Memoria Globo

HISTÓRIA

O Show da Cidade era um boletim informativo sobre os problemas urbanos, dividido em vários quadros temáticos entremeados por vinhetas musicais. O caráter de show ficava explícito já na abertura e na canção-tema, que enumerava as várias atrações. O autor da letra era o próprio diretor do programa, Augusto César Vannucci.Edna Savaget também apresentava o programa, atuando como elemento de ligação dos quadros e conduzindo entrevistas.O primeiro bloco era dedicado ao jornalismo, com um noticiário apresentado por Aluízio Pimentel, Jorge Sampaio, Samuel Correia e Paulo Gil. Os quadros que tratavam de problemas da cidade ocupavam os blocos seguintes. O jornalista Guima (José Antônio de Lima Guimarães) lia as novidades do dia em Gente que conta, uma espécie de coluna social eletrônica.Raul Lontras comandava um balcão de empregos ao vivo chamado Eu preciso trabalhar. Moradores reclamando de falta de pavimentação, luz elétrica e outras deficiências dos seus bairros tinham a palavra em A cidade acusa, apresentado por Rafael de Carvalho. Walter Sampaio apresentava O mundo da aviação. Os jornalistas Luiz Alberto e Teixeira Heizer comandavam uma seção sobre esportes.

CURIOSIDADES

O Show da Cidade foi um dos primeiros programas de TV a produzir números musicais com um tratamento visual especial. Em 1969, após noticiar a chegada do homem à Lua, o programa exibiu um videoclipe com imagens dos astronautas e música de Gilberto Gil.Também atuaram como apresentadoras do Show da Cidade as atrizes Valentina Godoy – uma das “Certinhas do Lalau”, famosa lista de beldades compilada pelo cronista Sérgio Porto – e Elizângela – na época, ajudante de palco do programa infantil Capitão Furacão.

Apresentadores: Aluízio Pimentel, Edna Savaget, Jorge Sampaio, José Antônio de Lima Guimarães (Guima), Paulo Gil, Rafael de Carvalho, Raul Lontras, Samuel Correia, Walter Sampaio Diretor: Augusto César Vannucci Editora-chefe: Edna SavagetAssistente de produção: Jotair AssadComentaristas de esporte: Luiz Alberto e Teixeira HeizerPeríodo: 08/08/1966 – 31/12/1968 Dia e horário: de segunda a sexta, às 12h

Fontes: Jornal O Globo 1966 –1968.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)