Por Memória Globo

Renato Velasco/Memória Globo

João Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro em 16 de setembro de 1953. Começou a trabalhar no Globo em 1973, na editoria de Geral. Depois, foi para o Segundo Caderno, como diagramador, o que lhe rendeu o aprendizado no processo de produção do jornal. Voltou a trabalhar como repórter na editoria de Esportes, onde, sob a chefia de Celso Itiberê, chegou a subeditor. Em seguida, assumiu a subeditoria de Economia.

Em 1978, para entender melhor a estrutura e o funcionamento do Globo, João Roberto deixou a Redação e passou a trabalhar nas diferentes áreas de produção do jornal, familiarizando-se com os setores das oficinas, rotativas e composição. No ano seguinte, assumiu o cargo de diretor de Produção, coordenando o relacionamento entre os diversos setores do jornal e tendo sob seu comando a área industrial.

Em 1982, tornou-se vice-presidente do Globo, cargo que, a partir de 1985, passou a acumular com o de vice-presidente da Rede Globo de Televisão (nessa função ficou até o final de 1997). Em 1991, João Roberto assumiu a Direção-Geral da Fundação Roberto Marinho, nela permanecendo até dezembro de 1994. Em 1993, participou da criação do Viva Rio.

João Roberto Marinho em depoimento ao Memória Globo, 2013. — Foto: Renato Velasco/Memória Globo.

Em 1998, Roberto Marinho e os filhos – João Roberto, Roberto Irineu e José Roberto Marinho – deixaram suas funções executivas nas empresas e formaram o Conselho de Gestão das Organizações Globo, voltado para questões estratégicas do grupo. João Roberto Marinho tornou-se presidente dos conselhos Editorial e Institucional do Grupo Globo e vice-presidente do Conselho de Administração.

Em fevereiro de 2022, com a saída de Jorge Nóbrega da presidência-executiva da Globo após a conclusão do programa de transformação Uma Só Globo, João Roberto Marinho assumiu o cargo de presidente do Grupo Globo, responsável também por presidir o Conselho de Administração. Exerce ainda o cargo de vice-presidente da Associação Nacional de Jornais e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

João Roberto é casado e pai de 3 filhos.

Galeria de fotos

5 fotos
Galeria de fotos João Roberto Marinho

Fonte

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)