Portugal visto de dentro por um jornalista carioca
Informações da coluna
Gian Amato
Jornalista há mais de 20 anos, fez diversas coberturas internacionais por O Globo. Escreve de Portugal desde 2017.
Pedidos de vistos de brasileiros para Portugal aumentam 10,6%
Necessidade de entrada regular elevou volume de processos, informa ministério
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 16/12/2024 - 09:43
Aumento de Pedidos de Vistos Brasileiros para Portugal causam sobrecarga nos Consulados
Pedidos de vistos de brasileiros para Portugal aumentam 10,6% devido à necessidade de entrada regular, sobrecarregando consulados. Aumento de demanda por trabalho em Portugal gera atrasos nos pedidos. Ministério aponta para desafios na capacidade de resposta e anuncia contratação de mais pessoal para lidar com o aumento de solicitações.
A necessidade de entrar em Portugal de maneira regular fez com que os pedidos de vistos aumentassem em 10,6% nos consulados brasileiros, informa ao Portugal Giro o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
Os quase 26 mil pedidos representam uma subida relativa a 2023, segundo afirma o ministério:
“O que se tem verificado é um aumento crescente da capacidade de resposta dos postos consulares no Brasil que, ao nível de vistos, registram um incremento de 10,6% no volume de pedidos processados”.
Sem a manifestação de interesse desde o início do segundo semestre, os brasileiros têm recorrido mais aos pedidos de vistos enquanto aguardam a abertura do canal de regularização da CPLP.
A entrada como turista será transformada em autorização de residência via CPLP. Mas há estudantes e trabalhadores que não podem esperar por uma abertura ainda sem data porque têm prazo a cumprir em Portugal.
A corrida aos consulados fez com que a demanda explodisse e os pedidos atrasassem. Um concurso foi aberto para a contratação de 50 pessoas em 2025.
“Nos postos consulares onde a procura de vistos é superior à capacidade de resposta, existirá sempre a percepção, por parte do solicitante, que existe uma dificuldade no processamento de vistos”, diz o ministério.
Inscreva-se na Newsletter: Portugal Giro