Leib Schefler, conhecido como Luiz Guimarães, veio para o Brasil aos seis meses de idade, quando seus pais foram morar na cidade de Avaré, no interior de São Paulo. Pouco tempo depois, a família se mudou para Londrina, no Paraná. Aos 18 anos, naturalizou-se brasileiro. Formou-se no Instituto do Comércio do Paraná como técnico de contabilidade. Apesar da formação, em 1948, começou a trabalhar como locutor, ator e narrador na Rádio Tupi Difusora de São Paulo.
Em 1950, Luiz Guimarães integrou o primeiro elenco de atores da TV Tupi. No ano seguinte, foi convidado por Graça Mello para estruturar a TV Paulista, canal 5, e assumiu como assistente da direção artística. Quando a Globo comprou a TV Paulista, assumiu o cargo de chefe da Divisão de Programação. Nessa época, a emissora já contava com um elenco de artistas como Hebe Camargo, Chacrinha, Walter Forster, Vida Alves, Eva Wilma e Dercy Gonçalves.
No cargo de chefe da Divisão de Programação, Luiz Guimarães respondia pelo atendimento dos pedidos de produção, que iam da requisição de equipamentos à escalação dos diretores de imagem e cortadores. Era responsável, também, pela elaboração diária do horário dos programas, assim como do cálculo do tempo dos intervalos, VTs, filmes e chamadas.Em janeiro de 1973, foi nomeado diretor-geral de programação da Rede Globo, responsável por todo o plano de programação da emissora. Junto com Fernando Bittencourt e Adilson Pontes Malta, inaugurou a torre e o transmissor da emissora na Avenida Paulista, instalados no ponto mais alto de São Paulo, o que eliminou os “pontos negros” da cidade. Dessa forma, a programação passou a atingir toda a capital e o interior do estado.
Quando a direção de programação da Globo foi transferida para o Rio de Janeiro, em novembro de 1978, Luiz Guimarães permaneceu em São Paulo, no cargo de superintendente de programação. Na época, realizava projetos especiais da vice-presidência de Operações. Administrou o projeto Telecurso 2o. Grau e supervisionou, também, junto à Divisão de Comunicação, a edição do boletim semanal de programação para a imprensa.Em novembro de 1981, Luiz Guimarães se tornou diretor adjunto da vice-presidência de Operações, na época ocupada por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. No ano seguinte, Luiz Guimarães passou a responder pela programação e promoção da emissora. Ficou no cargo até 1988.
FONTE:
Depoimento concedido ao Memória Globo por Luiz Guimarães em 02/04/2001. |