Por Memória Globo


HISTÓRIA

O Ultranotícias oferecia diariamente um panorama completo das principais notícias do Brasil e do mundo. Sua fonte de informação mais frequente eram os filmes da CBS News. 

O telejornal foi implantando com duas edições. A primeira durava cinco minutos e ia ao ar de segunda a sexta, às 15h. A edição da noite era transmitida de segunda a sábado, às 19h45, e contava com um bloco cultural e reportagens externas. Em agosto de 1966, o Ultranotícias passou para o horário das 15h50. E, em setembro do mesmo ano, passou a ser apresentado em uma única edição, de segunda a sábado, às 19h45, sendo substituído pelo Jornal da Globo em março de 1967.

Apresentadores: Paulo Gil (primeira edição), e Hilton Gomes e Irene Ravache (segunda edição). Chefe de reportagem: Aníbal Ribeiro. Repórteres: Eli Moreira e Luiz Augusto. Redator do noticiário internacional: Newton Carlos. Período: 03/01/1966 – 28/02/1967. Dia e horário:de segunda a sábado, 15h e 19h45.

CURIOSIDADES

O programa, inicialmente, era patrocinado pela empresa responsável pelos produtos Ultragaz e Ultralar, sendo produzido pela agência de publicidade McCann Erickson. Nessa época, as agências tinham grande influência na elaboração e na orientação dos telejornais. Armando Nogueira, diretor geral de jornalismo a partir de 1966, conta que o Ultranotícias era semelhante ao Repórter Esso, da TV Tupi, que também era realizado pela McCann Erickson, e tinha a conta dos postos Esso. O Repórter Esso era feito praticamente na redação da agência de notícias Associated press, que entregava o rolo de filme e o script, cabendo ao locutor simplesmente ler o material.

Fontes: “Hoje na TV” In: O Globo, 1966 e 1967; TV Guia nº 306.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)