Por Memória Globo

Cicero Rodrigues/Memória Globo

Neilton Veiga Júnior nasceu em 6 de fevereiro de 1973, em São Paulo. Filho de Nedina Veiga e Neilton Veiga, o rapaz de apelido Tom se tornaria conhecido no Brasil inteiro sob outra alcunha, a de Louro José.

Tímido e engraçado, Tom Veiga começou a carreira trabalhando em uma empresa de eventos na capital paulista, na década de 1980. Ele fazia divulgação de uma feira de artesanatos no Museu de Arte de São Paulo. Depois de tentar vender uma pauta para o programa 'Note e Anote', comandado por Ana Maria Braga, na TV Record, Veiga foi chamado para trabalhar na produção do programa nos anos 1990. Ficou alguns anos nos bastidores: começou como assistente de produção, tornou-se produtor e logo assumiu o cargo de produtor-executivo.

Tom Veiga em entrevista ao Memória Globo, 2019 — Foto: Fabrício Mota/Memória Globo

Criação do Louro José

Em 1996, para alavancar a audiência do programa e atrair o público infantil, Ana Maria Braga teve ideia de criar um personagem que pudesse interagir com ela. A apresentadora, que tinha um papagaio em casa chamado Louro José, achou que seria uma boa ideia dar outra face a ele. Desenhou o Louro num papel, entregou à produção do programa, que mandou confeccioná-lo em espuma.

Em entrevista ao Memória Globo, Tom Veiga contou que, no início, Louro José seria interpretado por uma pessoa da produção a cada dia. Mas, na hora em que encarnou o personagem, o sucesso foi imediato. Aos poucos, Tom começou a se soltar, perdeu a timidez e o nervosismo.

perfil/tom-veiga/MG_1217-768x512.jpg — Foto: Memoria Globo

“O Louro nasceu e cresceu por conta própria. Foi um desenvolvimento de personalidade que acabou acontecendo em conjunto: Louro e Ana Maria, sem a gente discutir. Nossas personalidades são diferentes. O Louro diz coisas que eu não diria jamais para ninguém, apesar de ser meio palhaço”. Durante três anos, Tom e Ana Maria amadureceram Louro José. Em 1999, a apresentadora foi convidada pela Globo para assumir um horário à tarde, de segunda a sexta. Ela não hesitou em levar Tom Veiga consigo. A estreia da dupla no 'Mais Você' consolidou a parceria.

O mais legal da estreia foi o crachá que a gente pediu para fazer, o Louro tinha o crachazinho da Globo. Foi muito marcante, é um salto na evolução”

Tom Veiga conta que, apesar da aparência do Louro ter mudado ao longo do tempo e do boneco ter ganhado mais opções de interação com a ida do programa para a Globo – como poder piscar os olhos, por exemplo – o mecanismo de animá-lo era muito parecido. “As minhas mãos vão no bico, o corpo cobre meu braço e tem um cabo de aço em separado que eu puxo, e ele mexe os olhos”. Além de animar o Louro, Tom Veiga, que ficava sentado atrás de uma bancada, tinha a missão de levar para Ana Maria os principais assuntos que eram soprados em seu ponto eletrônico.

Exclusivo Memória Globo

Webdoc Mais Você: O nascimento do Louro José

Webdoc Mais Você: O nascimento do Louro José

Aos poucos, Louro José deixou os espaços fixos destinados a ele no cenário do 'Mais Você' e passou a circular. Ele foi repórter, apareceu no controle do programa ao lado de diretores, viajou para o Caribe e para a Disney, entrou em um tanque com tubarões. Vestia fantasias – o Louro foi Michael Jackson, Elvis Presley. Fazia piada com tudo, provava todo tipo de comida e emitia pareceres. Era querido de crianças e adultos.

“O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança”.

____________________

Tom Veiga morreu no Rio de Janeiro, no dia 1 de novembro de 2020, aos 47 anos de idade.

Fonte

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)