Por Memória Globo

Zé Paulo Cardeal/Globo

Depoimento de Fabiana Karla ao Memória Globo, 2012 — Foto: Renato Velasco/Memória Globo

Lucicreide é uma personagem de sorte na vida da pernambucana Fabiana Karla Souza Simões Barbosa. Foi com a interpretação da faxineira que ela ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival Arte Viva Elo, em 1991, em Recife. E foi justamente essa sua primeira personagem no 'Zorra Total', programa que lhe deu notoriedade.

Sou muito curiosa e acho que a vida para quem é artista dá muito pano para manga.

Início da carreira

Filha de um auditor fiscal e de uma professora, Fabiana Karla Souza Simões Barbosa nasceu em 30 de outubro de 1975, em Recife. Começou a carreira de atriz no grupo de teatro de um centro religioso de sua cidade até se inscrever no festival de teatro amador do colégio e ganhar o prêmio de melhor atriz com a personagem Lucicreide.

“Depois que ganhei o prêmio fui vista por muita gente que já fazia teatro profissionalmente. Aí, começaram os convites para produções locais. Para mim a maior emoção foi conseguir fazer parte do TAP, o Teatro de Amadores de Pernambuco, que tem uma história maravilhosa na cena pernambucana e acho que na cena brasileira também. Porque era um teatro de muita força, muito político e trazia muita novidade”.

Mudança para o Rio de Janeiro

Mãe de três filhos, Fabiana Karla conta que sua ida para o Rio de Janeiro, em 2001, foi no susto. “Porque a minha vontade era tamanha, mas não sabia como agir. Já tinha filhos e fiquei naquele desespero de imaginar deixá-los. Eram amores diferentes, mas muito intensos. Não seria feliz sem um deles, então tinha que dar um jeito de conciliar esse amor dos filhos e esse amor à minha arte. Ser fiel àquilo”.

O primeiro trabalho, no Rio, foi buscar produções de teatro para apresentá-las em Recife, mas sua vontade mesmo era de estar no palco. “Comecei a procurar pessoas e me deparei com uns amigos que também vieram fazer testes e eu ficava naquela ida e vinda para Recife para ver os meus filhos. Até que um dia, fui chamada para um teste para fazer o 'Linha Direta', que foi a minha primeira participação na Globo”.

Fabiana Karla em Zorra Total, 2010 — Foto: Thiago Prado Neri/Globo

Depois da experiência em 'Linha Direta', Fabiana passou a deixar currículos e a abordar algumas pessoas no então Projac – atual Estúdios Globo – em busca de uma oportunidade. Foi quando encontrou o diretor Maurício Shermann. “Lembrar disso é engraçado e emocionante. Ele é um grande diretor, é um homem que dá oportunidade, que vai no teatro, que olha os artistas, que tem respeito. Posso dizer que se tenho algum valor maior, profissionalmente, devo isso a ele, que acreditou no meu trabalho e me deu oportunidade de mostrar o que eu tinha para oferecer. E eu ofereci a Lucicreide e depois foram acontecendo os outros personagens”.

Que luxo! Lucicreide e Carretel aprontam em restaurante

Que luxo! Lucicreide e Carretel aprontam em restaurante

Estreia em novelas

Em 2003, Fabiana fez sua primeira novela, 'Mulheres Apaixonadas' (2003), como a Célia, empregada da Lorena, personagem de Susana Vieira. “Eu estava num núcleo maravilhoso. Comecei a emplacá-la como fofoqueira porque não sabia muito o que fazer ali. Mas cada entrada que eu tinha, cada texto que me davam, para mim era um evento. Então, eu fazia com muito prazer, muita vontade, e acho que isso ficou notório, a ponto do Maneco (Manoel Carlos) começar a colocar algumas falinhas para mim”, conta a atriz que viveu também a Olga Bastos no remake de 'Gabriela' (2012) e a enfermeira Perséfone, em 'Amor à Vida' (2013).

Perséfone reprova Daniel em capítulo de 'Amor à vida', em 21/1/2014.

Perséfone reprova Daniel em capítulo de 'Amor à vida', em 21/1/2014.

'Escolinha do Professor Raimundo'

A partir de 2015, Fabiana teve a oportunidade de participar da nova versão da 'Escolinha do Professor Raimundo' na Globo, interpretando a personagem Dona Cacilda, imortalizada na primeira edição do humorístico por Claudia Jimenez. A experiência durou até 2021. Entre 2018 e 2020, protagonizou outro programa de humor, dessa vez no Multishow, ao lado de Tom Cavalcanti: 'Dra. Darci'.

Dona Cacilda revela que gosta de homem fantasiado de super-herói. 'Escolinha do Professor Raimundo'

Dona Cacilda revela que gosta de homem fantasiado de super-herói. 'Escolinha do Professor Raimundo'

2019 marcou sua volta ao universo das novelas: interpretou Madalena Sampaio em 'Verão 90'. No mesmo ano estreou também na função de apresentadora no programa 'Se Joga'.

Em 2022, Fabiana participou de um sucesso do streaming: a série 'Rensga Hits', do Globoplay. Na trama, ela vive a dona da gravadora Joia Maravilha Records.

Cinema

No cinema, Fabiana foi protagonista de 'Lucicreide Vai Pra Marte' (2021), em que reviveu a personagem que a levou para a televisão, e em 'Uma Pitada de Sorte' (2022).

Fotos de Fabiana Karla:

Fabiana Karla no 'Zorra Total', 2011 — Foto: Blenda Gomes/Globo

Fabiana Karla no 'Zorra Tota'l, 2011 — Foto: Alex Carvalho/Globo

Fabiana Karla e Marcelo Serrado em 'Gabriela' - 2ª versão, 2012 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Maria Casadevall e Fabiana Karla em 'Amor à Vida', 2013 — Foto: Raphael Dias/Globo

FONTE:

Depoimento concedido ao Memória Globo por Fabiana Karla em 31 de janeiro de 2012. Fabiana Karla fala da volta às novelas em 'Verão 90'. In: O Globo, Patricia Kogut, 5/11/2018. Alice Wegmann, Lorena Comparato, Fabiana Karla e Deborah Secco vão estrelar série sobre sertanejo. In: O Globo, Patricia Kogut, 11/8/2021
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)