Renato Velasco/ Memória Globo

Décio Augusto Lopes da Silva é filho do publicitário Luiz Carlos Lopes da Silva e da editoradora Lilian Gabriel Lopes da Silva, formou-se em jornalismo pela UERJ e, posteriormente, fez um MBA em administração na PUC/RJ. Começou a estagiar na Globo ainda durante a faculdade, e, em janeiro de 1990, foi contratado para a editoria de Esporte como repórter do Globo Esporte. Trabalhou e aprendeu com Tino Marcos e Marcos Uchoa, que ainda considera os melhores repórteres esportivos do país. Em 1996, a convite do diretor do Esporte, Luiz Fernando Lima, assumiu o cargo de editor-chefe do programa.

Ainda na década de 1990, coordenou a implantação de mudanças importantes na cobertura esportiva, sobretudo no 'Globo Esporte', 'Esporte Espetacular' e nos seguimentos esportivos do 'Bom Dia Brasil' e do 'Jornal da Globo'. As pautas passaram a buscar maior identificação do público com os personagens dos eventos e jogos, apresentando os esportistas com mais naturalidade e proximidade do telespectador.

Reportagem de Décio Lopes sobre o I Jogos Abertos Indígenas em Mato Grosso do Sul, Esporte Espetacular, 06/05/1995.

Reportagem de Décio Lopes sobre o I Jogos Abertos Indígenas em Mato Grosso do Sul, Esporte Espetacular, 06/05/1995.

Décio Lopes participou da cobertura das Copas de 1990, de 1994, de 1998; e das Olimpíadas de 1992, de 1996 e de 2000, quando viajou, pela primeira vez, para cobrir o evento in loco. Em 2002, deixou a Globo e foi morar em Paris, onde fez matérias como freelancer para o Globoesporte.com.

Reportagem de Décio Lopes sobre o perfil do atacante da seleção brasileira Romário após a conquista do tetra na Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos, 23/07/1994.

Reportagem de Décio Lopes sobre o perfil do atacante da seleção brasileira Romário após a conquista do tetra na Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos, 23/07/1994.

Ajudou a formatar, em 2004, o programa 'Expresso da Bola', no SporTV -- que depois foi adaptado como 'Expresso do Esporte', quadro no 'Esporte Espetacular'. Produzido e apresentado pelo próprio jornalista, 'Expresso da Bola' mostrava um pouco da vida de esportistas brasileiros que estão fora do país – como eles vivem, onde moram e treinam. Também produziu os programas 'Mesa Redonda', 'Golf Brasil', a série 'Raízes Brasileiras' e dirigiu o 'Super Surf', todos para o canal SporTV.

Décio Lopes ainda trabalhou como comentarista da seleção brasileira de futebol em Copas, Olimpíadas, campeonatos e amistosos de futebol.

Atualmente atua como vice-presidente do Orlando City, time de futebol daquela cidade americana.

FONTE:

Depoimento concedido ao Memória Globo por Décio Lopes em 06/02/2012.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)