Por Memória Globo

Cicero Rodrigues/Arte Memória Globo

Ana Maria Braga começou a trabalhar, ainda na adolescência, para poder cursar a faculdade de Ciências Físicas e Biológicas na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto, SP. Uma vez formada, foi para a capital, onde arranjou um emprego na extinta TV Tupi para custear cursos de especialização na sua área de formação. Durante os seis anos em que trabalhou na emissora, produziu e dirigiu programas e chegou a apresentar um telejornal. Entusiasmada com o trabalho na TV, formou-se em jornalismo, trabalhou em assessoria de imprensa e foi diretora de publicidade das revistas femininas da editora Abril.

Acorda, menina!

A manhã de milhares de brasileiros começa com a saudação animada de Ana Maria Braga. O 'Mais Você', que está no ar desde 1999, inicialmente era definido como programa “feminino”, mas, para a apresentadora, ele vai além: “Chamamos o nosso programa de variedades para a família”. Entre os assuntos em pauta estão beleza, culinária, comportamento, viagem, moda, artesanato, saúde, informação, mercado de trabalho e economia.

Ana Maria Braga em entrevista ao Memória Globo, 2019 — Foto: Cicero Rodrigues/Memória Globo

Início da carreira

Ana Maria Braga nasceu no dia 1º de abril de 1949, filha de Natalino Giuseppe Maffeis Júnior e Lourdes Braga. Após passar a infância estudando em internatos no interior do estado, fugiu de casa na adolescência e começou a trabalhar para poder cursar a faculdade de Ciências Físicas e Biológicas na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto, SP.

Já na capital, com o diploma em mãos, arranjou um emprego na extinta TV Tupi para custear cursos de especialização na sua área de formação. Entre os anos de 1974 e 1980, na Tupi, produziu e dirigiu o programa de variedades 'Agora Boa Tarde', exibido ao vivo. Também apresentou o telejornal 'Panorama' e, uma vez por mês, comandava o musical 'Grande Parada', junto com o ator Tony Ramos.

Entusiasmada com o trabalho na TV, Ana Maria Braga se formou em jornalismo. Trabalhou em assessoria de imprensa e, entre 1983 e 1993, ocupou a diretoria de publicidade das revistas femininas da editora Abril. Em sua gestão, a revista Elle foi implantada no Brasil.

Após 10 anos afastada da televisão, em 1993, Ana Maria Braga foi convidada para dirigir um programa de culinária na TV Record, o 'Note e Anote', no qual imprimiu um estilo que ficou marcado pelo inusitado, como usar luvas de modelos e cores diferentes e passar por debaixo da mesa do cenário da cozinha a cada vez que provava – e aprovava – uma das receitas do programa. O programa chegou a entrar na edição do Guinness Book de 1998 como o programa de maior permanência no ar.

Entrada na Globo

O convite para trabalhar na Globo veio em meados de 1999 e, em 18 de outubro do mesmo ano, depois de meses de testes, o 'Mais Você' entrou no ar. Na primeira fase, então sob a direção de Luiz Gleiser e Roberto Faustino, o programa tinha as participações do escritor Carlos Heitor Cony, da consultora de moda Gloria Khalil, do cabeleireiro e maquiador Duda Molinos e do psicanalista Leonardo Fraiman.

Nos anos 2000, o 'Mais Você' foi dirigido por diferentes profissionais – como Nilton Travesso, Marlene Mattos e Cacá Silveira. A partir de outubro de 2007, sob a responsabilidade do núcleo de produção do diretor J.B. de Oliveira (Boninho), Vivi de Marco assumiu o cargo de diretora.

À vontade nos cenários de seu programa, Ana Maria Braga já preparou milhares de receitas, participou de coberturas jornalísticas e entrevistou uma série de personalidades nacionais e internacionais. Ela recebeu a presidenta Dilma Rousseff, que depois de um bate-papo preparou uma omelete de queijo, a apresentadora Xuxa Meneghel, o ator Tony Ramos, a modelo Gisele Bündchen, a chef britânica Nigella Lawson e o ator espanhol Antonio Banderas, que preparou uma paella Californiana.

Ana Maria Braga no programa de aniversário de 3 anos do Mais Você, 2002. — Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo

Batalha contra o câncer

Ana Maria mantém-se próxima e cúmplice de sua audiência e, durante seu programa, divide com o público um pouco de sua vida. Na manhã de 26 de agosto de 2001, anunciou que sofria de câncer no intestino. Um bloco inteiro do 'Mais Você' foi dedicado ao tema, com a participação de telespectadores, que enviaram mensagens de apoio, e do padre Marcelo Rossi, que rezou pela saúde da apresentadora. No mesmo dia, foi internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e iniciou o tratamento de quimioterapia. Enquanto esteve internada, foram exibidos programas gravados previamente.

Ninguém espera que vá ter câncer, e aí, de repente, vem uma notícia dessa. Bom, eu trabalho num lugar em que eu falo com as pessoas. E uma das coisas que eu falo – e falo para os meus filhos, aprendi do meu pai, e acredito piamente – é que a verdade é o melhor caminho. Olhar no olho das pessoas e falar o que você pensa e sente, com respeito pelo outro, mas a verdade, não tem coisa melhor na vida. Não vi outro caminho senão dizer, porque se eu não disser, dirão.

Ao longo da etapa final do tratamento, a apresentadora passou a fazer inserções ao vivo no 'Mais Você', intercaladas por quadros gravados. Quatro meses depois do anúncio do câncer, ela voltou a gravar o programa, já curada da doença e com os cabelos bem curtos, em consequência das sessões de quimioterapia. Muito religiosa, ela foi ao Santuário de Fátima, em Portugal, agradecer. Uma equipe do programa acompanhou a apresentadora em sua peregrinação e a matéria resultou em um dos momentos mais emocionantes da atração.

Mais Você: Ana Maria retorna após ter câncer

Mais Você: Ana Maria retorna após ter câncer

Transformações no 'Mais Você'

Durante os anos, o 'Mais Você' passou por diversas reformulações. Em março de 2008, teve a produção transferida dos estúdios de São Paulo para os Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. E no dia 13 de abril de 2009, Ana Maria Braga recebeu o telespectador em seu novo cenário, uma casa especialmente construída em meio à Mata Atlântica, nos Estúdios Globo, e apelidada de casa de cristal, por causa de suas paredes de vidro.

Em 2010, Ana Maria Braga aceitou o desafio e fez parte da Dança dos Famosos, do 'Domingão do Faustão'. A apresentadora foi destaque do quadro e dançou disco music, forró, lambada e salsa acompanhada do professor Renato Zóia.

______________________________
Louro José

Em 1997, quando ainda apresentava o programa 'Note e Anote', na Record, Ana Maria Braga criou um personagem que a acompanhou durante muitos anos. O papagaio Louro José era boneco articulado que divertia o público infantil na abertura da atração. “Eu precisava de um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas cachorro não fala. Passarinho, nem todos falam; gato não fala. E eu tenho um papagaio em casa, e ele se chama Louro José, por causa do meu pai, que era José Maffei", recorda. Louro José era interpretado por Tom Veiga, que morreu em 1 de novembro de 2020. O programa do dia 4 de novembro homenageou tanto o personagem, quanto o profissional que lhe dava vida.

______________________________

O 'Mais Você' comemora anualmente o aniversário de Ana Maria Braga e da própria atração com convidados, chuva de bolas e bolo. O mesmo era feito nos aniversários do Louro José. Os 10 anos do programa foram celebrados com uma edição especial e uma grande festa em uma casa de shows de São Paulo. A apresentadora recebeu uma plateia com cerca de 1.500 telespectadores e convidados que participaram do especial que foi transmitido ao vivo. No aniversário de Ana Maria Braga em 2014, a apresentadora foi surpreendida por sua equipe e não sabia o que ia acontecer durante o 'Mais Você'. Louro José comandou a atração, chamou os convidados e anunciou a chegada do bolo de aniversário, que foi entregue por um drone, um veículo aéreo não tripulado. Em 2019, o programa comemorou 20 anos.

______________________________
Outros projetos

Além do 'Mais Você', a apresentadora tem diversos produtos que levam seu nome: uma linha de utensílios para cozinha, vários livros de receitas e autoajuda, um curso online de culinária, uma revista e uma marca de café. Empreendedora, criou o Projeto de Cozinha Popular Ana Maria Braga, um curso sobre reaproveitamento alimentar direcionado a comunidades carentes. Em 2003, lançou o CD 'Sou Eu'.

______________________________

Ana Maria Braga em entrevista ao Memória Globo, 2019 — Foto: Cicero Rodrigues/Memória Globo

Fontes

Logo do programa Mais Você — Foto: Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)