Por Memória Globo

Zé Paulo Cardeal/2008/Globo

Roberto Buzzoni de Oliveira nasceu em São Paulo, na cidade de Osasco, onde viveu até os 27 anos de idade. Filho do dentista Reynaldo de Oliveira e da professora Edda Buzzoni de Oliveira, Roberto Buzzoni de Oliveira queria trabalhar com engenharia eletrônica. Fez, então, um curso técnico de eletrônica no Mackenzie. Após concluí-lo, decidiu estudar administração na Faculdade Oswaldo Cruz.

Durante o curso de administração, Buzzoni trabalhou como locutor de carros com alto-falante, fazendo publicidade de lojas, empresas e produtos. Percebendo a rentabilidade do negócio, decidiu montar uma firma própria, a Promossom, e passou a divulgar anúncios e serviços na cidade de Osasco. Precisou interromper a atividade para servir o Exército, em 1965, mas, após um ano, voltou a investir no empreendimento, distribuindo também jornais e panfletos de lojas e empresas.

Em 1970, foi convidado para trabalhar na Globo de São Paulo por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então superintendente de produção e programação da emissora. Trabalhou como freelance por quatro meses até ingressar definitivamente para o quadro de funcionários do Departamento Comercial, como assistente de vendas. Nessa época, Buzzoni acompanhava todo o contato publicitário da empresa, visitando as agências e buscando clientes potenciais.

Dois anos depois da entrada na Globo, assumiu a função de gerente do Departamento Comercial na sucursal da emissora em Bauru, São Paulo, com a incumbência de fortalecer a central na cidade. Em seguida, passou seis meses trabalhando em diferentes setores da empresa com o objetivo de traçar um projeto para maior interação entre o departamento comercial as áreas de programação e produção. Aos poucos, profissionalizou e fortaleceu a área comercial na Globo, estabelecendo um trabalho conjunto das áreas.

Roberto Buzzoni em depoimento ao Memória Globo, em 2000 — Foto: Memória Globo

No final de 1972, Buzzoni foi nomeado para o cargo de assessor de programação em Brasília, sendo promovido, em seguida, a gerente da mesma área. Na capital federal, foi responsável pela criação e direção de um departamento de controle de censura, ficando responsável pelas alterações indicadas pela Censura Federal nas cenas de novelas, no texto de programas da linha de show e nas matérias produzidas pelo jornalismo.

EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO

Depoimento - Roberto Buzzoni: Censura

Depoimento - Roberto Buzzoni: Censura

Um ano depois, foi convidado a se transferir para Belo Horizonte, no período em que a emissora estava conquistando audiência no estado. Buzzoni assumiu o cargo de diretor de programação de Belo Horizonte, antes ocupado por Herval Rossano, que fora convidado para integrar o elenco da novela 'Carinhoso'. Durante sete anos trabalhando como gerente de programação da emissora na capital mineira, conseguiu colocá-la à frente da TV Itacolomi, sua principal concorrente.

Em 1979, Buzzoni assumiu o então chamado departamento de cinema da Globo no Rio de Janeiro. Reestruturou o setor e passou a ser o responsável pela compra e circulação de filmes e séries internacionais exibidas pela emissora. Uma das primeiras séries que Buzzoni colocou na programação da Globo foi 'Casal 20' ('Hart to Heart').

Após organizar e reestruturar o departamento de cinema da emissora, foi convocado para integrar a equipe que planejava exibir o programa 'TV Mulher' no Rio de Janeiro. Num primeiro momento, o programa de variedades apresentado por Marília Gabriela e Ney Gonçalves Dias era transmitido apenas em São Paulo. Com a operação, além do Rio de Janeiro, 'TV Mulher' passou a ser exibido em todo o Brasil.

Em 1982, Buzzoni foi nomeado diretor de programação. Sua primeira realização foi trabalhar o conceito de rede. Ao lado de Boni e Walter Clark, integrou a equipe que padronizou os horários de programação e firmou a grade da Globo, com o objetivo de garantir a fidelidade do telespectador. O resultado concebido permanece até hoje, com a grade do horário nobre formada por três novelas, o Jornal Nacional entre a segunda e a terceira, e uma atração especial em seguida. Tornou-se também responsável pela criação e desenvolvimento das chamadas para os produtos da casa durante os intervalos comerciais, outra medida importante para valorizar a programação e garantir a audiência do telespectador.

No início da década de 1990, Roberto Buzzoni foi convidado por Roberto Marinho para planejar os primeiros canais da Globosat. Desde 2003, é também sócio da TV Vanguarda Paulista, afiliada à Globo no interior de São Paulo. À frente da Central Globo de Programação, Buzzoni foi responsável pela elaboração da estratégia de programação, negociação e aquisição de filmes, séries e desenhos animados, acompanhamento dos índices de audiência, adequação dos programas aos comerciais exibidos e busca de novos produtos e formatos para integrar a grade de programação. Também estava sob sua responsabilidade a negociação para exibição de eventos internacionais, como o Oscar, assim como a divulgação dos produtos da Globo para o mercado internacional.

Em janeiro de 2013, Buzzoni deixou a direção da Central Globo de Programação, que passou a ser comandada por Amauri Soares, então diretor de Projetos e Eventos Especiais.

FONTE:

Depoimento concedido ao Memória Globo por Roberto Buzzoni em 13/07/2000.
Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)