O SPTV, como os demais telejornais regionais, estreou novo projeto gráfico em 1993. O cenário era simples: três lâminas com as marcas aplicadas em cima. Aberturas e logotipos não foram alterados. O tom de azul do fundo do cenário foi atenuado, dando a impressão de maior profundidade, e as letras dos logotipos ganharam uma tonalidade cinza prata com contornos em vermelho.
Em abril de 2005, os telejornais locais do Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília – e, posteriormente, o de Recife – ganharam novos cenários, logomarcas e identidades visuais. As modernizações proporcionaram mais mobilidade e versatilidade, sem abandonar o conceito anterior de retratar a cidade através de “janelas”.
No dia 12 de maio de 2008, o 'SPTV' estreou um novo cenário com estúdio panorâmico, construído no alto do prédio da sede da Globo na capital paulista, às margens do Rio Pinheiros. O espaço permitiu que os telejornais locais tivessem como fundo a própria cidade de São Paulo, o que aumentou ainda mais a proximidade dos programas com o público. Atrás dos apresentadores, uma vista de 180 graus mostra o trânsito e o clima naquela região, além de um dos cartões postais da cidade, a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira.
Reformulação Visual
Em 2011, com a estreia de César Tralli na bancada, veio uma reformulação visual no 'SPTV – 1ª Edição'. Foi montado um set de entrevistas e instalados três telões para dar mais agilidade na interação com os repórteres, especialistas, convidados e tornar o programa mais dinâmico.
No dia 08 de maio de 2017, a Globo lançou a nova identidade visual dos telejornais de São Paulo. O Bom Dia São Paulo e o SPTV 1ª e 2ª edição ganharam marcas, vinhetas de abertura e arte repaginadas. Houve mudanças na assinatura dos jornais da tarde e da noite: além do já tradicional “SPTV”, passaram a ser vistos como “SPTV/SP1” e “SPTV/SP2”.
Cada telejornal ficou com uma paleta de cores tendo como referência o período do dia em que vai ao ar, com tons mais claros ou mais escuros. O 'Bom Dia SP' é amarelo, o 'SP1' é laranja e o 'SP2', azul. As letras, que inauguraram uma nova fonte usada pela Globo, passaram a ser curvilíneas, uma alusão às ruas e ao movimento intenso da cidade e da Grande São Paulo.
Glória Vanique mostra o novo estúdio e o telão interativo. SPTV1, 08/05/2017
Um novo sistema de interatividade no telão dos telejornais permite mostrar dados de clima, trânsito e condições de transporte público em uma determinada região. Por meio de uma tecnologia desenvolvida pela Globo, as informações referentes à mobilidade e à meteorologia são recebidas de maneira simultânea no software utilizado pelo Jornalismo e podem ser acessadas com mais agilidade pelos apresentadores, ao vivo. A tela mostra também a participação do público com tuítes enviados para os telejornais.
SP1 40 ANOS
Em julho de 2023 o jornalístico comemorou os 40 anos de sua edição vespertina. De segunda a sábado da primeira semana do mês, o 'SP1' foi apresentado por Alan Severiano de diferentes pontos cidade de São Paulo . Reportagens e entrevistas especiais fizeram parte dos programas temáticos, que trouxeram também notícias importantes e prestação de serviços ao telespectador paulista. No estúdio, o cenário de vidro reproduziu locações simbólicas que contam a história da capital paulista.
'SP1' comemora 40 anos de história