Por Memória Globo

Memoria Globo

A primeira edição tinha um tom leve, com destaque para os temas culturais e de entretenimento. Os assuntos considerados mais sérios eram reservados para a edição noturna, que, a partir de setembro de 1965, passou a ser transmitida às 19h30.

Direção: Rubens Amaral | Apresentadores: Aluísio Pimentel, Antônio Carlos, Edna Savaget, Hilton Gomes, Haroldo Costa, Íris Lettieri, José Antônio de Lima Guimarães, o Guima, Luís Miranda, Paulo Gil | Período: 26/04/1965 – 04/09/1966 | Dia e horário: de segunda a sábado, 12h30 e 19h; 12h30 e 19h30; 13h.

Webdoc sobre a cobertura do Início do Telejornalismo (1965) com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

Webdoc sobre a cobertura do Início do Telejornalismo (1965) com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

A primeira edição tinha um tom leve, com destaque para os temas culturais e de entretenimento. Os assuntos considerados mais sérios eram reservados para a edição noturna, que, a partir de setembro de 1965, passou a ser transmitida às 19h30.Na edição noturna, Hilton Gomes lia o noticiário internacional, a atriz Nathalia Timberg apresentava amenidades e notícias dirigidas às mulheres e Teixeira Heizer fazia a parte de esportes, com Luís Alberto de Carvalho Alves como seu eventual substituto. O colunista Fernando Lopes era chamado “o homem da noite”, por apresentar notícias que ele apurava na noite anterior, nos locais frequentados pela alta sociedade. A edição de sábado tinha na equipe o compositor Catulo de Paula.

A maior parte do material visual do 'Tele Globo' consistia em filmes da CBS News e da European Television Service, com a cobertura diária dos principais acontecimentos mundiais, incluindo o noticiário esportivo. O telejornal também tinha como fonte as agências de notícias Associated Press, United Press International, France-Presse e Deutsche Presse-Agentur, cujos teletipos estavam instalados na redação. Na cobertura do noticiário nacional, eram usados os arquivos do jornal O Globo e da Rádio Globo, com o aproveitamento de muitas fotos, transformadas em slides para a inserção no vídeo.

O 'Tele Globo' divulgou, com exclusividade, acontecimentos políticos importantes da época. Em 1965, o Marechal Lott, que já havia sido ministro da guerra e candidato à presidência, tentou concorrer ao governo da Guanabara. Ele era opositor do regime militar recém-instaurado no Brasil e teve sua candidatura impugnada. Seu pronunciamento na época, o primeiro que fez para a televisão, foi transmitido pelo 'Tele Globo'. O telejornal também transmitiu o pronunciamento de Negrão de Lima, eleito governador do estado.

O 'Tele Globo' também produzia matérias curiosas. Uma delas foi sobre Cheeta, o chipanzé dos filmes de Tarzã.

Além das notícias gerais, o 'Tele Globo' tinha três blocos fixos: uma seção com o noticiário esportivo (subordinada à Divisão de Esporte, chefiada por Waldir Amaral); 'Teletempo', que apresentava a cobertura meteorológica e 'Nossa Opinião' – editorial de um minuto produzido pelo diretor de jornalismo de então, Mauro Salles. Uma divisão de cinema, comandada por Mário Pajés, foi criada especialmente para assessorar o telejornal, contando com uma equipe de cinegrafistas de larga experiência e material técnico sofisticado, incluindo câmeras sonoras.

— Foto: Globo

— Foto: Globo

— Foto: Globo

— Foto: Globo

— Foto: Globo

FONTES:

Formato de programação: TV Globo canal 4. Rede Globo de Televisão, 1965; “Hoje na TV”. In O Globo, 1966 e 1967; “Teleglobo é jornalismo dinâmico na televisão” In: O Globo, 18/09/1965; www.abi.org.br, acessado em 08/2005.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)