Por Memória Globo

Fernando Lemos/Memória Globo

Nascida no Rio de Janeiro, no dia 27 de outubro de 1956, Monika Leitão Cunha de Paiva Gonçalves é filha de Carlos de Paiva Gonçalves, oftalmologista, e Sílvia Cristina Leitão Cunha de Paiva Gonçalves, dona de casa. Formada em Comunicação Social na PUC, foi escolhida em um processo de seleção da Globo do Rio de Janeiro para participar de um estágio de três meses, onde os estudantes aprenderam todas as etapas da produção da notícia para a televisão. Depois do período de curso, foi convidada a integrar a equipe de Esportes, quando passou a fazer matérias principalmente para o Globo Esporte, e a entrar ao vivo em vários telejornais da emissora.

Na época, a Divisão de Esportes era dirigida por Ciro José, e Monika Leitão foi uma das primeiras mulheres a participar da cobertura esportiva da TV Globo, ao lado de editores como Hedyl Valle Júnior, Michel Laurence, e Luizinho Nascimento.

Em 1980, foi enviada a Moscou para participar da cobertura dos Jogos Olímpicos, junto com uma equipe que reunia nomes como Ciro José, Luciano do Valle, Fernando Vanucci, Marcelo Matte e Roberto Feith. Durante essa cobertura, realizou a entrevista com o medalhista brasileiro João do Pulo. Ainda em 1980, participou da cobertura do Pré-Olímpico de Basquete em Porto Rico juntamente com Ciro José.

Em 1981, depois de se casar, mudou-se para São Paulo e se afastou do trabalho na televisão. Em 1994, voltou a trabalhar em um escritório de relações públicas e, depois, passou a apresentar por três meses um programa na TV Record. A seguir, voltou à Globo, trabalhando por um ano em São Paulo como repórter, e depois transferindo-se para a redação da Globo do Rio de Janeiro.

Em 1996, quando Luiz Fernando Lima assumiu a direção da divisão de Esportes, Monika Leitão tornou-se produtora do programa Esporte Espetacular. Nessa função, participou de importantes coberturas esportivas, como a dos X-Games, em 2002, a da Volvo Ocean Race de 2006, uma regata de volta ao mundo, e da Homeless World Cup, na África do Sul, também em 2006. Deixou a empresa em 2018, depois de mais de 24 anos.

Monika Leitão, 2007 — Foto: Fernando Lemos/Memória Globo

Fonte: Depoimento concedido por Monika Leitão ao Projeto Memória em 04/06/2007.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)