Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros

Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros

Geral

A Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros tem como principais áreas de atuação a gestão estratégica dos fundos regionais e dos incentivos fiscais e o fomento a parcerias com a iniciativa privada, de forma a reduzir desigualdades regionais, proporcionando o desenvolvimento de infraestrutura e a melhoria na prestação de serviços públicos.

Principais ações

Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial

Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial

Geral

A Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento e Territorial (SDR) é responsável pela formulação, revisão, implementação, monitoramento e avaliação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) representa instrumento legal que baliza a ação em busca da redução das desigualdades econômicas e sociais, intra e inter-regionais, por meio da criação de oportunidades de desenvolvimento que resultem em crescimento econômico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.

É preciso reconhecer as desigualdades regionais em múltiplas escalas de intervenção, e orientar políticas e programas que promovam o desenvolvimento territorial por meio de instrumentos adequados ao trabalho multiescalar, de modo a facilitar a cooperação federativa e a coordenação horizontal do governo federal para sua efetiva implementação.

A estratégia de implementação da Política deve, portanto, tratar o Desenvolvimento Regional como um projeto de âmbito nacional, no qual o potencial e a diversidade das regiões sejam aproveitados e dinamizados, promovendo-se, simultaneamente, a integração nacional e uma gradual convergência de renda entre regiões, como instâncias de governança, a Câmara de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, o Comitê Executivo da Câmara de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e o Núcleo de Inteligência Regional, regulamentado recentemente, por meio da Portaria 2.043, de 01 de julho de 2022, devem nortear a implementação dos programas e incentivos fiscais.

Principais ações

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil

Geral

A Defesa Civil Nacional executa um conjunto de ações voltadas à prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de áreas afetadas por desastres. As atividades são realizadas permanentemente nos municípios, estados e no Distrito Federal para evitar ou minimizar os efeitos dos desastres e atender a população afetada.

O órgão é responsável pelos reconhecimentos federais de situação de emergência e de estado de calamidade pública e por repasses de recursos federais para ações de resposta aos desastres, que compreendem socorro, assistência humanitária e restabelecimento de serviços essenciais, e ações de recuperação de infraestrutura danificada ou destruída por desastres.

As solicitações de reconhecimento federal e de repasse de recursos devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Nesta publicação, conheça e saiba como acessar essa ferramenta.

Conheça também os cursos de capacitação a distância e o Banco de Boas Práticas, que traz 84 iniciativas de sucesso adotadas por coordenadorias municipais e estaduais que servem de exemplo e de incentivo para outras defesas civis.

Principais ações

Contatos

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) Esplanada dos Ministérios, Bloco E, S/N – Zona Cívico Administrativa, Sala 700 – Brasília/DF – CEP 70067-901

Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (gabinete)
E-mail: [email protected]
Telefone: +55 (61) 2034-5513

Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad)
E-mail: [email protected]
Telefone: +55 (61) 2034-4600

Departamento de Articulação e Gestão (DAG)
E-mail: [email protected]
Telefone: +55 (61) 2034-5804

Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil (DOP)
E-mail: [email protected]
Telefone: +55 (61) 2034-5584

Secretaria Nacional de Segurança Hídrica

Secretaria Nacional de Segurança Hídrica

Geral

Visando fortalecer o planejamento e gestão dos investimento em infraestrutura hídrica, compete à Secretaria Nacional de Segurança Hídrica conduzir o processo de formulação, revisão, implementação, monitoramento e avaliação da Política Nacional de Segurança Hídrica, da Política Nacional de Recursos Hídricos e seus instrumentos, dentre eles o Plano Nacional de Recursos Hídricos.

O objetivo dessas ações é garantir a oferta de água, propiciando mais saúde e conforto para a população, a geração de emprego e aumento da renda da população, colaborando para a redução das desigualdades regionais. O MDR atua ainda na articulação e apoio à revitalização de bacias hidrográficas e implementação de ações de acesso à água, por meio de tecnologias ambientalmente sustentáveis.

Principais ações

Secretaria
Executiva

Secretaria
Executiva

Principais ações

INCORPORAÇÃO DO PLANO DOS 100 DIAS AO SISPLAN

Ação consiste na criação de base de dados, novo módulo no Sisplan e adaptação do Painel Estratégico para incorporação de informações e realização do monitoramento do Plano dos 100 dias do MIDR. A incorporação ao Sisplan permitirá a gestão do Plano pelas unidades, além de viabilizar a transparência de informações para a sociedade. Entregas intermediárias: i) criação da base de dados: 24/01; ii) novo módulo do Sisplan e painel estratégico dos 100 dias: 27/01; iii) realização de orientações para as secretarias: 30/01; iv) início dos monitoramentos: 31/01

PROPOSTA DE METODOLOGIA PARTICIPATIVA E INTEGRADA COM ENTIDADES VINCULADAS PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO MIDR 2024- 2027

Apresentação de proposta metodológica para construção do Plano Estratégico do MIDR para 2024-2027, observando a participação social para indicação de prioridades e a maior integração com as entidades vinculadas, viabilizando a supervisão finalística ministerial a partir do plano. Etapas do trabalho: i) concepção inicial da proposta: até 24/02 ii) apresentação da proposta para SE, APSD e GM: 01/03; iii) ajustes e finalização do documento com a metodologia: 17/03.

INSTITUIÇÃO DO COMITÊ DE GÊNERO, RAÇA E DIVERSIDADE

Ação envolve a elaboração e publicação de normativo de criação de um comitê para estabelecimento de políticas, programas e iniciativas de promoção da igualdade e da diversidade no âmbito do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

REESTRUTURAÇÃO DOS COLEGIADOS DA ESTRUTURA DO MIDR

Ação consiste na avaliação para a retomada dos colegiados, com ênfase na viabilização da participação social na elaboração e na discussão sobre as políticas públicas para o desenvolvimento regional sustentável.

MAPEAMENTO E DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES ACERCA DAS PROPOSTAS LEGISLATIVAS NO CONGRESSO VINCULADAS ÀS POLÍTICAS DO MIDR

Ação consiste no mapeamento das propostas legislativas vinculadas às políticas públicas do MIDR originadas pelo Executivo, Câmara dos Deputados e Senado, com a definição daquelas que serão de acompanhamento prioritário pelo Ministério.

REVISÃO DE ATOS NORMATIVOS DO MIDR

Consiste na revisão dos atos normativos do MIDR a fim de compatibilizar com as novas competências do Ministério e adequar as nomenclaturas. Abrange a revisão dos atos normativos finalísticos, bem como os de governança e de estrutura.