Uma análise multimídia dos fatos mais importantes do dia
Informações da coluna
Merval Pereira
Participa do Conselho Editorial do Grupo Globo. É membro das Academias Brasileira de Letras, Brasileira de Filosofia e de Ciências de Lisboa.
Dino não vai aceitar qualquer desculpa
Seria uma desmoralização para Flavio Dino se ele aceitar qualquer arranjo político para a questão das emendas.
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 27/12/2024 - 13:51
Flavio Dino pressiona Congresso por transparência
Flavio Dino não aceitará desculpas na questão das emendas parlamentares, pressionando o Congresso por respostas claras. Acusações de desvio de verbas para Alagoas e falta de transparência complicam a situação. Dino mantém postura firme, recusando acordos políticos que possam comprometê-lo.
Tudo indica que se o Congresso pudesse ou quisesse explicar ao ministro Flávio Dino a questão das emendas - quem aprovou, para onde foi o dinheiro, etc - já tinha feito, diante das exigências do STF. Deputados queriam que a decisão de Flavio Dino se baseasse na informação que mandaram, francamente incompleta, porque dizem que nada foi alterado sobre o que as comissões decidiram. Mas os partidos -NOVO e PSOL - e as instituições privadas, como o Instituto Não aceito Corrupção denunciaram que o presidente da Câmara Arthur Lira desviou dinheiro para Alagoas e as comissões foram superadas por várias destinações distintas depois de fechadas. Seria fácil responder, mas não vão poder explicar nunca porque 50 milhões foram para Alagoas. Acho difícil Dino aceitar acordo político para resolver a questão. Seria uma desmoralização para ele, que está sendo tão rigoroso na questão. Não sei como irão fazer, mas o ministro não vai aceitar qualquer desculpa. Ele pressiona o Congresso pedindo uma resposta até as 20h de hoje. Acho difícil que possam explicar certas coisas.