Por Memória Globo

Acervo Globo

História

A importância do amor na vida e na carreira de personalidades de destaque, através de depoimentos de familiares, amigos e colegas, era o tema de 'Só o Amor Constrói'. A trajetória do ator Francisco Cuoco foi o tema do programa de estreia. Em 1973, ele estava consolidando sua carreira na TV, interpretando o protagonista, escrito especialmente para ele, na novela 'O Semideus', de Janete Clair.

Francisco Cuoco em 'Só o Amor Constrói',1973 — Foto: Acervo Globo

No segundo programa, o homenageado foi o tenente Caldas, bombeiro paulista que salvou muitas vidas no incêndio do Edifício Andraus, trágico acidente ocorrido em fevereiro de 1972, em São Paulo, que matou 80 pessoas e deixou mais de mil feridos. Outros programas foram dedicados aos cantores Moacyr Franco, Nelson Gonçalves, Odair José, Elza Soares, Ângela Maria, Orlando Silva e Erasmo Carlos; ao piloto de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi; ao comediante José Vasconcellos; aos atores Procópio Ferreira, Grande Otelo, Sérgio Cardoso, Dina Sfate Paulo José, entre outros. Carlos Machado, Walter Pinto e Chianca de Garcia, nomes ilustres do teatro de revista, participaram do programa dedicado à “vedete do Brasil” Virginia Lane; e o ator, escritor e radialista Manuel de Nóbrega recebeu uma homenagem feita por Moacyr Franco, Ronald Golias e Silvio Santos.

Helena Neves Cavalcanti e Luiz Gonzaga em 'Só o Amor Constrói', 1973 — Foto: Acervo Globo

Ibrahim Sued em 'Só o Amor Constrói', 1973 — Foto: Acervo Globo

Marisa Raja Gabaglia e Procopio Ferreira em 'Só o Amor Constrói' — Foto: Acervo Globo

Equipe

Apresentadores: Heron Domingues e Marisa Raja Gabaglia l Narrador: Murilo Néri l Texto: Walter George Durst l Diretores: Carlos Alberto Loffler, Haroldo Costa l Redatores: Túlio de Lemos e Walter George Durst l Produtores: Carlos Augusto Gonçalves, Dalmo Ferreira, Haroldo Costa, Jack Ades, José Luís Furtado, Ronaldo Curi, Wilna Fraga l Período: 06/01/1973 – 29/06/1973 l Dia e horário: domingos, às 20h

Fonte

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)