Um olhar analítico e informativo de tudo que envolve as mulheres no futebol
Informações da coluna
Tatiana Furtado
Formada em jornalismo pela Uerj, trabalha no GLOBO desde 2004. Há 15 anos, atua no jornalismo esportivo, tendo participado da cobertura de três Copas do Mundo.
Paris-2024: Brasil cai no grupo da Espanha, atual campeã do mundo, e terá desafio de enfrentar estilos distintos de jogo
Seleção ainda jogará com Japão e uma seleção africana que ainda vai ser definida
O Brasil já sabe o caminho que terá de percorrer rumo à mais uma medalha olímpica no futebol feminino. A Fifa e o COI sortearam nesta quarta-feira os grupos do torneio da modalidade em Paris-2024, e a seleção brasileira terá alguns desafios pela frente. A equipe está no Grupo C, ao lado da Espanha, atual campeã do mundo, do Japão e de uma seleção africana que ainda vai ser definida entre Nigéria e África do Sul — as seleções se enfrentam nos dias 5 e 9 de abril pelas eliminatórias africanas.
A estreia será diante da seleção africana; depois o Brasil enfrentará a Espanha e o Japão. O lado bom do sorteio é enfrentar o time mais fraco do grupo logo no primeiro jogo. Mas as dificuldades da equipe do técnico Arthur Elias serão grandes.
Além de jogar contra a seleção campeã do mundo, que conta com as melhores jogadoras da atualidade, como Bonmatí e Putellas, o Brasil vai enfrentar o Japão, que apresentou um dos melhores jogos de futebol no Mundial de 2023. São seleções com estilos distintos, mas extremamente técnicas. Já o confronto com a seleção africana deve ter o componente de mais força física.
O técnico Arthur Elias comentou a chave do Brasil nos Jogos Olímpicos.
—Quando olhamos para o sorteio, percebemos que todos os grupos são muito competitivos e de alto nível, o que é uma característica das Olimpíadas. Analisando os nossos adversários e o desempenho atual, penso que caímos com as seleções mais fortes de cada pote, mas isso não vai influenciar quando a competição começar. Agora, com a definição dos grupos, podemos acelerar e qualificar nosso planejamento técnico e logístico. Além disso, seguiremos com a mesma mentalidade, avaliando as atletas da maneira mais ampla possível e aprimorando nossa performance até a torneio. Tenho convicção de que faremos uma Olimpíada com a retomada do futebol feminino brasileiro e que podemos fazer história — analisou o treinador.
Em décimo lugar no ranking da Fifa, o Brasil ficou no pote 3 ao lado Colômbia e Austrália. Por isso, já se sabia que grandes seleções presentes nos potes 1 e 2 estariam no percurso brasileiro. Afinal, apenas 12 equipes participam dos Jogos Olímpicos.
Nas Olimpíadas, as seleções são divididas em três grupos de quatro times. Os dois primeiros colocados e os dois melhores terceiros lugares avançam às quartas de final.
A disputa do futebol feminino será realizada entre os dias 24 de julho (dois dias antes da cerimônia de abertura) e 10 de agosto (um dia antes do encerramento).
Grupo A
- França
- Colômbia
- Canadá
- Nova Zelândia
Grupo B
- Estados Unidos
- África 2
- Alemanha
- Austrália
Grupo C
- Espanha
- Japão
- África 1
- Brasil