Por Memória Globo


— Foto: Globo

Antonio Vicente Austregésilo de Athayde  é filho do jornalista e presidente da Academia Brasileira de Letras, Belarmino Austregésilo de Athayde, e Maria José de Queiroz Austregésilo de Athayde, presidente da Federação das Bandeirantes do Brasil. Formado em Engenharia de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1969, também é pós-graduado em Informática pela mesma universidade.

Athayde começou sua carreira profissional no Rio Datacentro, o Centro de Processamento de Dados da PUC-Rio, onde trabalhou com o primeiro computador a ser instalado no Brasil. A seguir, transferiu-se para a Companhia Internacional de Engenharia, onde ficou até montar sua própria empresa, a Ensis – Engenharia de Sistemas.

Início na Globo

Foi contratado pela Globo em 1977, para trabalhar no então chamado Serviço de Informação, dirigido por Marcos Brandão. No departamento, responsabilizou-se pela montagem do sistema de comercialização e pela informatização da área comercial da emissora, dirigida na época por Yves Alves, na rede, e por Dionisio Poli, em São Paulo. No início de 1979, tornou-se diretor de Operações Comerciais, mudando-se para São Paulo logo a seguir. No cargo, dedicou-se a implantar um novo sistema de comercialização para a Globo, conhecido como Siscom, com o objetivo de maximizar as vendas e evitar perdas relacionadas a falhas de exibição.

Com a saída de Yves Alves da superintendência comercial da rede para assumir a direção regional de Belo Horizonte, Dionisio Poli assumiu seu lugar e convidou Antonio Athayde para ser seu diretor adjunto. Mais uma vez, recebeu a missão de informatizar a área. Em 1983, tornou-se diretor de Afiliadas da Globo. Logo depois, em 1985, passou a se dedicar à instalação da Telemontecarlo. Em 1986, de volta da Itália, foi convidado a assumir interinamente o lugar de Dionisio Poli como superintendente comercial da rede. Alguns meses depois, foi nomeado em definitivo para o cargo.

Globosat

No final de 1990, desligou-se da emissora e, algum tempo depois, assumiu a direção de marketing do Banco Crefisul. Em 1992, foi convidado por Roberto Irineu Marinho para retornar às Organizações Globo e assumir a direção da Globosat, que havia entrado no ar há apenas alguns meses. Na direção da Globosat, Antonio Athayde empreendeu a reestruturação da empresa, separando as funções de produção e programação de televisão das funções de distribuição do sinal e vendas. Criou, para estas últimas atividades, uma nova empresa, a Net. Depois de deixar a direção da Globosat, tornou-se executivo da Globopar, onde permaneceu até 1997.

Posteriormente, Antonio Athayde trabalhou também como consultor para o Grupo Abril, Rede Bandeirantes, SBT e Telefónica, além de ter assumido a direção da ANJ, a Associação Nacional de Jornais, até 2008. A partir de então, tornou-se consultor da entidade. Em 2011, participou, ao lado de outras personalidades brasileiras, da antologia Autoregulamentação e Liberdade de Expressão – A Receita do Conar, editada pelo próprio Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.

FONTE:

Depoimento concedido ao Memória Globo por Antonio Athayde em 30/06/2010.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)