Memoria Globo

Em dezembro de 2007, estrearam as edições de São Paulo (Radar SP), Rio de Janeiro (Radar RJ), Distrito Federal (Radar DF) e Minas Gerais (Radar MG).Em 18 de fevereiro de 2008, estreou na Globo Nordeste o Radar NE. A estreia tardia se explica pelo fato de Pernambuco não ter participado do horário de verão em dezembro de 2007.  Em suas edições do Rio de Janeiro e São Paulo, o Radar possui um cenário virtual que reproduz um mapa do respectivo estado, utilizado para localizar diversos pontos das cidades que possam oferecer, por exemplo, riscos de congestionamento aos motoristas.  Utilizando imagens geradas por equipes da própria TV Globo – a partir do Globocop, de unidades móveis de jornalismo e dos motolinks – e de câmeras de controle de tráfego espalhadas pelas cidades, a ideia do Radar é sugerir rotas alternativas e orientar o telespectador sobre interdições de ruas e avenidas. O programa também divulga condições de praias e de aeroportos.  

No Radar RJ, jornalista Silvana Ramiro apresenta as condições do trânsito e da meteorologia na cidade e em municípios do estado do Rio de Janeiro. 27/05/2013.

No Radar RJ, jornalista Silvana Ramiro apresenta as condições do trânsito e da meteorologia na cidade e em municípios do estado do Rio de Janeiro. 27/05/2013.

APRESENTADORES

Em abril de 2009, o Radar SP e o Radar RJ passaram a ter cerca de 10 minutos de duração. Para isso, as emissoras exibem um encerramento pré-gravado no final do Bom Dia Brasil. 

Em São Paulo, o Radar SP é apresentado por Flávia Freire. Ana Brito também apresenta eventualmente o programa. No Rio de Janeiro, o programa é apresentado por Edimilson Ávila e, eventualmente, por Vandrey Pereira e Mariana Gross. O Radar RJ também é exibido como um quadro dentro do  RJTV – 2ª Edição. 

O Radar DF teve a apresentação de Antônio de Castro até 20 de outubro de 2008, quando passou a ser apresentado por Flávia Alvarenga e exibido dentro do Bom Dia DF. Os apresentadores eventuais são Rafael Mônaco, Liliane Cardoso, Márcia Witczack e Viviane Costa. A edição fica a cargo de Aliene Coutinho. 

Quando estreou, o Radar MG era apresentado por Gislaine Ferreira e Lair Rennó. Em 2009, Artur Almeida apresenta o programa, que também é exibido como um quadro do MGTV 2º edição. 

O Radar NE é apresentado por Meiry Lanunce e tem o slogan “Se você está com pressa, pegue uma carona aqui no Radar!”.

— Foto: Globo

CURIOSIDADES

O Radar foi criado na época dos jogos Pan-Americanos do Rio, como um quadro do RJTV – 1ª Edição. Devido ao grande sucesso de seus boletins, virou um programa. Apesar de ter um horário determinado, plantões do Radar também podem ser exibidos ao longo do dia. 

FICHA TÉCNICA

Apresentadores: Flávia Freire (SP), Ana Brito (SP), Edimilson Ávila(RJ), Vandrey Pereira (RJ), Mariana Gross (RJ), Antônio de Castro (DF), Flávia Alvarenga (DF), Rafael Mônaco (DF), Liliane Cardoso (DF), Márcia Witczack (DF), Viviane Costa (DF), Artur Almeida (MG), Meiry Lanunce (NE). 

Fontes: Depoimento concedido ao Memória Globo por Renato Ribeiro em 29/10/2007; Boletim de Programação da Rede Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)