O perfil que apresenta o jornalista Sidney Garambone em seu blog, além de exibir um currículo de respeito, que inclui passagens pelas principais redações do país, termina com uma frase que ajuda a entender muito do seu trabalho também na televisão. Como deve saber todo bom jornalista, sobretudo esportivo: “futebol é cultura”.
Sidney Miguel Garambone Pessoa nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1965. Trabalhou como repórter e editor nos cadernos de cultura dos jornais Tribuna da Imprensa, Jornal do Brasil, O Globo, O Dia. Foi correspondente do JB em Paris e, anos depois, chefiou o escritório da IstoÉ no Rio de Janeiro. Na revista, participou de várias coberturas, entre as quais a da Copa do Mundo da França, em 1998. Também assinou uma coluna no Segundo Caderno do jornal O Globo entre os anos de 1993 e 1994.
Sidney Garambone começou a trabalhar no jornalismo esportivo como editor do jornal O Dia. Para ele, foi um desafio: “Eu não me via nunca como jornalista esportivo, achava que não tinha conhecimento suficiente. Porque o esporte era uma paixão”. A experiência deu certo, e foi por intermédio do Esporte que o jornalista chegou à televisão.
Sidney Garambone iniciou sua carreira no telejornalismo esportivo na Globo, em 2000, quando assumiu o cargo de chefe de reportagem da divisão de Esporte. A missão não era simples: “A ideia era fazer um jornalismo esportivo que fosse mais abrangente: atender o cara que adora futebol, os boleiros, e as pessoas que sempre detestaram esporte e não viam graça nenhuma”. Já como editor-chefe do 'Globo Esporte', três anos depois, foi para São Paulo e ficou responsável também pela edição local do programa.
Integrou as equipes escaladas para as principais coberturas esportivas realizadas pela emissora. Estreou na Copa do Mundo da Coreia e do Japão (2002), quando a seleção brasileira conquistou o pentacampeonato, e na Olimpíada de Atenas, em 2004. Desde então, participou da cobertura de todas as edições dos dois maiores eventos esportivos do planeta. Em 2007, cobriu também os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.
Sidney Garambone também participa, como debatedor, dos programas Arena SporTV e Redação SporTV do canal por assinatura SporTV.
Desde junho de 2006, o jornalista escreve um blog que leva seu nome, o Garamblog, hospedado no Globoesporte.com.
Além do trabalho na imprensa, Sidney Garambone estreou na literatura, ainda em 2000, com o título 'O Caçador de Barangas', lançado pela editora 7 Letras. O segundo livro, 'A Primeira Guerra Mundial e a Imprensa Brasileira', é uma adaptação da dissertação apresentada pelo jornalista em seu mestrado em Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). "Apesar de pacifista radical, gosto de ler e estudar sobre Primeira Guerra e Segunda Guerra. E percebi que havia pouquíssima literatura sobre como a imprensa brasileira cobriu o conflito. E mais, a maioria dos meus amigos e conhecidos não sabia me dizer nem se o Brasil tinha participado da Primeira Guerra. Isso me motivou", explicou ele ao site do 'Globo Universidade'.
Também publicou o romance 'Eu, Deus', em 2006, e 'Os 11 Maiores Volantes o Futebol Brasileiro', lançado em 2010.
Atualmente Garambone é editor de Qualidade e Projetos Especiais da Globo. Em 2023, ele dirigiu, com Gustavo Gomes, a série documental 'Galvão: Olha o Que Ele Fez', sobre o locutor Galvão Bueno. A atração estreou em maio no Globoplay.
Sidney Garambone e Gustavo Gomes falam da série documental sobre Galvão Bueno. 'Conversa com Bial', 27/05/2023
'É a morte de uma ideologia', diz Garambone sobre Maradona, no dia da morte do ídolo argentino. 'Estúdio i', 25/11/2020
FONTES:
Depoimento concedido ao Memória Globo por Sidney Garambone em 04/10/2005. Sites: https://somos.globo.com/globo-universidade/novidades/obitel-e-intercom/noticia/sidney-garambone-trajetoria-no-jornalismo-e-na-literatura.ghtml. Acessado em 15/06/2023. https://gshow.globo.com/tudo-mais/pop/noticia/galvao-olha-o-que-ele-fez-documentario-sobre-galvao-bueno-estreia-dia-185-no-globoplay.ghtml, acessado em 15/06/2023. |