Por Memória Globo


Tatiana Chagas Memória nasceu no Rio de Janeiro, em 10 de setembro de 1927, filha do médico Evandro Chagas e da jornalista Maria da Graça Dutra. Na adolescência, pensou em seguir a carreira do pai. Cursou medicina durante seis meses, mas abandonou a faculdade para se dedicar à família.

Em 1963, por causa de uma série de problemas financeiros, decidiu começar a trabalhar e foi pedir ajuda ao jornalista Roberto Marinho, de quem havia sido madrinha de casamento. O primeiro emprego veio, então, aos 35 anos. Na época, estava sendo construída a TV Globo e Tatiana Memória conseguiu uma vaga como assistente na área de Serviços Gerais. Trabalhou ao lado do primeiro diretor administrativo da emissora, Victorio Berredo.

Pouco tempo depois, assumiu a chefia dos Serviços Gerais, onde ficou por quase dois anos. Nesse cargo, auxiliou no trabalho de cobertura das enchentes de 1966, quando a Globo promoveu uma campanha de doações para os desabrigados pelas chuvas no Rio de Janeiro. Logo a seguir, foi trabalhar na área de promoções para divulgar a programação do canal 4, que na época ainda não era tão conhecida dos telespectadores, como a da TV Tupi e da TV Rio.

Nesse início, além do trabalho na área de promoções, Tatiana Memória também participou da produção de novelas como 'Sheik de Agadir' e 'Eu Compro essa Mulher', ambas de autoria de Glória Magadan. Na produção, teve que executar tarefas complicadas, como a de conseguir uma embarcação do século XIX para gravar 'Eu Compro essa Mulher'. Em 'Sheik de Agadir', para a gravação das cenas dos ladrões brigando com os sheiks, foi buscar na Hípica do Rio de Janeiro um regimento de cavaleiros para a cena. Como a novela se passava no deserto do Saara, coube a equipe de produção localizar um lugar próximo do Rio que pudesse representar o deserto. Tatiana Memória encontrou o possível deserto na Restinga de Marambaia. O local era terreno de provas de tiros do Exército e uma parte do elenco e da direção da emissora conseguiu acampar no local com a autorização do Exército.

Em 1968, Tatiana Memória saiu da Globo. Desde então, trabalhou no Teatro Novo e na TVE. Também participou da produção de apresentações no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. No final da década de 1970, se tornou assessora do sociólogo e educador Darcy Ribeiro. Acompanhou os seus trabalhos na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, durante os dois governos de Leonel Brizola (1983-1985 e 1990-1994).

Tatiana Memória participou da criação da Fundação Darcy Ribeiro, e de inúmeros projetos desenvolvidos na área de Educação pelo educador e sociólogo. Foi vice-presidente e, depois, presidente da instituição, coordenando programas como Universidade Aberta, direcionado para a formação de professores do ensino médio através da educação à distância. Faleceu no dia três de março de 2007, em decorrência de um enfisema, no Rio de Janeiro.

Tatiana Memoria 2006 Toninho Vaz - tatiana-memoria/Tatiana-Memoria.jpg — Foto: Memória Globo

FONTE:

Depoimento concedido ao Memória Globo por Tatiana Memória em 20/10/2004.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)