levantam questionamentos sobre cumprimento judicial. Polêmicas anteriores do ex-BBB também são lembradas.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul advertiu, na noite desta segunda-feira, o humorista e influenciador digital Dilson Alves da Silva Neto, conhecido como Nego Di, de 30 anos. Na quinta-feira passada, ele foi solto graças a um habeas corpus concedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). No dia seguinte, promoveu uma roda de samba regada a churrasco e cerveja. Suas advogadas, Tatiana Borsa e Camila Kersch, publicaram fotos nas redes sociais brindando com espumante, e imagens da festa também foram divulgadas. Essas publicações configuraram violação da liberdade provisória, já que a Justiça havia proibido o ex-BBB de usar ou frequentar redes sociais.

Após três dias de análise, o Ministério Público gaúcho protocolou na Justiça um pedido de advertência ao influenciador. Apesar de os promotores não terem solicitado a revogação do habeas corpus, Nego Di ainda pode voltar ao xilindró, caso o STJ entenda que ele descumpriu as condições de sua soltura.

Para minimizar os danos, Nego Di destituiu a advogada Tatiana Borsa no fim de semana, e manteve apenas Camila Kersch em sua defesa. Contudo, fontes garantem que o afastamento de Tatiana foi apenas simbólico, já que ela continua atuando nos bastidores da estratégia jurídica do humorista.

Nego Di ao deixar a prisão e em postagem das advogadas Tatiana Vizzotto Borsa e Camila Kersch Rodrigues pouco depois — Foto: Reprodução
Nego Di ao deixar a prisão e em postagem das advogadas Tatiana Vizzotto Borsa e Camila Kersch Rodrigues pouco depois — Foto: Reprodução

Em uma postagem irônica sobre seu afastamento, a advogada comentou: “Pois é, nem sabia que era funcionária do Nego Di para ser demitida. Agora, posso ir para a justiça do trabalho”. Tatiana não recebeu honorários, pois os bens e contas do influenciador estão bloqueados.

Nego Di foi solto após quatro meses preso sob acusações de estelionato qualificado, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Ele é suspeito, junto com Anderson Boneti, de enganar mais de 370 pessoas em 2022, causando um prejuízo superior a R$ 5 milhões em vendas fraudulentas pelo site Tadizuera, oferecendo produtos como televisores e celulares que nunca foram entregues. A investigação revelou que Nego Di utilizou sua imagem pública para atrair vítimas e movimentar grandes quantias em contas ligadas ao esquema. Para obter a liberdade, ele alegou boa-fé, afirmando que pediu a retirada do site fraudulento ao perceber as irregularidades e que ressarciu algumas vítimas.

O STJ estabeleceu medidas cautelares como a proibição de usar ou frequentar redes sociais, entrega do passaporte e comparecimento periódico à Justiça. Contudo, a comemoração registrada nas redes sociais gerou questionamentos sobre o cumprimento dessas condições. A foto em que aparece sorrindo ao fundo, publicada pelas advogadas, foi rapidamente apagada, mas o Ministério Público abriu um procedimento para avaliar se houve descumprimento da ordem judicial.

Antes das acusações, Nego Di já havia enfrentado polêmicas por rifas irregulares e disseminação de fake news. Sua trajetória, marcada pela participação no Big Brother Brasil 2021, culmina agora em acusações que colocam em xeque o uso de sua influência digital.

Nego Di abraça a advogada Tatiana Borsa — Foto: Reprodução/Instagram
Nego Di abraça a advogada Tatiana Borsa — Foto: Reprodução/Instagram
Mais recente Próxima Advogada que postou Nego Di em churrasco no Instagram horas após soltura é demitida