Por Memória Globo

Acervo/Globo

Fernanda Gentil em depoimento ao Memória Globo, 2018. Fabrício Mota/Memória Globo. — Foto: Globo

Desafios. Esse é o principal combustível da jornalista e apresentadora Fernanda Gentil. Carioca, amante dos esportes desde criança, praticou natação e chegou a competir profissionalmente pelo vôlei de praia. Decidiu estudar Comunicação Social com o objetivo de atuar no Jornalismo Esportivo. No início da carreira, fez de tudo um pouco: começou numa assessoria de imprensa voltada para atletas de esportes radicais, passou pelo Esporte Interativo, Rádio Transamérica e pela Band. Até que ingressou no SporTV, porta de entrada para coberturas importantes como a Olimpíada de Inverno no Canadá e a Copa do Mundo da África do Sul. A passagem para a Globo, em 2011, trouxe a oportunidade de cobrir a Copa do Mundo do Brasil (2014), as Olimpíadas do Rio (2016) e a Copa do Mundo da Rússia (2018) além de tornar-se apresentadora do 'Globo Esporte' e 'Esporte Espetacular'. No final de 2018, Fernanda Gentil foi para a área de Entretenimento, onde estreou na apresentação do programa de variedades 'Se Joga', além de substituir Fátima Bernardes no 'Encontro', durante as férias da apresentadora. Foi também apresentadora do game show 'Zig Zag Arena', em 2021.

Eu sou movida a desafios. Às vezes é até um defeito, mas muitas vezes qualidade. Eu dou um check e já estou: ‘E aí? Vamos pro próximo?' Gosto do vivo, do improviso, solta, sem amarras, dando informação, com tempo para entregar, ligada no que está acontecendo. Com galera, então, amor, me deixa. Com povão é o meu forte."
— Fernanda Gentil

Fernanda Gentil em depoimento ao Memória Globo, 2018. — Foto: Fabrício Mota/Memória Globo

Fernanda Machado Soares Gentil nasceu em 23 de novembro de 1986, no Rio de Janeiro, filha dos engenheiros Martha Machado Soares e Maurício Nogueira Gentil. Sempre praticou esportes, desde criança. Para cuidar da asma, por recomendação médica, começou pela natação para melhorar a parte respiratória. Foi a porta de entrada para a prática de diversas modalidades, incluindo o vôlei de praia, esporte pelo qual chegou a competir profissionalmente. A paixão pelos personagens e pelas histórias a levou a escolher a faculdade de comunicação social, na PUC-Rio, com o objetivo de atuar no Jornalismo Esportivo.

Ainda na universidade, começou a estagiar bem cedo. No segundo período, ingressou em uma assessoria de imprensa voltada para atletas de esportes radicais, como Maya Gabeira, Burle e Eraldo Gueiros, surfistas de ondas gigantes. Em seguida, foi para a televisão, no Esporte Interativo, na área de produção, onde ficou por dois anos. Também passou pela Rádio Transamérica, no plantão de notícias esportivas, e pela Band, na editoria de Cidade. Nessa época, Fernanda aproveitou para fazer vários cursos, entre eles um oferecido pelo SporTV. Ao final, foi contratada para uma vaga de produção no canal, em 2009, ano em que se formou. Ela fazia a ligação entre as praças e o SporTV.

Chamávamos essa função de cadeira elétrica. Eu via o que as praças estavam dando de notícias sobre o esporte, em cada estado, fazia uma ronda nacional, e vendia o que era mais interessante para os jornais do SporTV. Se eles quisessem, eu pegava o material e gerava pra eles. Era uma loucura”

Após dois meses na produção, Fernanda foi contratada como repórter e estreou no programa 'É Gol', com direção de Raul Costa Júnior e os jornalistas Lucas Gutierrez e Gustavo Werthein na equipe. “Era um programa só de gols, um formato completamente informal, descontraído, pra cima, leve. Só gol o programa inteiro, com quadros sobre os artilheiros”, lembra.

Fernanda Gentil e Lucas Gutierrez apresentam o “É Gol!”, do SporTV, na estreia do programa. 19/10/2009.

Fernanda Gentil e Lucas Gutierrez apresentam o “É Gol!”, do SporTV, na estreia do programa. 19/10/2009.

Olimpíada de Inverno

Em fevereiro de 2010, Fernanda enfrentou seu primeiro grande desafio no SporTV: ancorar ao vivo a Olimpíada de Inverno no Canadá. Entre os momentos marcantes, Fernanda se lembra de uma entrada ao vivo no Bem, Amigos!, ancorado por Galvão Bueno. “Eu nunca tinha falado com o Galvão. Mandei um e-mail pra ele, com medo, e pedi pra pegar leve. Ele foi um amor, me tratou superbem, os convidados me elogiaram. Foi tudo certinho, eu tinha resposta na ponta da língua para tudo que ele me perguntava. Pra encerrar, o Galvão mandou: ‘Fernandinha, que horas são aí? Qual é o fuso?’ O mais fácil eu não consegui responder, porque eu estava com o relógio com 30 camadas de roupa em cima, me enrolei toda e falei: ‘Pô, Galvão, isso não estava no roteiro!’ Consegui responder a hora, mas já completamente anestesiada, não sentia mais nada. Foi um dia marcante”.

Foi um megadesafio. Minha primeira cobertura internacional, com modalidades que não estamos acostumados a acompanhar no dia a dia. Fiquei literalmente congelada, com um frio na espinha.”
Fernanda Gentil ancora ao vivo a cobertura da Olimpíada de Inverno no Canadá para o SporTV, 12/02/2010.

Fernanda Gentil ancora ao vivo a cobertura da Olimpíada de Inverno no Canadá para o SporTV, 12/02/2010.

Copa do Mundo da África do Sul

A primeira cobertura de Copa do Mundo de Fernanda Gentil foi na África do Sul, em 2010. Ela apresentou o 'Bom Dia África' ao lado de Gabriel Moojen. Em meio a muita entrega, estudo e dedicação, Fernanda se recorda de uma gafe que viralizou na época. Um dos convidados era deficiente visual, e, sem perceber, a jornalista tentou cumprimentá-lo e ficou sem resposta.

Eu fui estender a mão, ele obviamente não viu e ‘fiquei no vácuo’. Como tudo na vida, são as dores e as delícias de ter uma visibilidade que um canhão, como o do SporTV, te dá. Muita gente criticou, caiu em cima, mas muita gente riu e se divertiu. Quando voltei, virei a ‘loirinha do ceguinho’. Claro, muita gente só estava ali pela próxima gafe, mas também começaram a acompanhar o meu trabalho e gostar de mim, felizmente”.
Fernanda Gentil apresenta o “Bom Dia África” ao lado de Gabriel Moojen durante a cobertura da Copa do Mundo da África do Sul para o SporTV. 08/06/2010.

Fernanda Gentil apresenta o “Bom Dia África” ao lado de Gabriel Moojen durante a cobertura da Copa do Mundo da África do Sul para o SporTV. 08/06/2010.

Copa América da Argentina

Outro evento importante em sua carreira, pelo SporTV, foi a Copa América da Argentina, em 2011. Mais confiante, Fernanda acompanhou de perto a Seleção brasileira e entrava na programação com flashes ao vivo. “Foi a primeira cobertura em que eu fiquei mais colada na Seleção, então a demanda era maior, muita gente querendo notícia, pedindo entrada ao vivo toda hora. O Brasil saiu muito cedo, então foi uma cobertura curta. Mas foi a primeira que consegui curtir mais, sem tanto medo de errar”. O Brasil deixou a competição nas quartas de final, ao perder para o Paraguai nos pênaltis. O Uruguai venceu a Copa América após golear o Paraguai na final por 3 a 0.

Fernanda Gentil dança tango no quadro “Mi Buenos Aires Querido”, do Seleção SporTV, durante a cobertura da Copa América na Argentina, em 2011. 04/07/2011.

Fernanda Gentil dança tango no quadro “Mi Buenos Aires Querido”, do Seleção SporTV, durante a cobertura da Copa América na Argentina, em 2011. 04/07/2011.

Estreia na Globo

No mesmo ano, Fernanda deu um passo importante na carreira. Foi convidada para fazer um teste de três meses no 'Globo Esporte'. “Eu estava entrando no condomínio da minha mãe e recebi uma ligação do Gustavo Maria, editor do Esporte da Globo na época. Eu quase bati com o carro! Dei meia volta e fui na emissora falar com ele. Era a realização de um sonho trabalhar na Globo”. Além das reportagens para o 'Globo Esporte', começou a apresentar o 'Placar da Rodada', que ia ao ar às quartas-feiras com o resultado dos jogos.

A cobertura da Copa das Confederações, em 2013, foi uma espécie de vitrine para Fernanda Gentil. Durante o evento, a repórter entrava nos telejornais com flashes ao vivo sobre a Seleção Brasileira.

Foi o primeiro evento em que eu senti o boom do canhão da Globo, pela visibilidade. Foi quando realmente muita gente me conheceu. Fiquei muito satisfeita comigo mesma com esse trabalho, apesar de ter muita coisa para melhorar, como sempre”.

Copa do Mundo do Brasil

No ano seguinte, participou da cobertura da Copa do Mundo do Brasil. Sua base era a Granja Comary, em Teresópolis, na sede da Seleção Brasileira de Futebol. “Para onde a Seleção ia, eu ia, todos lugares. A gente ficava naquele pinga-pinga”. Foi assim até a fatídica semifinal no Estádio Mineirão, quando o Brasil perdeu de 7 x 1 para a Alemanha.

Era o jogo mais importante do Brasil até ali, semifinal, se ganhasse estava na final contra uma seleção fortíssima. Perder ok, mas ser esculachado não, né? Não estava nos planos. No final do jogo, ninguém falava com ninguém, não tinha assunto. Não tem como explicar”.
Repórter Fernanda Gentil se emociona e chora ao falar da eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014 durante o programa “Encontro com Fátima Bernardes”, 09/07/2014.

Repórter Fernanda Gentil se emociona e chora ao falar da eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014 durante o programa “Encontro com Fátima Bernardes”, 09/07/2014.

As coberturas da Copa das Confederações e da Copa do Mundo do Brasil renderam frutos. Em 2014, Fernanda Gentil ganhou dois prêmios como melhor repórter: o Melhores do Ano e o Prêmio Extra de Televisão. “Eu sou muito exigente comigo mesma, muito. Sou até chata. Nas coberturas em que eu tive mais visibilidade, o termômetro era o retorno, se o povo estava curtindo, se eu estava agradando. Mas sempre pode melhorar. Então, os prêmios são um sinal de que estou no caminho certo”.

Flash ao vivo de Fernanda Gentil durante o RJTV 1ª Edição direto da Granja Comary, local de preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2014, RJTV 1ª Edição, 29/05/2014.

Flash ao vivo de Fernanda Gentil durante o RJTV 1ª Edição direto da Granja Comary, local de preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2014, RJTV 1ª Edição, 29/05/2014.

Mamãe Gentil

Depois da Copa do Mundo, Fernanda assumiu a apresentação do 'Globo Esporte' em São Paulo, com a ida de Thiago Leifert para o 'The Voice Brasil'. “São Paulo foi muito bom. Foi um período muito importante na minha carreira e na minha vida. Pela primeira vez, eu morei fora do Rio, longe da família, e fui para o lugar de alguém que eu admirava muito, e ainda admiro, por tudo o que ele representou no esporte, pelas mudanças que ele mesmo fez, pelo jeito que ele apresenta os programas. Eu me identifico muito,”

Em março de 2015, voltou para o Rio de Janeiro e, durante sua gravidez, apresentou o quadro 'Mamãe Gentil', do 'Esporte Espetacular', que dava conselhos para as futuras mamães sobre diversos temas, incluindo a prática de exercícios físicos durante a gestação.

O trabalho foi muito legal. Eu fiquei com um material pra vida inteira. Marcou muito. Fiz várias fotos grávida, porque, em todo episódio, a gente atualizava a minha imagem. Na vinheta de abertura, tinha o giro de 360 °, mostrando a barriga crescendo. Foi muito emocionante”.
Mamãe Gentil: Fernanda chega a última reportagem da série e recorda trajetória

Mamãe Gentil: Fernanda chega a última reportagem da série e recorda trajetória

'Globo Esporte'

Em julho do mesmo ano, Fernanda assumiu a apresentação da edição carioca do 'Globo Esporte', no lugar de Alex Escobar, que foi para o 'Esporte Espetacular'. Fernanda tem um carinho especial pelo 'Globo Esporte'.

O GE é um programa diário, tiro curto, você tem muita liberdade de improvisar, de fazer do seu jeito, do tipo botar o que você quiser no TP da sua maneira. Seja tópico, seja frase, seja um parágrafo inteiro, você pode mexer muito e eu gosto desse negócio, a dinâmica é muito o meu perfil. É muito rápido, então você não pode desligar. Quando eu saio de programa desses, parece que eu joguei um jogo de 90 minutos. O GE é muito legal por esse lado”.
Alex Escobar deixa o Globo Esporte, e Fernanda Gentil assume apresentação

Alex Escobar deixa o Globo Esporte, e Fernanda Gentil assume apresentação

Fernanda Gentil no Globo Esporte — Foto: Acervo/Globo

Olimpíadas do Rio de Janeiro

A cobertura da Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 foi outro grande evento. A Globo ficou 160 horas no ar, mais de 100 horas de transmissão ao vivo. Cerca de dois mil profissionais acompanharam todos os detalhes da primeira Olimpíada na América do Sul, que contou com a participação de mais de 10 mil atletas de 206 países, 400 deles representando o Brasil. Ao lado de Alex Escobar, Fernanda Gentil apresentava as notícias de dentro do estúdio de vidro, montado no coração do Parque Olímpico.

Olimpíada tem de tudo um pouco, e essa foi especial por ser em casa. Eu ficava ancorando do estúdio, uma baita responsabilidade. E o estúdio era lindo, virou um ponto turístico do parque, todo mundo ia lá tirar foto. Foi muito especial”.
Fernanda Gentil faz uma restrospectiva na Rio 2016. Esporte Espetacular, 14/08/2016.

Fernanda Gentil faz uma restrospectiva na Rio 2016. Esporte Espetacular, 14/08/2016.

'Esporte Espetacular'

O próximo desafio foi a apresentação do 'Esporte Espetacular', também em 2016, ao lado de Flávio Canto. A mudança para um programa de três horas ao vivo, com reportagens especiais, marcou uma nova fase.

Levei um susto. Primeiro pelo tamanho do 'EE': três horas ao vivo no estúdio, aquela equipe imensa, a maior do esporte, os principais repórteres. É muito legal, porque as histórias são emocionantes”.

Fernanda Gentil apresenta o 'Esporte Espetacular' — Foto: João Cotta/Globo

Copa do Mundo da Rússia

Na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, Fernanda dividiu novamente com Alex Escobar a ancoragem de dentro do estúdio, que ficava na Praça Vermelha, em Moscou. Por causa do fuso horário, trabalhavam de madrugada. “O 'Jornal Nacional' ia ao ar enquanto era madrugada na Rússia. A gente entrava um pouco depois, mas tinha que chegar cedo para programar tudo, falar com a equipe. Foi punk, uma ralação intensa.”

Fernanda Gentil, Cléber Machado e Júnior na Copa do Mundo da Rússia, 2018 — Foto: Carol Oliveira/Globo

'Bom Dia Brasil' de despede da Rússia

'Bom Dia Brasil' de despede da Rússia

Entretenimento

Em mais uma guinada em sua vida, no final de 2018, Fernanda Gentil deixou o Esporte e foi para a área de Entretenimento. Em setembro de 2019 estreou na apresentação do programa de variedades 'Se Joga,' ao lado dos atores Érico Brás e Fabiana Karla. O programa contava com uma plateia e misturava jogos com notícias sobre celebridades, quadros de saúde e beleza, além de esquetes de humor. Em julho e novembro de 2020, Fernanda Gentil substituiu Fátima Bernardes no 'Encontro', durante as férias da apresentadora. Em outubro de 2021, Fernanda Gentil passou a comandar o game show 'Zig Zag Arena', que foi exibido até dezembro do mesmo ano.

Após uma parceria de 15 anos, Fernanda Gentil encerrou seu contrato com a Globo em março de 2023.

Fernanda Gentil. Érico Brás e Fabiana Karla na estreia do Se Joga. 30/09/2019

Fernanda Gentil. Érico Brás e Fabiana Karla na estreia do Se Joga. 30/09/2019

EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO

Em depoimento exclusivo ao Memória Globo, Fernanda Gentil fala sobre a paixão pelos esportes e o início da sua vida profissional.

Em depoimento exclusivo ao Memória Globo, Fernanda Gentil fala sobre a paixão pelos esportes e o início da sua vida profissional.

Em depoimento exclusivo ao Memória Globo, Fernanda Gentil fala sobre o convite para trabalhar no Globo Esporte e a transição para a TV aberta.

Em depoimento exclusivo ao Memória Globo, Fernanda Gentil fala sobre o convite para trabalhar no Globo Esporte e a transição para a TV aberta.

Em depoimento exclusivo ao Memória Globo, Fernanda Gentil fala sobre o período em que apresentou o Globo Esporte em São Paulo.

Em depoimento exclusivo ao Memória Globo, Fernanda Gentil fala sobre o período em que apresentou o Globo Esporte em São Paulo.

Em depoimento exclusivo ao Memória Globo, Fernanda Gentil fala sobre o quadro “Mamãe Gentil”, do Esporte Espetacular.

Em depoimento exclusivo ao Memória Globo, Fernanda Gentil fala sobre o quadro “Mamãe Gentil”, do Esporte Espetacular.

Em depoimento exclusivo ao Memória Globo, Fernanda Gentil fala sobre sua experiência na apresentação do Esporte Espetacular.

Em depoimento exclusivo ao Memória Globo, Fernanda Gentil fala sobre sua experiência na apresentação do Esporte Espetacular.

Mais vídeos

Estreia do quadro “Bolsa Redonda”, no qual Fernanda Gentil, Christine Fernandes, Thalita Rebouças e Glenda Kozlowski comentam lances divertidos e inusitados do futebol. Esporte Espetacular, 10/11/2013.

Estreia do quadro “Bolsa Redonda”, no qual Fernanda Gentil, Christine Fernandes, Thalita Rebouças e Glenda Kozlowski comentam lances divertidos e inusitados do futebol. Esporte Espetacular, 10/11/2013.

Estreia do programa “Rumo à Copa” com apresentação de Fernanda Gentil e Cristiane Dias exibe música da Copa de Arlindo Cruz, Rumo à Copa, 07/04/2014.

Estreia do programa “Rumo à Copa” com apresentação de Fernanda Gentil e Cristiane Dias exibe música da Copa de Arlindo Cruz, Rumo à Copa, 07/04/2014.

Mundo Gentil: Novo quadro da Fernanda Gentil que vem para ´ajudar a ajudar`. É de Casa, 30/05/2020 .

Mundo Gentil: Novo quadro da Fernanda Gentil que vem para ´ajudar a ajudar`. É de Casa, 30/05/2020 .

FONTES

Depoimento de Fernanda Gentil concedido ao Memória Globo em 25/10/2018.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)