Por Memória Globo

Sérgio Seiffert/Memória Globo

Iain Alistair Semple é filho de um engenheiro de telecomunicações e uma funcionária pública.  Aos 8 anos, mudou-se para Brasília. Formou-se em jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub).

Aos 18 anos, começou a trabalhar no Incra. Logo fez um teste na TV Brasília, afiliada da TV Manchete na capital, e foi aprovado como repórter. Permaneceu lá por dois anos e tornou-se editor-chefe do programa 'A Cor da Cidade'. Em seguida, foi para a TV Manchete cobrir política e, posteriormente, para a TV Bandeirantes, onde permaneceu por cerca de quatro anos. Começou a trabalhar na Globo em 1996.

Foi editor e repórter no 'Bom Dia Brasil', então apresentado em Brasília por Carlos Monforte e dirigido pelo Alexandre Garcia. Deslocado para o 'Jornal Nacional', cobriu momentos econômicos e políticos tensos, como a primeira passagem de José Sarney pela Presidência do Senado (1995-1997) e o embate entre os senadores Antônio Carlos Magalhães e Jader Barbalho (2000). Após quatro anos, deixou a emissora para assumir um cargo na TVE.

Iain Semple na redação da Globo Brasília, 2018 — Foto: Sérgio Seiffert/Memória Globo

Em 2002, Iain Semple entrou na GloboNews, como editor e, posteriormente, coordenador de jornalismo, editando os telejornais 'Em Cima da Hora' e 'Jornal das Dez'. Recorda-se das palavras de Evandro Carlos de Andrade, então diretor da Central Globo de Jornalismo, sobre a prioridade das notícias entre a TV a cabo e a aberta: “A notícia não tem dono, é do telespectador; a notícia é o fato, o fato não tem dono.”

Entre outros, esteve presente nas coberturas ao vivo de importantes CPIs, diretamente do Congresso Nacional. Em seguida, passou à chefia de redação da Globo Brasília, cargo que exerceu por seis anos. Lá, também cobriu grandes eventos, como a eleição e a posse do presidente Lula (2002), o escândalo do Mensalão (2005) e a queda do avião da TAM (2007).

Em 21 de abril de 2010, por ocasião das comemorações dos 50 anos de Brasília, programou a ancoragem do 'Jornal Nacional' diretamente do Museu da República, com William Bonner. Além de coordenar os telejornais locais diários, como o 'DFTV' 1a edição' e 2a edição e o 'Bom Dia DF' (incluindo o quadro 'Radar'), Iain Semple também produziu reportagens especiais, feitas por Marcelo Canellas, para um núcleo do 'Fantástico'.

Em outubro de 2022, Ian Semple deixou a emissora.

Webdoc sobre o 'Jornal das Dez' com depoimentos exclusivos ao Memória Globo. incluindo Iain Semple.

Webdoc sobre o 'Jornal das Dez' com depoimentos exclusivos ao Memória Globo. incluindo Iain Semple.

Fonte

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)