Folia de janeiro a janeiro
Informações da coluna
Pedro Willmersdorf
Acompanha os desfiles desde 2009 como jornalista. Verde e rosa de coração, independente na identidade, já transformou muita cadeira da avó em carro alegórico!
O feito de Feital: compositor vence finais de Mocidade e Viradouro em menos de 24 horas
Aos 73 anos, veterano tem fim de semana apoteótico em disputas nas duas escolas que já lhe renderam Estandartes de Ouro
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 14/10/2024 - 16:51
Compositor Feital: Fim de Semana Triunfal
Aos 73 anos, o compositor Paulo César Feital conquista vitórias seguidas nas finais de samba-enredo da Mocidade e Viradouro em menos de 24 horas. Compositor renomado, Feital teve um fim de semana apoteótico, demonstrando sua habilidade excepcional em competições de alto nível, consolidando seu legado na história do samba.
Para qualquer compositor de samba-enredo, ter uma vitória em seu currículo já é uma glória digna de celebração. Ponto pacífico. Mas o que dizer quando a conquista acontece em dose dupla, e em menos de 24 horas? Pois foi justamente o que ocorreu com Paulo César Feital, capitaneando duas obras vencedoras em duas finais de Grupo Especial no último fim de semana.
- O Rio é bantu: Mangueira divulga fantasias para o carnaval 2025
- Laíla eterno: Beija-Flor vai lembrar passagem do homenageado pelo Salgueiro
Por volta das 5h de domingo (13), era anunciado seu primeiro triunfo, na quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel. Favorita, a parceria do veterano Feital, de 73 anos, trazia consigo também Cláudio Russo, Alex Saraiça, Denilson Rozario, Carlinhos da Chácara, Marcelo Casanossa, Rogerinho, Nito de Souza, Dr Castilho e Léo Peres.
Introduzido pelo patrono Rogério de Andrade, o intérprete Zé Paulo Sierra logo em seguida soltou os versos do refrão da obra de Feital & Cia para o enredo “Voltando para o futuro – Não há limites para sonhar”: “O céu vai clarear e iluminar a Zona Oeste da cidade”. Assim se fez, e com Feital campeão.
Domingo transcorrido, Feital teria mais à frente um novo encontro com a vitória, desta vez do outro lado da Baía de Guanabara, em Niterói. Finalista na atual campeã, Viradouro, o compositor parecia ter pela frente uma disputa mais acirrada, segundo a bolsa informal de apostas e a rádio fofoca da folia.
Mas pouco depois das 2h desta segunda-feira, o presidente da escola, Marcelinho Calil veio a sacramentar a nova conquista de Feital. Para falar de “Malunguinho – O mensageiro dos três mundos”, a agremiação irá para a Sapucaí com o samba canetado pelo mestre, ao lado de Inácio Rios, Marcio André Filho, Vitor Lajas, Vaguinho, Chanel e Igor Federal.
Parceiro de nomes como Altay Veloso, Roberto Menescal e Jorge Aragão, dono de obras como “Saigon” e “Cinelândia”, e já agraciado por Estandartes de Ouro (com Viradouro e Mocidade, inclusive), certamente Paulo César Feital jamais negará que teve um fim de semana digno de nota 10, daqueles difíceis de esquecer. Uma apoteose.