HISTÓRIA
O Ultranotícias oferecia diariamente um panorama completo das principais notícias do Brasil e do mundo. Sua fonte de informação mais frequente eram os filmes da CBS News.
O telejornal foi implantando com duas edições. A primeira durava cinco minutos e ia ao ar de segunda a sexta, às 15h. A edição da noite era transmitida de segunda a sábado, às 19h45, e contava com um bloco cultural e reportagens externas. Em agosto de 1966, o Ultranotícias passou para o horário das 15h50. E, em setembro do mesmo ano, passou a ser apresentado em uma única edição, de segunda a sábado, às 19h45, sendo substituído pelo Jornal da Globo em março de 1967.
Apresentadores: Paulo Gil (primeira edição), e Hilton Gomes e Irene Ravache (segunda edição). Chefe de reportagem: Aníbal Ribeiro. Repórteres: Eli Moreira e Luiz Augusto. Redator do noticiário internacional: Newton Carlos. Período: 03/01/1966 – 28/02/1967. Dia e horário:de segunda a sábado, 15h e 19h45.
CURIOSIDADES
O programa, inicialmente, era patrocinado pela empresa responsável pelos produtos Ultragaz e Ultralar, sendo produzido pela agência de publicidade McCann Erickson. Nessa época, as agências tinham grande influência na elaboração e na orientação dos telejornais. Armando Nogueira, diretor geral de jornalismo a partir de 1966, conta que o Ultranotícias era semelhante ao Repórter Esso, da TV Tupi, que também era realizado pela McCann Erickson, e tinha a conta dos postos Esso. O Repórter Esso era feito praticamente na redação da agência de notícias Associated press, que entregava o rolo de filme e o script, cabendo ao locutor simplesmente ler o material.
Fontes: “Hoje na TV” In: O Globo, 1966 e 1967; TV Guia nº 306.