Por Memória Globo

Memoria Globo

O pai de Sidney Nolasco de Rezende era feirante  e sua mãe, dona de casa. Fez o primário em escolas no Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro. Concluiu o segundo grau nos colégios Roma e Infante Dom Henrique, em Copacabana. Formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) em 1983.

Sidney Rezende no 'Bom Dia Brasil' — Foto: Roberto Steinberger/Globo

No final de 1985, integrou como repórter a equipe do 'Gente da Terra, Terra da Gente', programa voltado para o homem do campo, na Rádio Roquette Pinto. Meses depois, a rádio foi entregue aos cuidados de uma nova direção e o programa foi encerrado. A convite do diretor Procópio Mineiro, que gostara do seu trabalho, Sidney Rezende foi convidado a permanecer na rádio. Simultaneamente ao trabalho na Roquette Pinto, o jornalista foi pauteiro da Rádio MEC e repórter do jornal Tribuna da Imprensa.

No final de 1986, Sidney Rezende foi trabalhar na Rádio Jornal do Brasil, fazendo reportagens e participando semanalmente do programa de entrevistas 'Encontro com a Imprensa'. No ano seguinte, assumiu a apresentação do programa. Durante cinco anos, entrevistou várias personalidades da cultura e política brasileiras. O trabalho lhe rendeu o Troféu Golfinho de Ouro de melhor jornalista de rádio em 1988 e um livro, 'Entrevistas do Encontro com a Imprensa', lançado em 1991 pela jornalista Clarice Abdalla.

Em 1990, na Rádio Panorama, ao lado do jornalista Ricardo Bueno, Sidney Rezende implantou e apresentou o 'Panorama Brasil', o primeiro programa jornalístico de rádio em FM. No ano seguinte, foi contratado pelo Sistema Globo de Rádio. Junto com os jornalistas Marco Antônio Monteiro e Ramiro Alves, ajudou a desenhar a grade de programação voltada para o jornalismo da Rádio Eldorado, mais tarde rebatizada CBN. Durante um ano, foi o editor-chefe e âncora do noticiário da rádio, na época dirigida pelo jornalista Jorge Guilherme.

Em 1991, Sidney Rezende, deixou as funções executivas e passou a se dedicar exclusivamente à apresentação do Jornal da CBN, transmitido para o Rio de Janeiro e outros estados. Em São Paulo, o jornal era apresentado por Heródoto Barbeiro. Em 1994, a programação foi unificada e a edição do jornal em São Paulo passou a ganhar cobertura nacional. Sidney Rezende foi então trabalhar na sucursal da rádio em Brasília, onde ficou por dois anos, apresentando o 'Show de Notícias' e fazendo comentários políticos na Rádio Globo.

No final de 1996, voltou ao Rio de Janeiro, para apresentar o noticiário local da rádio, função que exerceu até outubro de 2008. Em televisão, o jornalista teve suas primeiras experiências em 1986 e 1987, trabalhando na TV Manchete, como apurador, na TV Educativa, como um dos entrevistadores do programa Sem Censura e como repórter do programa ecológico Baleia Verde. Trabalhou também na TV Bandeirantes como apresentador do Jornal do Rio.

Galeria de fotos Sidney Rezende

6 fotos
Galeria de fotos Sidney Rezende

GloboNews

Em 1997, integrou a primeira equipe da GloboNews, como apresentador do noticiário 'Em Cima da Hora'. A partir de 2001, apresentou o programa sobre economia 'Conta Corrente'. Também em 2001, estreou na Globo como apresentador do 'Bom Dia Rio', jornal que comandou até 2005. Em 2003, ganhou prêmio Lions de Comunicação.

Sidney Rezende é autor dos livros 'Ideário de Glauber Rocha' (1986) e 'Deve Ser Bom Ser Você' (2002). O jornalista deixou a Globo em 2015 e é editor de um site de notícias que leva seu nome.

FONTE:

Depoimento concedido ao Memória Globo por Sidney Rezende em 26/02/2007.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)