Memoria Globo

Programa de entrevistas e reportagens que possuía um formato flexível,o  que permitia estabelecer a ordem e a duração das atrações a cada edição.Tendo ocupado o espaço aberto pelo Globo Revista na programação da emissora, Sem Censura apresentava duas diferenças fundamentais em relação ao seu antecessor. A primeira era que não havia reportagens culturais ou de entretenimento. Todo o tempo disponível era dedicado às entrevistas e mesas-redondas. A segunda diferença dizia respeito aos temas das entrevistas. Globo Revista dava ênfase a assuntos de teor político e econômico, aproveitando o clima de abertura política expresso no nome do programa. Sem Censura abordava uma gama muito variada de assuntos, da polêmica questão do carro a álcool até a convocação para a seleção brasileira.

Editor: Francisco Santarrita Entrevistadores: Antônio Britto, Augusto Nunes, Marco Antônio RochaPeríodo: 09/03/1982 – 08/06/1982Dia e horário: terças, às 23h

Estreia do programam Sem Censura, com entrevista com Paulo Maluf, então governador de São Paulo, realizada pelos jornalistas Marco Antônio Rocha, Antônio Britto e Augusto Nunes, em 09/03/1982.

Estreia do programam Sem Censura, com entrevista com Paulo Maluf, então governador de São Paulo, realizada pelos jornalistas Marco Antônio Rocha, Antônio Britto e Augusto Nunes, em 09/03/1982.

CENÁRIO

O cenário do programa evocava um ambiente informal. A tradicional bancada ou mesa foi dispensada. Os entrevistadores e convidados sentavam-se ao redor de um monitor de televisão, no qual eram apresentados depoimentos gravados fora do estúdio.

ABERTURA



A abertura do programa era um mosaico formado por imagens de operários, trabalhadores rurais, crianças, pessoas andando nas ruas de uma grande metrópole e figuras e símbolos ilustres da história contemporânea do Brasil e do mundo. Entre outros, o músico e compositor Tom Jobim; o então líder sindical Luís Inácio Lula da Silva; o escritor Jorge Amado, o jornalista e poeta Ferreira Gullar; o Capitólio em Washington, sede do poder legislativo norte-americano; e o prédio-sede das Nações Unidas.

Abertura do programa Sem Censura (1982).

Abertura do programa Sem Censura (1982).

REPORTAGENS

Sem Censura estreou em 1982, em meio à mobilização em torno das eleições para os governos do estado, primeiras eleições livres após o fim do regime militar. O primeiro programa apresentou uma entrevista com Paulo Maluf, então governador de São Paulo, realizada pelos jornalistas Marco Antônio Rocha, Antônio Britto e Augusto Nunes. O senador Franco Montoro também foi convidado a participar, porém não compareceu.O Sem Censura promoveu também um debate entre os candidatos ao governo do estado do Rio de Janeiro, Sandra Cavalcanti (do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro) e Miro Teixeira (do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Realizado no dia 20 de abril de 1982, o debate foi mediado pelo jornalista Antônio Britto e obteve recorde de audiência para o programa.Antônio Britto, falando em nome da Rede Globo, abriu o Sem Censura declarando que a emissora tinha “a clara intenção de prestar um serviço” e a esperança de que o debate marcasse o reencontro entre o país e o Estado democrático”.

Fontes: Boletim de programação da Rede Globo, números 477 e 484; “Definidas as regras do debate entre Miro e Sandra na TV Globo” In: O Globo, 16/04/1982; “Sandra apareceu…” In: Isto É, 28/04/1982; SIERRA, Roland M. “Superficialidade frustrou o debate com jornalistas na TV” In: Folha de S. Paulo, 11/03/1982; “Todas as novidades são jornalísticas” In: Folha de S. Paulo, 08/03/1982.

— Foto: Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)