Sistema de mísseis antiaéreos Gibka-S russo detecta todos os alvos que voam a 40 km
08:28 26.12.2024 (atualizado: 08:42 26.12.2024)
© Sputnik / Stanislav KrasilnikovMilitar com fuzil de caça vigia drones FPV durante ações de combate de sistema de artilharia autopropulsada Msta-S do Distrito Militar Central da Rússia na área de Avdeevka, durante operação militar especial, foto publicada em 23 de julho de 2024
© Sputnik / Stanislav Krasilnikov
Nos siga no
Militares russos de equipe de defesa antiaérea da 30ª Brigada de Infantaria Motorizada do agrupamento de tropas russo Tsentr (Centro) avaliaram o desempenho do sistema de mísseis antiaéreos terra-ar Gibka-S na detecção e abate de alvos aéreos na zona da operação militar especial, disseram os mesmos soldados à Sputnik.
O sistema de mísseis antiaéreos Gibka-S é operado para cobrir o avanço das unidades avançadas na zona da operação russa. O grupo móvel de tiro inclui dois veículos de combate baseados no veículo Tigr: o primeiro é equipado com uma estação de radar e o segundo é equipado com uma torre para quatro mísseis antiaéreos Verba.
"O alcance da detecção de alvos é de cerca de 40 quilômetros, tudo depende dos alvos. Esse veículo pode detectar todos os alvos que voam: aviões, helicópteros, mísseis de cruzeiro e drones de várias modificações", disse Aleksei Novoselkin, um militar da equipe de defesa antiaérea.
🇷🇺💪 Veja trabalho do sistema de lançamento de mísseis antiaéreos russo Gibka-S na zona de batalha
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) December 26, 2024
Soldados russos avaliaram o desempenho do sistema de mísseis terra-ar Gibka-S na detecção e abate de alvos aéreos que voam a 40 km na zona da operação militar especial.
Siga… pic.twitter.com/88AmlsSUhs
Segundo o militar, esse sistema opera a qualquer momento, tanto de dia quanto de noite, bem como em qualquer condição climática, e é equipado com um complexo de visão noturna, um termovisor.
"O intervalo entre a detecção de um alvo aéreo e o lançamento do míssil é de dois a três minutos", disse, por sua vez, o artilheiro antiaéreo Artyom Kuznetsov.
Note-se que a 30ª Brigada de Infantaria Motorizada já atingiu mais de dez alvos, incluindo drones ucranianos Furia e Valkiriya e uma variedade de drones caseiros de asa fixa.