O Museu Vale, no decorrer dos seus 25 anos, tornou-se referência em termos culturais com a promoção de exposições de arte contemporânea, de artistas nacionais ou internacionais, além de valorizar a produção capixaba. Seu principal foco de atuação está na formação de públicos, através das atividades que promove na região da Grande Vitória; estabelecendo diálogos e aliando ARTE, CULTURA e EDUCAÇÃO. Desde a sua inauguração em 15 de outubro de 1998, a instituição já promoveu mais de 50 grandes mostras de arte além de seminários, cursos e outras atividades educativas e de formação. Nesse percurso, o Museu Vale já recebeu mais de dois milhões de visitantes, sendo desse montante, mais de 500 mil estudantes.
O Museu Vale, em seu momento extramuros, expande suas atividades e leva diferentes manifestações de arte e inúmeros programas educativos para as praças, parques, escolas e outros espaços culturais, atingindo novos públicos e abrangendo outros municípios do estado do Espírito Santo.
Através de intercâmbios e trocas de conhecimento, a atuação do museu continua com seu legado de preservação da memória cultural, possibilitando e fomentando ações de pesquisa, educação, comunicação e formação, sempre próximo às produções capixabas.
O Instituto Cultural Vale foi criado em 2020 com o propósito de potencializar a atuação da Vale em termos culturais. O instituto, além de ser um instrumento no fomento das diferentes manifestações artísticas que compõem o DNA da cultura brasileira, tem como intuito democratizar o acesso à cultura e valorizar patrimônios.
Desde a criação do Instituto Cultural Vale, em 2020, houve um aumento de 270% em investimento cultural no estado do Espírito Santo e mais de 130 projetos patrocinados.
Sua atuação está ligada diretamente à visão de que a cultura é uma importante ferramenta de transformação social, capaz de gerar impacto positivo na vida das pessoas e na construção de um legado para as futuras gerações. Além do Museu Vale, o Instituto Cultural Vale é responsável pela gestão do Memorial Minas Gerais Vale (Belo Horizonte -MG), Centro Cultural Vale Maranhão (São Luis – MA) e da Casa de Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Todos são ativos culturais com identidade e vocação próprias, construídos para e com as comunidades dos territórios dos quais fazem parte.
Claudia Afonso
Noyla Nakibar
Bruno Mota e Fagner Chaves
Tereza Dantas
Diester Fernandes e Karoline Leite
André Leão
Hellen Lugon
Ana Luiza Pio, Carla Santos, Gleicimar Marques, Jonathan Schmidel e Rafaela Ribeiro
Conselho Estratégico
Malu Paiva
Flávia Constant
Hugo Barreto
Octavio Bulcão
Diretoria Executiva
Hugo Barreto
Luciana Gondim
Gisela Rosa
Com um catálogo composto por mais de 20 mil itens, o Centro de Memória constitui-se como importante fonte de documentação e conhecimento sobre a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), bem como da própria Vale. De livros de registros escritos à mão, passando por mapas, fotografias e filmes, o Centro de Memória traduz-se como um passeio pelos trilhos da história.
Parte do acervo estará, em breve, disponível para consulta pública, servindo como material de pesquisa para estudiosos na execução de projetos diversos sobre o assunto. Além dos itens relacionados à história ferroviária, o acervo de publicações ainda conta com um vasto catálogo de arte contemporânea.
Para informações e agendamento, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Fale conosco
Redes sociais