Por Memória Globo

Memoria Globo

Aos 30 anos, o diretor Jayme Praça tomou uma decisão difícil que se mostrou muito acertada: largar uma sociedade para iniciar uma caminhada nova. Começou a trabalhar na Globo, em 1985, como assistente de produção em 'Armação Ilimitada', um programa inovador que funcionou como sua escola na televisão. Entrou para a equipe do 'Domingão do Faustão' no ano do lançamento, como produtor de um quadro. Ao longo dessas mais de três décadas, atuou também em outros programas, como 'Planeta Xuxa', 'Linha Direta' e 'Zorra Total', mas foi no 'Domingão' que construiu uma carreira de sucesso: chegou a diretor-geral e diretor artístico. Sua trajetória na Globo confunde-se com a história do programa. Em 2021, quando o 'Domingão' declarou que chegaria ao fim naquele ano, Jayme Praça anunciou, também, sua aposentadoria.

Quando o programa fica igual, ele perde força. Ele tem que estar sempre surpreendendo – não o apresentador, o público de casa”.
— Jayme Praça

Jayme Praça em entrevista ao Memória Globo, 2019 — Foto: Bob Paulino/Memória Globo

Início da carreira

Jayme Souza Praça Neto é carioca, nascido no bairro da Tijuca, em 9 de junho de 1955. Antes de se formar em Jornalismo, passou por outros dois cursos: Desenho Industrial e Economia. Filho de Victor Luiz de Souza Praça, funcionário público, e Gueldhy Souza Praça, dona de casa, ele se formou pela CUP, uma faculdade que funcionava como dissidência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Começou sua vida profissional como estagiário no Jornal do Brasil, de onde seguiu para a comunicação corporativa – primeiro em assessoria de imprensa, depois, em comunicação interna –, nas Lojas Americanas. Curiosamente, foi essa experiência que serviu como cartão de visitas para sua entrada na Globo. Anos mais tarde, quando era se sócio de um armazém de produtos naturais, um bate-papo sobre projeto de comunicação interna que havia sido liderado por Praça quando ainda estava nas Lojas Americanas chamou atenção de um diretor da Globo, Renato Pacote, em uma festa. A ação consistia em convidar funcionários das lojas a mostrar seus talentos, que podiam envolver dança, música, humor. “De início achei que era balela, demorei um pouco, mas liguei, marquei a entrevista e fui encaminhado a outro diretor, Marcelo Paranhos. No mesmo dia, fui contratado para trabalhar na 'Armação Ilimitada'”, conta.

'Armação Ilimitada'

Jayme Praça entrou em 'Armação Ilimitada', em 1985, como assistente de produção da equipe de Guel Arraes, que dividia a direção com Mário Márcio Bandarra. Nos dois anos em que participou do programa, conhecido pelas cenas de ação e o roteiro inovador, Praça aproveitou para aprender. Apresentava-se sempre que havia problemas complicados, criando uma bagagem importante para suas futuras experiências na empresa.

Durante um breve período, Praça saiu da Globo para trabalhar na produtora do ator Hugo Carvana, que prestava serviços ao então prefeito do Rio de Janeiro, Saturnino Braga. Em 1989, voltou como produtor do quadro 'Controle Remoto', do 'Domingão do Faustão'. Na medida em que o programa ganhava audiência e ampliava seu horário de exibição, o produtor também aumentava sua participação. Por isso, foi promovido primeiro a coordenador das atrações gravadas e, após a criação das 'Olimpíadas do Faustão', a produtor-executivo. “Implantei as Olimpíadas, que foram muito interessantes. Elas eram uma Disney tupiniquim, mexeram com tudo, eram provas, provas e mais provas”, relembra.

Depois, Jayme Praça passaria a produzir as atrações exibidas ao vivo, mas com mudanças na direção do 'Domingão do Faustão' ele acabaria transferido para outros programas. A partir de 1999, ele passaria pelo 'Planeta Xuxa', o 'Linha Direta' e, por fim, o 'Casseta e Planeta'. Depois de um curto período folgando aos fins de semana, finalmente voltou ao 'Domingão do Faustão', a convite do apresentador do programa, em 2002. “O Fausto é a pessoa mais generosa que conheci na vida, é de uma generosidade absurda. E é muito seguro, ele sabe o que quer e sabe escutar. Acho o Fausto um gênio como apresentador”, comenta sobre o colega, que, ao longo dos anos de trabalho, virou grande amigo.

Primeira direção

Na nova fase, já como diretor de Produção do programa, Jayme Praça ajudou a viabilizar quadros que fizeram muito sucesso e se mantiveram no ar por anos, como 'Se Vira nos 30', em que os participantes tinham 30 segundos para apresentar performances; 'Pizza do Faustão', um bate-papo que muitas vezes funcionava como espaço para divulgação de novas novelas, com a presença do elenco; e o 'Dança dos Famosos', um concurso de dança entre celebridades. Enquanto esteve nessa função, ele acumulou, por breves períodos, a direção de Produção também do 'Zorra Total' e do 'TV Xuxa'.

Em 2006, foi promovido a diretor-geral do programa. Sob seu comando, o 'Domingão' passou a ser transmitido duas vezes por mês de São Paulo, em um processo que durou até 2016, quando a atração foi transferida em definitivo para a capital paulista. Com a mudança, Jayme Praça e outros três profissionais também foram morar na cidade. “Essa vinda foi extremamente interessante para dar uma mexida na forma de produzir o programa. Contratamos aqui uma equipe e vimos que era possível trabalhar de forma diferente”, avalia.

Desde então, Jayme Praça promoveu reformulações, que incluíram a criação de novos quadros, um novo cenário e outro horário de exibição. O 'Domingão' passou a ir ao ar a partir das 18h, após o jogo de futebol de domingo. Nesse período, foram lançados, com muito sucesso, quadros como o 'Ding Dong', que ao longo do tempo se tornou uma competição entre o elenco da Globo para adivinhar a música que está tocando; e o 'Show dos Famosos', em que atores e cantores imitam astros da música.

Diretor artístico

Em 2017, Jayme Praça assumiu outro desafio: deixou a direção-geral para se tornar diretor artístico do programa. O trabalho na área artística, realizado em equipe, reunia semanalmente diretores, produtores, o pessoal de figurino, arte, cenografia e engenharia, entre outros setores, para discutir sobre os acertos e erros passados, além de incentivar o surgimento de novas ideias. “Não acredito em programa ao vivo que não seja feito em equipe. No 'Domingão' todo mundo é igual. Eu escuto, falo, mas todo mundo escuta e fala”, garante. Munida dessa inspiração e da constante busca por novidades, a equipe não se resume a pensar em formatos atuais, mas está sempre atenta ao que poderia interessar o telespectador no futuro. “O 'Domingão', por ser um programa muito grande, com uma grade, tem condições de fazer várias experiências. Como é um programa popular, elas passam despercebidas, mas depois afloram”, arremata.

Em janeiro de 2021, depois de uma trajetória de mais de três décadas, Jayme Praça anunciou sua aposentadoria. E foi homenageado pelo amigo Faustão, como não poderia deixar de ser. Fausto Silva presta homenagem ao diretor do programa, que acaba de anunciar aposentadoria, 'Domingão do Faustão', 07/02/2021.

'Domingão do Faustão' presta homenagem a Jayme Praça

'Domingão do Faustão' presta homenagem a Jayme Praça

FONTES

Depoimento concedido ao Memória Globo por Jayme Praça em 14/02/2019; "Além de Faustão, diretor deixará a Globo. Saiba tudo” in: Patricia Kogut, O Globo, 25/01/2021; “Domingão do Faustão presta homenagem ao diretor Jayme Praça" in: GShow, 09/02/2021.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)