Por Memória Globo

Memória Globo

Marina Rodrigues começou a trabalhar na Globo Minas em 1974. Integrou a equipe do 'Bom Dia, Minas', antes de assumir a chefia da primeira edição do 'MGTV'.

Coordenou a cobertura de fatos marcantes como a primeira visita do papa João Paulo II ao Brasil. em 1980; a campanha pelas Diretas Já, em 1984; e a primeira campanha de Luiz Inácio Lula Silva à Presidência. Acompanhou diversas transformações tecnológicas no jornalismo da sucursal mineira, desde a utilização do U-matic até sua posterior substituição pela Betacam.

Marina Rodrigues no dia do depoimento ao Memória Globo, em 2010. — Foto: Globo

Marina Rodrigues nasceu em 17 de outubro de 1951, em Belo Horizonte, filha da dona de casa Zoraide Mourão de Rodrigues e do fotógrafo e técnico em eletrônica Henrique Rodrigues. Estudou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde se formou em jornalismo e direito. Trabalhou como freelancer no Diário do Comércio.

Começou a trabalhar na Globo Minas em 1974. Estagiou no segmento de jornalismo do programa infantil 'TV Globinho', no qual permaneceu por dois anos. Em seguida, passou a trabalhar como editora no 'Jornal Hoje' local. Participou, entre outras, da cobertura da prisão de Lucio Flávio, o bandido mais procurado da época, ocorrida em Belo Horizonte.

Cobriu também episódios marcantes, como um incêndio que destruiu o casario histórico de Ouro Preto, em 2003; e o caso de um bebê encontrado enrolado numa sacola plástica na Lagoa da Pampulha, em 2006.

Em maio de 2009, deixou o telejornalismo e passou a coordenar a implantação do sistema de gestão ambiental da Globo Minas, que ganharia o prêmio ISO 14000 da ABNT.

FONTE:

Depoimento concedido ao Memória Globo por Marina Rodrigues em 09/02/2010.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)